Jump to content
apocsantos

Telnet "O Regresso"

Recommended Posts

apocsantos

Bom dia,

Para quem já for mais "antigo" nestas andanças, recorda-se perfeitamente dos terminais de telnet em modo de texto, na porta 23. Certamente recorda-se como escrever um programa cliente de telnet, para unix, ou uma das suas variantes, e da utilidade o protocolo telnet, para as diversas finalidades (Trabalho, programação, acesso remoto, administração de sistemas, etc...). Ainda me recordo e não é assim tão antigo o uso de telnet nos AS/400.

Agora já pouco se usa, maioritariamente usa-se SSH (Secure Shell), mas ainda se usa telnet em muita coisa. Eu uso até para tarefas como configurar impressoras remotamente.

Para meu grande espanto esta manha recebi um link para um artigo onde menciona um relatório da Akamai Technologies, sobre o aumento dos testes de segurança e da utilização das falhas de segurança relacionadas com o protocolo telnet, para realizar acessos ilegítimos a sistemas informáticos, intitulado "Hackers turn back the clock with Telnet attacks". Afinal de contas parece que o protocolo telnet nunca saiu "de uso" nos vários níveis e aprender a trabalhar com "ferramentas da pré-história" poderá sempre vir a revelar a sua utilidade.

Aqui fica o link para o artigo original:

http://www.networkworld.com/news/2011/012711-hackers-turn-back-the-clock.html

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

rolando2424

Afinal de contas parece que o protocolo telnet nunca saiu "de uso" nos vários níveis e aprender a trabalhar com "ferramentas da pré-história" poderá sempre vir a revelar a sua utilidade.

Tu próprio disseste:

(...) mas ainda se usa telnet em muita coisa. Eu uso até para tarefas como configurar impressoras remotamente.

:)

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

apocsantos

Boa tarde,

Sim eu próprio o disse, eu uso telnet para configurar impressoras, monitoriza-las etc.. Mas eu sou "da escola antiga", ainda sei essas coisas! :) Tenho colegas que se "admiram" ao ver terminais telnet em uso. :D

Telnet não quer dizer que seja utilizado para fins ilícitos, e dentro da lan tenho maquinas a aceitar telnet desde que vindas de determinadas maquinas com controlo a níveis diferentes (Mac Address, IP, Porta). Eu achei interessante ter voltado à "ribalta" o protocolo telnet.

Uma das maneiras de se aprender a trabalhar com sockets em C é fazer um cliente de telnet simples. B) Afinal de contas não é difícil, é interessante, e "nunca sai de moda" B) Pelo menos segundo o que eu li, e segundo a minha própria experiência no trabalho.

Por curiosidade e para quem eventualmente desconheça, quase todos os modelos de impressora de rede da OKI aceitam ligação por telnet, para configuração, manutenção, verificação dos níveis de tonner, visualizar os contadores de paginas etc... (este é apenas um exemplo).

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Telnet para AS/400? :)

Nem de propósito, tenho duas ligações neste preciso momento! :D

E sim, uso SSH, mas o telnet ainda não morreu, pelo menos nos sistemas que uso...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

apocsantos

Boa tarde,

Apesar de se usar e ser aconselhável usar SSH, ainda se usa Telnet. Eu recordei-me do AS/400 porque tive de trabalhar com um, e a primeira coisa interessante nele foi o suporte para telnet :) Aquele screen preto com letras verdes, fez-me logo "viajar no tempo"! :D E claro poder tirar a porcaria da velha cablagem, e placas emuladoras, para meter tudo em rede ethernet a 1Gbps, ligado a um switch todo catita, com os pc's a correr linux e o terminal para ligarem ao AS/400 B)

Ouviam-se rumores de que o "Telnet estava morto", mas afinal de contas ainda existe quem use, e pelo aspecto ainda existe muita gente. B)

Que me recorde assim de cabeça, ainda existem grandes sistemas que permitem ligação por telnet, ssh, rlogin, etc.. Muitos ainda trabalham por telnet "simplesmente", e se forem terminais que não precisam de disco rigido, basta Etherboot ou PXE-Rom, para arrancarem com o mínimo, correrem telnet e estarem prontos a trabalhar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

M6

O telnet está tão morto como o COBOL, i.e., it's alive and kicking... :)

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Boa tarde,

Por falar em "mortos" :) Cobol, RPG e RPG II do velho System/36, etc... Também se diziam "mortos", mas estão vivos e bem vivos. Tecnologias de outros tempos, que ainda se usam e em grande uso.

