Jump to content

Recommended Posts

Posted
"Intel's Keith Packard announced earlier today that Intel was open sourcing graphics drivers for their new 965 Express Chipset family graphics controllers. From the announcement: 'Designed to support advanced rendering features in modern graphics APIs, this chipset family includes support for programmable vertex, geometry, and fragment shaders. By open sourcing the drivers for this new technology, Intel enables the open source community to experiment, develop, and contribute to the continuing advancement of open source 3D graphics.' The new drivers, available from the Linux Graphics Drivers from Intel website, are licensed under the GPL for Linux kernel drivers, and MIT license for XOrg 2D & 3D rendering subsystems."

Fonte: http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=06/08/09/2134254

Pelos vistos as empresas dos chip's gráficos começam a abrir os olhos.  ?

<3 life

Posted

Só falta a ATI abrir totalmente os olhos....

It seems AMD might release open source drivers for their recently acquired ATI graphics cards. This could be a major turning point for Linux & BSD users as in the past, Nvidia has always been the best with its closed source binary drivers. Nothing's definite yet though, and it's still unclear how many features would be available.

<3 life

Posted

Pessoalmente é-me indiferente a licença (OSS ou binários proprietários) sob a qual os drivers são lançados, desde que estejam disponíveis é tudo quanto me interessa.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

A Intel lançou os drivers com licenças de SOFTWARE LIVRE e não é a primeira vez que o faz, já o fez anteiormente, e ainda bem que continua a fazer!

De momento se fosse comprar um computador faria o possível para que ele tivesse chips da Intel porque ela respeita a minha liberdade.

Por acaso até tenho um Portatil que usa um chip que pode usar este driver libertado. Por isso fico bastante contente com esta acção da Intel apesár de poder utilizar a placa com o driver de Vesa e com um outro driver livre que não foi criado pela Intel e que é suportado pelas distribuições de GNU/Linux, mas que não permite tudo o que este da Intel permite, nem funciona tão bem. Aliás já mandei um e-mail para a Intel a incentiva-los a continuar neste caminho e fazer notar que isto aumenta os clientes deles.

A ATI já desmetiu os boatos sobre a libertação dos seus drivers, ou de porções deles numa entrevista em que disse disparates como: com drivers proprietários e patenteados entrega mais valor aos utilizadores.

Utilizadores de GNU/Linux agora é a vossa vez. A Intel respeita a nossa liberdade, agora votem com a carteira quando forem comprar.

Posted

Isso torna-se irrelevante se eu não tiver drivers livres da ATI.

Os drivers proprietários ad ATI são de fraca qualidade e por isso mesmo que tenha uma placa com chip da ATI nunca posso aproveitar a placa ao máximo além de estar a acrescentar instabilidade ao sistema.

Os drivers da ATI não podem ser facilmente integrados com as distribuições de GNU/Linux para que simplesmente funcionem.

Os drivers da ATI são provavelmente ilegais.

Por tudo isso, a ATI deixa de interessar se não publicar drivers livres e se não voltar a publicar documentação para ajudar a criar drivers livres, como acontecia no passado, mas deixou de acontecer.

Eu prefiro muito mais a conveniencia de ter drivers livres e bem suportados, que não prejudicam o meu sistema, e respeitam a minha liberdade. Do que ter uma placa toda XPTO.

Se não votarem com a vossa carteira nos fabricantes que respeitam as vossas liberdades eles vão perder incentivo em respeita-las. Criticam os fabricantes por não publicar drivers livres? Agora é a vossa vez!

Posted

Os drivers da ATI são provavelmente ilegais.

O que poderia ter e ilegal  ? ?

Eu nunca mais compro ati. As empresas não são obrigadas a por os seus drivers open source, mas ao menos tenham o mínimo respeito pelos usuários e façam drivers decentes.

É que a ati é uma vergonha! Exemplo.: já têm há duas versões um bug para as placas com chips R200 (<9500) e ainda nem corrigiram! E ainda por cima a solução que dão é de recurso ou seja dá-nos aceleração 3D mas não ficamos com OpenGL a funcionar como deve ser (pelo menos nos testes do Cedega). Com drivers mais antigos funcionava mas com muitos bugs. Ah! e os antigos são incompactiveis com a ultima(s) versões do xorg (não os consegui instalar por causa disso).

Posted
O que poderia ter e ilegal

Segundo a GPL todo o software derivado é de um software coberto com a GPL é também coberto pela GPL, ou uma licença que garanta pelo menos as mesmas liberdades.

Os modulos do kernel são técnicamente software derivado do kernel. Se os drivers da ATI forem modulos do kernel, então estão em violação da GNU GPL.

Claro que o mesmo se aplica a outros drivers proprietários e não apenas aos da ATI. Apesár de acharem completamente ilegais, os developers do kernel têm tolerado estes modulos, mas na minha opinião não o deveriam fazer, pois cria muita arrogância nos fabricantes de software proprietário.

Eu nunca mais compro ati. As empresas não são obrigadas a por os seus drivers open source, mas ao menos tenham o mínimo respeito pelos usuários e façam drivers decentes.

De facto não são e a ATI até algum tempo atrás até colaborava com a comunidade fornecendo documentação para que a comunidade criasse drivers livres, mas deixou de o fazer.

O que se passa a nível de drivers com alguns fabricantes de software proprietário é uma vergonha!

Violam a lincença do kernel ao criarem modulos proprietários. Drivers esses que ainda por cima são de péssima qualidade e muito mal suportados pelo frabricante! Pior ainda o Linux suporta drivers user-space o que provávelmente eliminava o problema da violação da licença, embora limite os drivers.

Muitos não fornecem documentação para que se possam criar drivers livres! Apesár de na verdade muitos (na maior parte pequenos/medias e grandes fabricantes ficando apenas de fora alguns gigantes) financiarem o desenvolvimento dos drivers livres e publicarem informação. O que levou o Linux a ser o kernel que mais hardware suporta e o que tem o maior ritmo de crescimento neste aspecto.

Os fabricantes de hardware têm que meter na cabeça que têm que vender produtos completos! E a todos!

O produto completo é o hardware, o driver e o manual. Principalmente no que toca aos dispositivos que incluem funcionalidades que pertenceriam ao hardware no driver para simplificar e tornar o hardware mais barato.

Se não incluem o driver então deveriam no que toca à etica ao menos fornecer toda a documentação necessária para que outros o criem e distribuam livremente.

Exijam isto e recompensem os que vos respeitam, quando forem comprar.