Jump to content
tigas_20

Problema com if's

Recommended Posts

tigas_20

Boa Tarde!!!

Estou a fazer um jogo em Java e no método que recebe os comandos tenho o seguinte código:

caractereComado=teclado.next();
         if(caractereComado.equals(">")){
            comando=teclado.next();
            if(comando.equals("R")||comando.equals("B")){
               linha=teclado.nextInt();
               if(linha>=0 && linha <matriz.length-1){
                  coluna=teclado.nextInt();
                  if(coluna>=0 && coluna<matriz.length-1){
                     linha++;
                     coluna++;
                     if(comando.equals("R"))
                        RevelarPosicao(linha,coluna);

else 
                        Bandeira(linha,coluna);
                  }
                  else
                     System.out.println("O numero "+coluna+" nao e' um valor de coluna valido");
               }      
               else 
                  System.out.println("O numero "+linha+" nao e' um valor de linha valido");
            }

else 
               System.out.println("Este comando: "+comando +" nao 'e valido");
         }

else 

System.out.println("Este Caractere de comando: "+caractereComado+" nao 'e valido");

O problema que me acontece é quando eu coloco por exemplo < B 0 2 devia dizer apenas "Este Caractere de comando: <  nao 'e valido", mas diz todos os outros também.

Onde estou a falhar?

Desde já Obrigado

Tiago Lourenço

M6

Mete um breakpoint e faz step-by-step no editor para ver o que tens corresponde ao que estás à espera.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

brunoais

O teu problema é mto simples. Qd ele dá esse erro não fazes "flush" do input. Por isso, ele vai ler o prox caracter do comando (que já se sabe estar errado)

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

tigas_20

Obrigado pelas rápidas respostas mas podiam dar um exemplo num else? já andei a tentar mas faz-me sempre a mesma coisa.

Obrigado

RubenFelix

Sinceramente não estou a ver onde está o erro. Ou realmente o input está a ser mal feito, ou o equals da class está mal penso eu...

De qualquer forma, penso que seria bastante mais simples meteres um breakpoint no código e fazeres debug ao teu programa.

brunoais

Mostra aí alguns (digamos uns 5) exemplos de input que o utilizador poderá fazer, em que, pelo menos 3, sejam ilegais segundo as regras do programa (daria a mensagem de erro).

Eu posso mostrar-te, por absurdo, aonde o código falha.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

tigas_20

Boa Noite

O problema é: o comando deveria ser > comando (R ou :) linha coluna

Se eu me enganar no símbolo > e por outro qualquer devia dizer apenas que o tal símbolo está errado mas diz tudo diz que o símbolo está errado, o comando, a linha  e a coluna.

Está qualquer coisa mal mas ainda não consegui perceber o quê, já tentei varias formas mas nada.

semttulokbg.png

Obrigado

brunoais

Vamos então analizar isso paço a paço.

No input existe: "< R 0 2"

1º tu vais buscar a próxima string (neste caso o 1º caracter): <

retira a string "<" do que já temos

agora vamos verificar se é o caracter '>'. Não me parece. Devolve false.

Se é false escreve a mensagem de erro.

Próximo.

No input existe: "R 0 2"

2º Vou buscar a próxima string (neste caso não é o ' ' pq o next divide tudo por tokens e um deles é o ' '): R

agora vamos verificar se é o caracter '>'. Hum...Não me parece. Devolve false.

Se é false escreve a mensagem de erro.

Próximo.

No input existe: "0 2"

...

É assim que queres que o programa funcione?

tigas_20

Acho que já tenho a ideia que preciso vou colocar tudo numa String em vez de estar tudo separado e depois a partir da String vou separando os caracteres e fazeres os testes necessários.

Depois coloco a nova versão.