Eu acho graça ao facto de agora se "desvalorizar" o conhecimento dessa tecnologia mais antiga, mas ainda viva, bem viva e de boa saúde.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

M6

Ah, telnet para o porto 80 para fazer debug de algumas coisas! Been there, done that! :)

E para o porto 25 para enviar emails falsos? LOL Been there, done that! :D

E para os talkers? Alguém se usou? B)

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Bom dia,

Sim Telnet para a porta 80 dá jeito não só para explicar o protocolo HTTP a baixo nível como pra debugging e algumas coisas mais. (done to) :)

E claro na porta 25 especialmente se for para servers a correr Exchange mal configurado, para se enviar mails falsos. (Em contexto de formação tem a sua graça, e o Exchange com as configs default pelo menos em windows 2k3 permite isso :D

Talkers! That's Talking B) Já usei, ainda uso, corro um num servidor meu! B) Se alguém quizer experimentar chat da pré-história eu depois deixo por cá o endereço! :)

@M6: Noutros tempos, antes do MSN, e restantes tretas, haviam uns quantos servidores de telnet talk em PT, e o pessoal usava isso em grande! :) Velhas glorias! Eu corro o servidor de Telnet Talk em Linux opensuse :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

rolando2424

Coisas que já fiz com telnet (por nenhuma razão especial):

HTTP get na porta 80

Interagir com SMTP na porta 25

Interagir com POP e IMAP

Utilizar FTP e escrever um cliente simples que desse para obter ficheiros remotamente (para um trabalho da faculdade)

Jogar MUDs :P

Ligar a BBSs (também para um trabalho e para ver o que eram)

Ligar-me a outro computador (que agora, felizmente, já suporta ssh)

E não me estou a lembrar de mais nada.

Nunca ouvi falar em "telnet talkers". Isso é o quê?

EDIT: Parece algo estilo um MUD, mas só tem a parte de comunicação.

Parece que à um talker activo (Surfers).

You are on a wind-swept beach with marble coloured sands. The waves break across the long reef which runs parallel to the shore-line. The sea breeze which has just arrived, shortly after midday, brushes lightly against your

cheek and cools you in the hot sun. Here and there umbrellas and various towels of various colours and sizes are strewn across the sands.

Around the bay to your right, the natural jetty of granite lengthens out towards the reef, and you hear the crashing waves against it on the far side, and across the waves you can faintly see a small island shimmering in

the heat.  The cries of seagulls and other water birds keep you awake.

The water is cool but not too cold - just perfect for such a hot day. The waves are quite surfable ... maybe a good time for some body surfing. Or perhaps you might just sit and watch people moving to and fro, or chat under the quiet, cool shade of a beach umbrella.

Parece um MUD :P

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

M6

Os talkers são os IRCs actuais.

Na altura não te ligavas a um servidor e depois escolhias a sala, ligavas-te directamente à sala. E as funcionalidades eram mais limitadas, pelo que me recordo (já lá vão para ai uns 15 anos :P ) não transferias ficheiros entre utilizadores, por exemplo.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

softklin

Muito interessante este tópico. Estive a acompanhar até agora, mas infelizmente não mexi muito com telnet, tirando umas pequenas experiências com HTTP, outras falhadas com jogos por telnet, ligação por COM ao telemóvel com o Putty, e foi só.

Sim Telnet para a porta 80 dá jeito não só para explicar o protocolo HTTP a baixo nível como pra debugging e algumas coisas mais. (done to) :P

Concordo plenamente! Ainda vou tentar ligar ao meu correio por telnet, para tentar perceber um pouco mais dos protocolos.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

apocsantos

Boa tarde,

Os telnet talks, eram servidores de conversação muito primitivos como disse o @M6. Eu usei isso durante vários anos, ainda uso, apenas porque prefiro isso a usar outros sistemas de chat, e entre outras limitações não existe mesmo a troca de ficheiros entre utilizadores.

