Mlourenco 0 Posted January 27, 2011 Report Share Posted January 27, 2011 Boas, ando a investigar WPF, e comecei a fazer umas bricadeiras. Algo que estou a tentar criar é um controlo para fazer paginacao entre elementos numa window com uma animacao entre as paginas. Para tal crio uma grid dentro de um canvas e vou alterando o Canvas.Left da Grid para me mostrar a pagina que quero. O problema com que me deparei é que tenho que definir um tamanho fixo para cada pagina, quando queria que cada pagina ocupasse a totalidade da janela. Partilho aqui o projecto, e gostava de saber se alguem tem alguma sugestao para resolver o meu problema, queria ter o User Control o mais dinamico possivel sem ter de definir tamanhos fixos... DynamicSlidePanel.xaml <UserControl x:Class="WpfSlidePanel.DynamicSlidePanel" xmlns="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml/presentation" xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml" xmlns:mc="http://schemas.openxmlformats.org/markup-compatibility/2006" xmlns:d="http://schemas.microsoft.com/expression/blend/2008" mc:Ignorable="d" d:DesignHeight="300" d:DesignWidth="300"> <Grid Name="rootGrid" > <Grid.RowDefinitions> <RowDefinition></RowDefinition> <RowDefinition Height="30"></RowDefinition> </Grid.RowDefinitions> <Canvas Name="canvasMain" Margin="0" Width="Auto" ClipToBounds="True"> <Grid Canvas.Left="0" Name="mainGrid"> </Grid> </Canvas> <StackPanel Grid.Row="1" Orientation="Horizontal" HorizontalAlignment="Center" Name="spPaging"> <Button Content="<" Height="23" Name="btnPreviousPage" VerticalAlignment="Center" Width="30" Click="btnPreviousPage_Click" /> <TextBlock Height="17" Margin="10 3 10 3" HorizontalAlignment="Left" Name="tbPageNumber" Text="Page 0 / 0" VerticalAlignment="Center" /> <Button Content=">" Height="23" Name="btnNextPage" VerticalAlignment="Center" Width="30" Click="btnNextPage_Click" /> </StackPanel> </Grid> </UserControl> DynamicSlidePanel.xaml.cs public partial class DynamicSlidePanel : UserControl { List<Grid> _pages = new List<Grid>(); int _activePage = 0; int _nTotalPages = 0; public DynamicSlidePanel(List<UIElement> elements) { InitializeComponent(); _nTotalPages = elements.Count; for (int i = 0; i < _nTotalPages; i++) { //Criacao de uma grid (pagina) para colocar cada um dos elementos Grid grd = new Grid(); if (i % 2 == 0) grd.Background = Brushes.LightSalmon; else grd.Background = Brushes.Beige; grd.Children.Add(elements[i]); grd.Width = 400; grd.Height = 200; //Adicona nova coluna à MainGrid mainGrid.ColumnDefinitions.Add(new ColumnDefinition()); //Adiciona a grid (pagina) com o elemento à respectiva coluna na MainGrid Grid.SetColumn(grd, i); mainGrid.Children.Add(grd); } UpdatePagingControls(); } private void btnNextPage_Click(object sender, RoutedEventArgs e) { _activePage++; DoubleAnimation dAnim = new DoubleAnimation(); dAnim.SetValue(Storyboard.TargetNameProperty, "mainGrid"); dAnim.SetValue(Storyboard.TargetPropertyProperty, new PropertyPath("(Canvas.Left)")); dAnim.To = -(double)mainGrid.Children[_activePage - 1].GetValue(Canvas.ActualWidthProperty) * _activePage; dAnim.From = (double)mainGrid.GetValue(Canvas.LeftProperty); dAnim.Duration = TimeSpan.FromSeconds(0.5); Storyboard sb = new Storyboard(); sb.Children.Add(dAnim); sb.Begin(this); UpdatePagingControls(); } private void btnPreviousPage_Click(object sender, RoutedEventArgs e) { _activePage--; DoubleAnimation dAnim = new DoubleAnimation(); dAnim.SetValue(Storyboard.TargetNameProperty, "mainGrid"); dAnim.SetValue(Storyboard.TargetPropertyProperty, new PropertyPath("(Canvas.Left)")); dAnim.To = -(double)mainGrid.Children[_activePage].GetValue(Canvas.ActualWidthProperty) * _activePage; dAnim.From = (double)mainGrid.GetValue(Canvas.LeftProperty); dAnim.Duration = TimeSpan.FromSeconds(0.5); Storyboard sb = new Storyboard(); sb.Children.Add(dAnim); sb.Begin(this); UpdatePagingControls(); } private void UpdatePagingControls() { tbPageNumber.Text = string.Format("Page {0} / {1}", _activePage + 1, _nTotalPages); btnPreviousPage.IsEnabled = !(_activePage == 0); btnNextPage.IsEnabled = !(_activePage == _nTotalPages - 1); } } MainWindow No Xaml so tem a rootGrid public MainWindow() { InitializeComponent(); List<UIElement> list = new List<UIElement>(); Rectangle rect = new Rectangle(); rect.Fill = Brushes.Black; rect.Width = 50; rect.Height = 50; Rectangle rect2 = new Rectangle(); rect2.Fill = Brushes.Black; rect2.Width = 50; rect2.Height = 50; Rectangle rect3 = new Rectangle(); rect3.Fill = Brushes.Black; rect3.Width = 50; rect3.Height = 50; list.Add(rect); list.Add(rect2); list.Add(rect3); DynamicSlidePanel UC = new DynamicSlidePanel(list); rootGrid.Children.Add(UC); } Link to post Share on other sites
