Jump to content
FabioGuerreiro

[AJUDA] Base de dados

Recommended Posts

FabioGuerreiro

Boa tarde, estou no 3º ano do curso Gestão e Programação de sistemas Informáticos, e estou a desenvolver o projecto final da disciplina Programação de Sistemas Informáticos.

O projecto tem como objectivo ser um gestor de biblioteca com:

• Adicionar Livro (com opção de adicionar Categoria)
  • Editar Livro
  • Apagar Livro
  • Aluguer (com opções de alugar e entregar

As dúvidas:

• Como posso alterar um campo da tabela?
  • Como posso por o caminho da minha base de dados fixo mesmo quando for passar o programa para execútavel

Imports System.Data.OleDb

Public Class Alugar
   Private a As OleDbDataAdapter
   Private s As DataSet

'Código para o aluguer

Naluno = nomealuno.Text
       Taluno = turmaluno.Text
       Ialuno = idadealuno.Text
       Aaluno = ComboBox2.Text

b = 0
       While b <> BDbibliotecaDataSet.Tables("Livros").Rows.Count
           If BDbibliotecaDataSet.Tables("Livros").Rows(b).Item("Titulo") = ComboBox1.Text Then
               contador = BDbibliotecaDataSet.Tables("Livros").Rows(b).Item("N_Requisitado")
               contador = contador + 1
               'BDbibliotecaDataSet.Tables("Livros").Rows(b).Item("Requisitado") = 1
               'BDbibliotecaDataSet.Tables("Livros").Rows(b).Item("N_Requisitado") = contador
           End If
           b = b + 1
       End While

Try
           Dim connString As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=E:\PROJECTOPSIULTIMO - Cópia\FinalProject\BDbiblioteca.mdb;"
           'Dim connstring As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & Application.StartupPath & "\BDbiblioteca.mdb"

Dim SQL As String = "INSERT INTO Aluno ([Nome],[Turma],Idade,Ano) VALUES (?,?,?,?)"
           Dim SQL1 As String = "UPDATE Livros SET [N_Requisitado] = @contador,[Requisitado] = @1 WHERE [Titulo] = @combobox1.text"

' Inicia uma ligação à base de dados"

Using connection As New OleDbConnection(connString)
               ' Define o comando e os parâmetros
               Dim command As New OleDbCommand(SQL, connection)
               command.Parameters.Add("Nome", OleDbType.VarChar).Value = Naluno
               command.Parameters.Add("Turma", OleDbType.VarChar).Value = Taluno
               command.Parameters.Add("Idade", OleDbType.Integer).Value = Ialuno
               command.Parameters.Add("Ano", OleDbType.Integer).Value = Aaluno

Dim command1 As New OleDbCommand(SQL1, connection)
               command1.Parameters.Add("N_Requisitado", OleDbType.Integer).Value = contador
               command1.Parameters.Add("Requisitado", OleDbType.Integer).Value = 1
               ' Abre a ligação e insere o registo
               connection.Open()
               Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery()
               If x <> 1 Then
                   Throw New ArgumentException("Não foi possível inserir o registo na base de dados!")
               Else : MessageBox.Show(" Livro Alugado ")

End If
           End Using

Catch ex As Exception
           MessageBox.Show(ex.Message, My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)

End Try

Obrigado, desculpem se o código for muito confuso.

ribeiro55

Olá FABIOGUERREIRO (para quê as maiúsculas?), bem-vindo.

As dúvidas:

• Como posso alterar um campo da tabela?

Através do comando "UPDATE", como já tens aí no teu código, consegues alterar um registo.

Através do comando "ALTER TABLE" consegues fazer alterações à estrutura da tabela.

As dúvidas:

• Como posso por o caminho da minha base de dados fixo mesmo quando for passar o programa para execútavel

My.Application.Info.DirectoryPath devolve-te o directório a partir de onde o executável está a correr.

Se a tua base de dados se chamar "BDbiblioteca.mdb", como no teu código, basta:

Dim connString As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & My.Application.Info.DirectoryPath & "\BDbiblioteca.mdb;"

Só tens de garantir que a base de dados está no mesmo sítio onde o teu executável está.

NOTA: Em debug, o executável que está a correr encontra-se em bin\Debug

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"