Sobre SMTP é porreiro para exemplificar o protocolo STMP. Deixo cá um exemplo para os mais curiosos :P

telnet mail.meuserver.int 25
(...)
HELO local.domain.name
(...)
MAIL FROM: bastsimpson@meuserver.int
(...)
RCPT TO: meu_gmail@gmail.com
(...)
DATA 
envio de mail de teste com telnet
.
Quit

Isto num MS Exchange que não esteja devidamente configurado para fazer outras validações em teoria funciona. Normalmente uso isto para demonstrar o protocolo STMP nas aulas e mostrar um erro comum na configuração do Exchange. as (...) são a resposta do servidor.

Telnet tem outras utilidades! :P Tenho equipamentos na rede que têm de ser administrados por telnet / ssh, ou directamente com um pc ligado lá com um cabo null-modem, e emulação do primitivo e eficiente VT100.

São as velhas glorias de uma tecnologia que muitos anunciaram morta mas que realmente ainda vale a pena! Para quem não "gosta de ambientes GUI ou ainda "é apaixonado" por modo de texto", telnet é uma ferramenta do dia a dia. Eu uso telnet no trabalho com frequência, dá um jeito do caraças quando se tem de utilizar ligações tipo "dial-up" lentas tipo uns 9600bps, etc...

@Softclean: Se tiveres hipotese de te configurarem um servidor para estudares aproveita, não perdes nada! :)

Apenas como curiosidade, lembro que ainda se usa telnet no "mundo dos radioamadores", nos famosos sistemas de packetradio, onde se usa uma "internet primitiva" e alguns gateways para a internet "real", claro que com velocidades limitadíssimas, mas ainda assim é bastante interessante. :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

anagrama

Pouco usei telnet mas conhecia a sua divulgação junto de mainframes IBM, em diversas comunicações, equipamentos Cisco, etc.

Não sei se por razões históricas ou talvez porque ainda é utilizado regularmente, aparece sempre referenciado em equipamentos, manuais , livros de redes e comunicações.

Cumprimentos

apocsantos

Boa noite,

@anagrama: Possivelmente será por ainda ser amplamente utilizado, em múltiplos equipamentos e mesmo para debugging / troubleshooting.

Eu que me recorde processionalmente nos últimos anos tenho usado telnet em equipamento de redes, (não só cisco, dlink, linksys, nortel), nas impressoras para tarefas banais de manutenção / verificação dos contadores (não gosto de GUI's sou mais um tipo do modo de texto). Todos os que uso ainda suportam conexão por telnet. Em formação uso para demonstrar algumas coisa e a mais comum é o envio de mail escrevendo directamente no smtp deamon.

Que me recorde dos anos anteriores Além do AS/400 que utilizava e ainda utiliza telnet, maior parte dos servidores unix mais antigos com unix e "variantes" do unix, suporta telnet. Assim ainda utilizo nessas maquinas mais antigas, nem que seja por não terem capacidade para suportar outros meios como rlogin ou ssh.

Fora isso acho que me recorde, além do uso em packet-radio para radioamadores (eu uso, sou radioamador com CAN activo desde 1998),  usei e ainda vou usando em algumas soluções de hardware/software que na sua grande maioria permite fazer todo o diagnostico via telnet, especialmente equipamentos que trabalham por RF (terminais colectores de dados por exemplo).

Nos livros que tenho, sobre redes e sistemas operativos, desde o mais antigo ao mais recente todos fazem referência ao uso de telnet e emulação do terminal VT100 (essa velha recordação). Como os mais antigos que tenho datam de 1982 e o livro mais recente que tenho data do ano de 2010, nunca me questionei propriamente porque mencionam lá o telnet. Habituei-me a que sempre existiu e não vai deixar de existir de um dia para o outro, e se isso acontecer, pelo menos que continue a existir ssh, pois a vida de sysadmin sem modo de texto pode ser um "inferno".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

pedrotuga

Eu trabalho muito com RMI, não é tão simples quanto isso saber se um interface remoto está à escuta em determinado ip:porto, quando não funciona a primeira coisa é logo ver se está realmente lá: telnet para o ponto de acesso e se tudo correr bem lá vem uma assinatura com caracteres marados, mas suficiente para perceber que está de facto lá.

Mas tirando isso SSH FTW! Dêm-me SSH todos os dias :P

O windows tanto quato sei tambem suporta telnet.