saramgsilva 1 Posted January 27, 2011 Report Share Posted January 27, 2011 Terás que remover a informação sobre d:DesignHeight="300" d:DesignWidth="300" do teu usercontrol, depois na janela defines os valores da mesma e continuas a não dizer a altura, largura do user controlo, este irá ajustar-se a toda a janela. Experimenta. www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to post Share on other sites
Mlourenco 0 Posted January 27, 2011 Author Report Share Posted January 27, 2011 O problema não é o UserControl, O problema é que neste caso tou a definir o tamanho da grid. grd.Width = 400; grd.Height = 200; Mas queria que esta grid tivesse o tamanho da minha janela, ou o tamanho do containner onde eu colocar o UserControl. Se nao definir estes tamanhos da grid, esta fica com o tamanho minimo possivel consoante o que colocar la dentro, no exemplo acima como na MainWindow estou a enviar rectangulos de 50x50 a grid fica com width de 50. Por norma as grids que nao defines o tamanho ajustam-se ao tamanho disponivel, mas como esta dentro de um canvas ja nao funciona dessa forma. Estou aberto a sugestões de todos os tipos, nem que tenha que implementar isto tudo de raiz, o meu objectivo é mm ter um userControl que se adapte. Link to post Share on other sites
saramgsilva 1 Posted January 27, 2011 Report Share Posted January 27, 2011 Tenta fazer um binding das propriedades de altura e largura da grid com o seu parent (canvas), para isso terás que usar no binding o RelativeSource ou o ElementName, penso eu. www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to post Share on other sites
Mlourenco 0 Posted January 27, 2011 Author Report Share Posted January 27, 2011 Acho que ja tentei algo do genero, mas quer o Canvas, quer a rootGrid, quer o proprio UserControl, têm o Width = NaN, e o ActualWidth = 0.0 Se eu conseguisse apanhar o espaço que o UserControl ocupa já conseguia dar a volta a isto. Tentei uma abordagem entretanto que me ja resolve o problema para alguns casos, que é passar nos argumentos do construtor do UserControl, a largura e a altura do Containner/Window em que estou a colocar o UserControl. Mas julgo que tenha de existir uma forma de conseguir fazer isto mais dinamico.... Obrigado pelas sugestões Link to post Share on other sites
saramgsilva 1 Posted January 27, 2011 Report Share Posted January 27, 2011 Acho que ja tentei algo do genero, mas quer o Canvas, quer a rootGrid, quer o proprio UserControl, têm o Width = NaN, e o ActualWidth = 0.0 Se eu conseguisse apanhar o espaço que o UserControl ocupa já conseguia dar a volta a isto. Tentei uma abordagem entretanto que me ja resolve o problema para alguns casos, que é passar nos argumentos do construtor do UserControl, a largura e a altura do Containner/Window em que estou a colocar o UserControl. Mas julgo que tenha de existir uma forma de conseguir fazer isto mais dinamico.... Obrigado pelas sugestões A questão de teres o canvas & grid se calhar vai-te dar alguns problemas....não sei, se estarás a fazer a melhor abordagem ao problema. www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to post Share on other sites
Mlourenco 0 Posted January 27, 2011 Author Report Share Posted January 27, 2011 realmente o canvas é que estraga tudo... Mas para fazer a animação necessito dele. Na pratica tenho uma grid (mainGrid) onde vou adicionando dinamicamente colunas e adicionando a cada coluna uma grid com cada elemento da minha lista e o que quero que fique visivel por exemplo inicialmente será a coluna 1, e quando mudo de pagina a coluna 2 ja tem a grid preenchida, com a animacao mudo o left do canvas igual ao tamanho da coluna 1 que fica escondida e trazendo para a frente a coluna 2. Preciso se calhar de tentar uma abordagem diferente em vez do canvas, mas para fazer esta transição lateral nao tou a ver uma forma melhor. Link to post Share on other sites
Recommended Posts