Jump to content
Mac135

Google acusa Microsoft de copiar os resultados de busca com o Bing

Recommended Posts

Mac135
Citação
A situação não é das melhores para a empresa de Redmond, que apesar de estar vendendo Windows 7 que nem água, não consegue se dar bem online, seja com o Internet Explorer — que a cada mês perde mais market share — ou com o Bing, seu mecanismo de buscas.

A última “história” é bastante complicada e se for real — e é real –, me parece como um ato de desespero. O Google simplesmente acusou a Microsoft de estar copiando seus resultados de buscas com o Bing. Uma acusação séria assim não seria dada sem provas, certo? Pois uma rápida pesquisa comparando os 2 mecanismos de buscas mostra claramente que o Bing está de olho nas buscas do Google para melhorar a sua própria lista de resultados. O melhor disso tudo? O Bing não nega. A seguir, você entenderá o porquê.

Entre as provas dadas ao site Search Engine Land, que está cobrindo a história toda, estão pesquisas com palavras escritas da forma errada, que mostram no Bing os mesmos resultados corrigidos do Google, porém sem nenhum sinal de que o Bing implementou algum sistema de correção próprio.

Artigo Completo

http://www.insidetechno.com/2011/02/01/google-acusa-microsoft-de-copiar-seus-resultados-de-busca-com-o-bing-o-pior-ele-esta-certo/

M6

Tenho alguma curiosidade cientifica no desenlace disto. :)

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Triton

Então o Google pode fazer indexing de todas as páginas da web, mas o Bing não pode fazer indexing do Google?

<3 life

scorch

Mas o Bing não indexa as páginas do Google, porque se assim fosse estes teriam de apontar para uma página de pesquisa do Google, e não directamente para a página.

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Triton

Mas o Bing não indexa as páginas do Google, porque se assim fosse estes teriam de apontar para uma página de pesquisa do Google, e não directamente para a página.

O Google também usa o conteúdo das páginas que indexa em muitos mais serviços sem linkar a página original.

<3 life

scorch

Mas o Bin não Indexa. Tu podes fazer com que o teu site não seja indexado nos motores de busca, se meteres um ficheiro no servidor.

O que o Bing faz é usar o Internet Explorer e a Bing Toolbar para recolher dados sobre os links em que as pessoas clicam quando usam o Google. São coisas muito diferentes. :)

Triton

Mas o Bin não Indexa. Tu podes fazer com que o teu site não seja indexado nos motores de busca, se meteres um ficheiro no servidor.

O que o Bing faz é usar o Internet Explorer e a Bing Toolbar para recolher dados sobre os links em que as pessoas clicam quando usam o Google. São coisas muito diferentes. :)

Não vejo problem nenhum.

<3 life

anolsi

Quem sabe se a Google Toolbar não recolhe também informações de sites onde vais (Não propriamente do Bing), para melhorar a eficiência nas pesquisas? Nesse caso o Bing até pode fazer o mesmo...

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

mjamado

Já andei a ler mais coisas pela 'Net, e todos concordam que é exactamente isso que está a acontecer.

Mas isso leva-nos a outra conclusão: a única maneira daqueles resultados começarem a aparecer tão alto no Bing, é ter existido um conjunto bastante alargado de clicks através do IE com a Bing Toolbar. Isto é, os engenheiros da Google fizeram uma coisa de que passam a vida a queixar-se: google bombing (neste caso, é mais bing toolbar bombing).

Duma forma ou de outra, este assunto vale zero, sobretudo tendo em conta as quotas de mercado de um e de outro.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

scorch

Quem sabe se a Google Toolbar não recolhe também informações de sites onde vais (Não propriamente do Bing), para melhorar a eficiência nas pesquisas? Nesse caso o Bing até pode fazer o mesmo...

Uma coisa é recolher dados anónimos e envia-los para os servidores da empresa, outra completamente diferente é ir copiar os rankings que estão nos resultados de pesquisa.

E, mesmo que não vejam problema nisso, lá porque um faz mal não vamos fazer pior.

Duma forma ou de outra, este assunto vale zero, sobretudo tendo em conta as quotas de mercado de um e de outro.

Eu não acho. O que a Microsoft fez pode não ser ilegal, mas na minha opinião não é ético e só fica a perder reputação com isto, se se provar que é verdade. :)

mjamado
Eu não acho. O que a Microsoft fez pode não ser ilegal, mas na minha opinião não é ético e só fica a perder reputação com isto, se se provar que é verdade. :)

Porque é que não é ético usar a própria toolbar, cujo acordo de utilização explana a recolha de dados de utilização, para melhorar os resultados da pesquisa? Que culpa é que a Microsoft tem que as pessoas usem o Google, e que cliquem nos links?