O que temos que ter em mente, para alem de saudosismos, é a realidade tecnológica hoje em dia. Uma máquina de lavar roupa, hoje em dia vem com um processador mais potente do q nós tinhamos nos computadores pessoais há pouco mais de dez anos. E cada vez mais se está a seguir a tendência de usar plataformas de software em vez de se implementar tudo nativamente para cada hardware. Isto na prática resulta num aumento gigantesco em reutilização de software, pelo que munir um equipamento de um protocolo de comunicação já não representa um grande esforço adicional.

Posto isto, sempre que precisa uma interface em formato de consola de texto, o protocolo telnet pode ser usado, a menos que hava informação que deva ser protegida.

O caso particular dos computadores tem requisitos de segurança obvios, no passado quando ter acesso a um computador já era uma coisa reservada a poucos, ok, lá se acedia remotamente a um sistema via telnet. Agora hoje em dia até já se fala em ISPs que querem meter os seus utilizadores todos numa vpn.

M6

@pedrotuga, sim o Windows suporta telnet (pelo menos até ao 2000 suportava) mas se me recordo o serviço vem desligado e é necessário ligá-lo explicitamente. Já usei esse tipo de ligação para máquinas Windows, mas dado que a utilização  desses sistemas é muito baseado em GUIs, a ligação via telnet tem, a meu ver, uma aplicabilidade limitada.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Bom dia,

Em Windows até ao Windows Server 2008 o protocolo telnet é suportado, vem desabilitado nas configurações default, mas é suportado.

Tem utilidade do ponto de vista de facilitar trabalho, para quem está habituado ou se habituou a utilizar scripts VBS e o Windows Managment Instrumentation, em que basicamente se podem fazer quase todos os trabalhos que se faz com a GUI em linha de comandos, reduzindo o tempo demora a executar a tarefa.

Eu pessoalmente não dispenso o WMI em servidores windows, pois não sou "fã" da GUI do Windows e quase tudo o que faço nela, faço fora dela na linha de comandos. (Nem por brincadeira, tenho um terminal telnet aberto para um Windows Server 2k, para fazer as tarefas rotineiras de segunda-feira), claro que configurações especificas para só aceitar ligações numa das interfaces ethernet que é apenas utilizada para fins de administração do sistema. (Até ao fim da manha devo ver "o mundo em modo de texto").

Concordo que nos dias de hoje em que quase tudo vem com um microprocessador muito mais evoluído do que o dos antigos pc's, a utilização de protocolos como telnet seja útil, do ponto de vista de rentabilidade, pois é muito mais fácil pegar em algo feito para correr em SO's que sigam a norma POSIX, colocar a correr em SO's embeded, poupando tempo de desenvolvimento, aprendizagem, etc...

As impressoras, mesmo a ultima que recebi no trabalho, suporta ligação telnet. À momentos falei com um amigo que trabalha com termais RF que utilizam o "velho" processador Z80, e segundo o que me disse os sistemas que usa funcionam e são capazes de correr o cliente de telnet no terminal. (Achei curioso) :P

Como a maioria das pessoas, prefiro SSH, mas telnet tem o seu uso. Se o processador tiver pouca capacidade, telnet funciona lindamente, sem grandes complicações. Se se pretender segurança, corre-se telnet dentro duma VPN configurada para utilizar IPSEC. Isso aumenta drasticamente o nível de segurança, mesmo que a VPN seja estabelecida entre equipamentos capazes, dentro da VPN podem existir verdadeiros "fosseis" e continuar a correr-se telnet sem grandes preocupações adicionais.

Quando eu vi o artigo na passada sexta, achei curioso, porque nunca deixei de usar telnet, ainda uso para debugs e testes de comunicações, mas não sabia que ainda estava "na ribalta", conforme o artigo diz.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

falco

Quem trabalha nas operações de redes de um ISP e em operações de outras grandes redes, certamente que nunca deixou de utilizar telnet.

As redes por onde se acede aos equipamentos são redes de gestão que não são acessíveis ao público. Essas redes de gestão só costumam poder ser utilizadas estão fisicamente num determinado local, ligando-se a uma VPN (que já de si usa cryto para ser segura) e/ou acedendo a equipamentos "intermediários". Como tal nunca houve grande necessidade de usar SSH. Além de que, o SSH adiciona overhead e não costuma vir activo por omissão.