Obrigado

tigas_20

Já fiz alteração mas agora estou com outro problema o programa não deixa inserir nada, é como se esta linha comando=teclado.nextLine();    não estivesse cá, o que poderá ser?

private static void InserirComandos(){
	String comando;
	int linha,coluna;
	System.out.println("Insira > R linha coluna para revelar uma posicao\nou insira > B linha coluna para colocar uma bandeira");
		comando=teclado.nextLine();

if(comando.charAt(0)=='>'&& comando.charAt(1)==' ' )
			if((comando.charAt(2)=='R'||comando.charAt(2)=='B')&&comando.charAt(3)==' '){

String i="",j="";
				int line,column;
				boolean espaco=true;

for(int n=4;n<comando.length();n++)

if((comando.charAt(n))==' ')
						espaco=false;

else if(espaco)

i+=comando.charAt(n);

else if(!espaco)
						j+=comando.charAt(n);

if(!espaco){			
					line=Integer.parseInt(i);
					column=Integer.parseInt(j);
					System.out.println(line+" "+column);
					if(line>=0 && line <matriz.length-1&&column>=0 && column<matriz.length-1)
						if(comando.charAt(2)=='R')
							RevelarPosicao(line++,column++);
						else
							Bandeira(line++,column++);*/
				}

}

brunoais

mete isso dentro das tags code para java sff.

brunoais

Não percebo pq é q mudaste esse código tão radicalmente.

Mesmo assim. Pq é que não tens else nos 1os 2 if's?

ADD:

Tanto charAt...

Para os números seria mais sensato usar o nextInt() dentro de um try catch (atenção aonde pões os comandos try e o catch) em que o catch apanhe, pelo menos, o InputMismatchException (Ou seja, o NaN (Not a Number)). Para poderes mostrar a mensagem correcta.

tigas_20

Bom Dia,

já está a funcionar, simplifiquei o código e tudo correu bem. Eu não conhecia o comando try catch mas agora já sei :D

Obrigado brunoais  :)

System.out.println("Insira > R linha coluna para revelar uma posicao\nou insira > B linha coluna para colocar uma bandeira");

try{	
		caractereComando=teclado.next();
		if(caractereComando.equals("S"))
			System.exit(0);
		comando=teclado.next();
		linha=teclado.nextInt();
		coluna=teclado.nextInt();

if(caractereComando.equals(">"))
			if(comando.equals("R")||comando.equals("B"))
				if(linha>=0 && linha <matriz.length-1)
					if(coluna>=0 && coluna<matriz.length-1){
						linha++;
						coluna++;
						if(comando.equals("R"))
							RevelarPosicao(linha,coluna);

else 
							Bandeira(linha,coluna);
					}
					else
						System.out.println("O numero "+coluna+" nao e' um valor de coluna valido");

else
					System.out.println("O numero "+linha+" nao e' um valor de linha valido");

else
				System.out.println("Este comando: "+comando +" nao 'e valido");

else
			System.out.println("Este caracterecomando: "+caractereComando +" nao 'e valido");	
	}

catch(java.util.InputMismatchException e){
		System.out.println("Erro, introduziu um caractere errado, deverá ser um numero");
	}

Agora estou com outro problema noutro sitio:

do{

try{
			System.out.println("Escolha o tamanho do tabuleiro ");
			tamanho=teclado.nextInt();
			avancar=true;
		}
			System.out.println("Erro, o tamanho vem em digitos");
			avancar=false;
		}

}
	while(!avancar);

O que eu quero fazer pedir o tamanho do tabuleiro enquanto não for introduzido um valor correcto, o que acontece é que fica num ciclo infinito, só deixa inserir uma vez o tamanho e se tiver errado já não para.

brunoais

Acho que o problema em causa é este:

When a scanner throws an InputMismatchException, the scanner will not pass the token that caused the exception, so that it may be retrieved or skipped via some other method.[/b']

Depending upon the type of delimiting pattern, empty tokens may be returned. For example, the pattern "\\s+" will return no empty tokens since it matches multiple instances of the delimiter. The delimiting pattern "\\s" could return empty tokens since it only passes one space at a time.

Fonte: http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/Scanner.html

Depois de ele lançar a excepção precisas de indicar que não queres isso. Para isso tens várias maneiras. VÊ a página aonde obtive isto e tenta descobrir :)

tigas_20

Consegui por tentativas mesmo agora

fiz isto:

System.out.println("Erro, o tamanho vem em digitos");
                                avancar=false;
                                teclado = new Scanner(System.in);

}

Não sei se é o mais correcto mas funciona bem.

Obrigado :)

brunoais

Eu acho ser horrível. Criar um novo objecto e apagar o anterior demora muito tempo.

tigas_20

Achei na net essa dica e utilizei, ainda não encontrei mais nada para o loop try catch sem ser erra dica

brunoais

nextLine()

Isso diz algo?