Jump to content
nunopicado

Charsets, Collations e Subquerys... Mais um desafio! ;)

Recommended Posts

nunopicado

Boas

Estou aqui com outro problema numas querys, embora a raíz do dito possa até vir de trás, nomeadamente das configurações das collations...

É o seguinte:

Tenho o MySQL server em Windows (UniServer). Todas as minhas tabelas estão configuradas no server como UTF8_general_ci.

Tenho como manager o HeidiSQL, que nos scripts de arranque tem um "SET NAMES Latin1", caso contrário, não me mostra correctamente os acentos e cedilhas...

Tenho por fim um software que estou a criar, que até agora tem tratado sem problemas os caracteres portugueses. O componente de acesso é o ZeosLIB (Delphi) que está configurado como UTF8. Como eu disse, funciona OK.

No entanto precisei agora de fazer uma query um pouco mais complexa (pelo menos para mim).

Trata-se de aceder a uma tabela em que dois dos campos são referencias ao ID de uma segunda tabela.

Tentei fazer isto com um Inner Join, mas não funcionou, aparentemente porque ele está a tentar puxar records diferentes da 2ª tabela para cada um dos campos que referi.

Consegui resolver o problema com duas subquerys, ficando a query assim:

SELECT Mensagens.id,Lida,Concluida,Prioritaria,Anulada,(SELECT User From Users where Users.ID=Mensagens.De) as DeUser,
(SELECT User From Users where Users.ID=Mensagens.Para) as ParaUser,Assunto,CONCAT(DataEnvio," ",HoraEnvio) AS DataHoraEnvio,
CONCAT(DataLeitura," ",HoraLeitura) AS DataHoraLeitura,CONCAT(DataConclusao," ",HoraConclusao) AS  DataHoraConclusao,
Corpo,DataEnvio,HoraEnvio,DataLeitura,HoraLeitura,DataConclusao,HoraConclusao,De,Para FROM Mensagens 

Com isto consegui os campos necessários (o nome de Mensagens.De contido em Users.User; o nome de Mensagens.Para contido em Users.User e os campos Dataxxxxxx e Horaxxxxxx unidos num só campo, separados apenas por um espaço).

O problema é que nos campos criados pelas subquerys, DeUser e ParaUser, os nomes que tenham caracteres portugueses aparecem-me baralhados, não conseguindo fazer as cedilhas e acentos.

Estou completamente sem ideias... É possível dar a volta a isto?

Imagino que o problema esteja nas configurações, por causa da cena ridícula de ter configurado as bases de dados como UTF8 e ter de meter Latin1 no Heidi para ver correctamente, mas não sei como resolver esse problema...

Toda a ajuda é bem vinda! Obrigado!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

Boas brunoais

Obrigado pela resposta, mas infelizmente penso que não me resolve a situação, visto que estou a trabalhar em Delphi e essa função é PHP.

Talvez resolvesse uma função do género no próprio MySQL (em Delphi não é opção, pois a DBGrid que uso para mostrar os dados é preenchida automaticamente pelo componente de acesso ao MySQL - ou trocava tudo, ou não troca nada).

A única maneira de fazer isto no Delphi seria uma batota, que é o que estou a usar neste momento, ou seja, durante o preenchimento da DBGrid, capturar o evento de escrita na célula respectiva, e escrever por cima outro valor. Ao escrever a célula, ele executa uma query temporaria e vai buscar o valor correcto à tabela Users (query directa, e não sub-query) e escreve-o em cima do que a primeira query lhe atribuiu.

No entanto isto levanta outros problemas, tanto a nivel de performance (são duas querys a mais por cada registo, para cada vez que ele "pinta" a DBGrid) que por agora não são importantes porque a base de dados ainda tem pouco registos, mas que no futuro pode fazer influência negativa; como de cada vez que preciso aceder aos valores da query, por exemplo para imprimir, em que tenho de voltar a efectuar as tais querys temporarias...

Digamos que é uma solução coxa, que preferia ver substituida por uma mais ortodoxa, ou seja, o servidor MySQL dar correctamente os dados que lhe são pedidos... :P

De qualquer modo, agradeço a dica...

Abraço

Nuno Picado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.