Neste caso em concreto, até acho que não é ético os engenheiros da Google terem feito um bombing, de molde a falsear os resultados do Bing, e depois fingirem-se muito ofendidos...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

scorch

Pois, mas pelo que eu vi nas notícias que li, o que a Toolbar faz é recolher dados do Google, não dos sites que os seus utilizadores visitam. Já o disse acima, há uma diferença entre recolher propositadamente dados do seu "concorrente", e recolher dados dos utilizadores que usam a Toolbar. :)

Betovsky

Por acaso ando a seguir isto já desde ontem.

Houve um comentário de um sujeito que relata muito bem o que está a acontecer (na minha opinião, claro). Desculpa ser em inglês.

What the experiment doesn't prove is if Microsoft are actually leaching off Google specifically or if this is more an incidental effect in how their algorithms work.

Let's say there is a web page titled "Awesome super cool flash games" which has a link to 50 different games located on various pages on the net. A search on either Google or Bing for "Awesome super cool flash games" result in that page being the top hit. However, Bing is able to track that 80% of users clicks on a link to bejeweled after visiting that page. Bing therefore manages to create a connection between "awesome super cool flash games" and bejeweled and gives the user the link to bejeweled as hit #2 on a search for"awesome super cool flash games", even though the bejeweled page doesn't contain that phrase or even most of those words. There is nothing particularly unfair about this. This is simply harvesting usage data in order to find out what people are really interested in.

Now, when all that Bing knows about a word such as mbzrxpgjys is that it can be found on the page http://www.google.com/search?q=mbzrxpgjys and that most people would instantly visit www.rim.com after being on http://www.google.com/search?q=mbzrxpgjys , that algorithm would end up giving www.rim.com as the only hit when searching for mbzrxpgjys (since giving links to the google searches is understandably not such a good idea).

While, in effect, the algorithm is "stealing" google searches, it could very well be that it is non-targeted and could have just as easily been reproduced by someone creating a website containing the word mbzrxpgjys and a link to www.rim.com.

De tudo, penso que isto é o que faz mais sentido. E se realmente estão a fazer isso, diria que é uma grande ideia e não vejo problema nenhum. Não estão propriamente a copiar da Google, simplesmente o histórico do browser passou pelo google.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

mjamado
De tudo, penso que isto é o que faz mais sentido. E se realmente estão a fazer isso, diria que é uma grande ideia e não vejo problema nenhum. Não estão propriamente a copiar da Google, simplesmente o histórico do browser passou pelo google.

Foi exactamente o que eu disse. Mais: como a Google já explicou que aquelas páginas de resultados eram falsas, e que estiveram 20 engenheiros equipados com IE e Bing Toolbar a abrir essas páginas, a falta de ética é precisamente da Google, que fez bombing aos algoritmos de pesquisa do Bing.

IceBrain

Então o Google pode fazer indexing de todas as páginas da web, mas o Bing não pode fazer indexing do Google?

Por acaso se fosse isso era pior: o Google respeita o robots.txt, e o seu exclui tais páginas: http://www.google.com/robots.txt

Neste caso,

Porque é que não é ético usar a própria toolbar, cujo acordo de utilização explana a recolha de dados de utilização, para melhorar os resultados da pesquisa? Que culpa é que a Microsoft tem que as pessoas usem o Google, e que cliquem nos links?

Estará sempre a copiar resultados de um motor de busca, seja o Google ou outro qualquer, que é onde a toolbar pesquisa.

Que eu saiba a Google Toolbar não te permite escolher outro motor de busca que não o Google, por isso é irrelevante.

Neste caso em concreto, até acho que não é ético os engenheiros da Google terem feito um bombing, de molde a falsear os resultados do Bing, e depois fingirem-se muito ofendidos...

O bombing foi para provar a cópia, e não prejudicou pesquisas normais. Não vejo qual é o problema. Bombing só é prejudicial se afectar pesquisas reais.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

mjamado
O bombing foi para provar a cópia, e não prejudicou pesquisas normais. Não vejo qual é o problema. Bombing só é prejudicial se afectar pesquisas reais.

Essa quote era minha, e não do Triton.

O problema é terem feito um "estudo" usando páginas falseadas, com o estrito propósito de fazerem bombing ao objecto em análise. É como dares apenas água a um rato de biotério durante um mês, e, quando ele morrer, concluíres que a água é prejudicial aos bichitos.

IceBrain

Diria que o intuito do estudo era precisamente mostrar que conseguiam criar essas páginas falseadas...

Exacto. Visto que as keywords que estavam associadas às páginas não tinham nenhuma relação com as mesmas (foram introduzidas manualmente na bd do Google), a única forma de o Bing devolver os mesmos resultados é estar, de qualquer forma, a copiar.

E não me parece que haja nenhuma problema moral com o bombing porque se a Bing Toolbar não estivesse a copiar em primeiro lugar, o bombing não teria efeitos.

A Microsoft vir reclamar por causa do bombing é o mesmo que eu copiar de ti num exame e depois ainda ir reclamar contigo por ter tido respostas erradas.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps