Jump to content
cheires

Valor de variável

Recommended Posts

cheires

Olá a todos,

Estou a construir um programa em php para incrições numa determinada actividade.

O Problema é o seguinte:

Tenho uma página (index) onde o utilizador escolhe a actividade em que se quer inscrever, e mediante essa actividade é redireccionado para uma de duas páginas onde pode efectuar a sua inscrição.

Estou a passar a variavel inscição da seguinte forma:

header('Location:escola.php?inscricao='.$inscricao);

No ficheiro escola.php queria usar essa variável para tratamento dos dados, o problema é que não estou a conseguir "apanhar" essa variável

Exemplo:

Se "apanhar" logo a seguir ao <body> com o seguinte código

<?php
            $inscricao = $GET['inscricao'];
        ?>

E a escrever na página, consigo ler o valor da variável.

Depois tenho código HTML para construção do formulário de inscrição e de regresso ao código PHP quando volto a escrever o valor da mesma variável esse valo já não é escrito.

Como posso armazenar o valor dessa variável?

Uma variávl só apresenta o valor dentro das tags PHP, certo? Por isso é que eu não a consigo voltar a ler?

Um abraço a todos, e obrigado.

scorch

Se percebi o que queres, queres passar uma variável de uma página para outra, cert?

Se sim, podes usar o Metodo POST ou QueryStrings. Se quiseres podes ainda usar Sessions, e guardar o valor da variável numa sessão. ;)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

cheires

Sim é isso mesmo, mas isso eu já consegui.

O Problema é agora conseguir ler esse valor para poder ser utilizado.

Só o consigo ler se colocar isto

<?php
        ?>

logo a seguir ao <body>

Sessões seria bom, mas não sei muito bem como é que se utilizam, uma vez que já testei e continuei com o mesmo problema.

ruimcosta

para utilizares sessions, basta:

<?php

ob_start();
session_start();

$_SESSION['inscricao'] = "teu_valor";
?>

Quando precisares do valor está na session.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

cheires

<?php

ob_start();

session_start();

?>

Obrigado.

No entanto tenho uma duvida.

Tenho que iniciar a sessão logo no ficheiro de onde quero ler a variável.

Posso inicia-la em qualquer lado? Ou é necessário o inicio da sessão ser antes do <html>?

No ficheiro onde quero ler a variável é a mesma coisa? terei que iniciar novamente a sessão?

Todas os valores da sessão estão em $_SESSION['valor'], n é?

Obrigado

ruimcosta

em todas as páginas tens de ter o session_start() a não ser que utilizes includes de ficheiros no index.php, se assim for basta colocar no inicio do index.php mesmo antes de qualquer tag html.

Quando obtiveres o valor da inscrição pela 1ª vez, guardas de imediato na $_SESSION['inscricao']. Depois sempre que quiseres ler o valor da inscrição basta, por exemplo:

echo $_SESSION['inscricao'];

ou $sql ="select * from tabela where inscricao = '".$_SESSION['inscricao']."'";

Sao apenas exemplos.... :(

scorch

<?php

ob_start();
session_start();

?>

O ob_start(); não é necessário. :(

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

cheires

Olá mais uma vez.

Há algum valor máximo de variáveis que cada sessão pode transportar?

ruimcosta

O ob_start(); não é necessário. :(

Somente para garantir o bom funcionamento caso algum header ja tenha sido enviado antes deste sessioN_start();

ruimcosta

Olá mais uma vez.

Há algum valor máximo de variáveis que cada sessão pode transportar?

Isto é de uma rtigo ja com uns anos, mas da para teres uma ideia:

The spec for URL length does not dictate a minimum or maximum URL length, but implementation varies by browser. On Windows: Opera supports ~4050 characters, IE 4.0+ supports exactly 2083 characters, Netscape 3 -> 4.78 support up to 8192 characters before causing errors on shut-down, and Netscape 6 supports ~2000 before causing errors on start-up.

cheires

Somente para garantir o bom funcionamento caso algum header ja tenha sido enviado antes deste sessioN_start();

No meu caso necessitava mesmo do ob_start();

E obrigado pelos esclarecimentos. Mais uma vez :(

cheires

Sem querer estar a abusar.

O que pretendia fazer utilizando as sessões, seria para o utilizador poder rever os dados que inseriu.

Tipo, preenche um formulário, carrga no OK, ou SUBMETER etc, e os dados apareceriam numa página para verificação e só depois de verificados seriam introduzidos na base de dados.

Alguma ideia de como fazer este tipo de verificação?

Na sessão não consigo transtportar mais do que 2 variáveis, e todas as outras têm muitos caracteres.

Peço-vos desculpas por estar a "melgar", mas não sou muito experiente com PHP, se fosse em java já estava pronto....

Mais uma vez, grato pelas ajudas.

ruimcosta
Na sessão não consigo transtportar mais do que 2 variáveis, e todas as outras têm muitos caracteres.

Porquê?

$_SESSION['var1'] = 'valor1';

$_SESSION['var2'] = 'valor2';

$_SESSION['var3'] = 'valor3';

$_SESSION['var4'] = 'valor4';

$_SESSION['var5'] = 'valor5';

$_SESSION['var6'] = 'valor6';

Isto dá para fazer....depois so tens de comparar as várias $_SESSIONS com o tipo de valor que pretendes

simonoop

As sessões são gravadas em disco no lado servidor (podes procurar por documentos "sess_" na pasta tmp do teu servidor web) pelo que não há um limite para o "tamanho" da sessão. Ou melhor... há limite mas é relativamente grande.

Claro que não podes(deves) abusar e enfiar lá uma bd inteira por razões óbvias de performance, segurança e outras.

Há várias formas de matar um gato.

$_SESSION["formVals"] = array(
    "nome" => $_POST["nome"],
    "email" => $_POST["email"]
);

//ou então

$_SESSION["formVals"] = $_POST;

herty

Olá a todos,

Estou a construir um programa em php para incrições numa determinada actividade.

O Problema é o seguinte:

Tenho uma página (index) onde o utilizador escolhe a actividade em que se quer inscrever, e mediante essa actividade é redireccionado para uma de duas páginas onde pode efectuar a sua inscrição.

Estou a passar a variavel inscição da seguinte forma:

header('Location:escola.php?inscricao='.$inscricao);

No ficheiro escola.php queria usar essa variável para tratamento dos dados, o problema é que não estou a conseguir "apanhar" essa variável

Exemplo:

Se "apanhar" logo a seguir ao <body> com o seguinte código

<?php
        ?>

E a escrever na página, consigo ler o valor da variável.

Depois tenho código HTML para construção do formulário de inscrição e de regresso ao código PHP quando volto a escrever o valor da mesma variável esse valo já não é escrito.

Como posso armazenar o valor dessa variável?

Uma variávl só apresenta o valor dentro das tags PHP, certo? Por isso é que eu não a consigo voltar a ler?

Um abraço a todos, e obrigado.

Bem no teu caso o unico problema que tens é no

<?php
        ?>

Tas a errar o get

tens de fazer assim

$inscricao = $_GET['inscricao'];

Quanto a usares Sessions, neste caso axo um desperdicio de memoria, pois com o Get da variavel do link serve perfeitamente

cheires

Bem no teu caso o unico problema que tens é no

<?php
        ?>

Tas a errar o get

tens de fazer assim

$inscricao = $_GET['inscricao'];

Quanto a usares Sessions, neste caso axo um desperdicio de memoria, pois com o Get da variavel do link serve perfeitamente

Sim esse problema com o _GET foi erro meu mesmo.

O Get serve para passar de uma página para outra, e quando, na 2ª página o código php é continuo.

Como o meu código php está dividio em vários blocos dentro do html a variável passada não vai ser lida, ainda por cima porque a pretendo ler depois de carregar num botão (submeter um formulário).

Acho que as variáveis em php só existem dentro dos blocos de { } ou <?php ?> quando é terminado elas são eliminadas (penso eu que é assim).

Entretanto estava a complicar demais na resolução do meu problema.

A variável que pretendo aceder na 3ª página, iniciada na 1ª, vai para a sessão, e assim posso aceder-lhe quando necessitar.

As restantes, iniciadas na 2ª página, podem (e penso que devem) ser enviadas por POST ou GET, escolhi o POST mas é indiferente (no get os argumentos são passados no link à vista, no post não).

O que me estava a faltar é que, normalmente, executo todo o código do formulário (html) e o PHP que trata o formulário na mesma página, e estava a fazer o redireccionamento através do HEADER. Na tag de inicio do formulário foi só trocar o nome do ficheiro, e ficou o problema resolvido (pelo menos por agora :) ).

Abraço a todos

brunoais

Acho que as variáveis em php só existem dentro dos blocos de { } ou <?php ?> quando é terminado elas são eliminadas (penso eu que é assim).

Não é. Eu sei por experiência própria e segundo o que está no manual de instruções.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

herty

Sim esse problema com o _GET foi erro meu mesmo.

O Get serve para passar de uma página para outra, e quando, na 2ª página o código php é continuo.

Como o meu código php está dividio em vários blocos dentro do html a variável passada não vai ser lida, ainda por cima porque a pretendo ler depois de carregar num botão (submeter um formulário).

Entretanto estava a complicar demais na resolução do meu problema.

A variável que pretendo aceder na 3ª página, iniciada na 1ª, vai para a sessão, e assim posso aceder-lhe quando necessitar.

As restantes, iniciadas na 2ª página, podem (e penso que devem) ser enviadas por POST ou GET, escolhi o POST mas é indiferente (no get os argumentos são passados no link à vista, no post não).

O que me estava a faltar é que, normalmente, executo todo o código do formulário (html) e o PHP que trata o formulário na mesma página, e estava a fazer o redireccionamento através do HEADER. Na tag de inicio do formulário foi só trocar o nome do ficheiro, e ficou o problema resolvido (pelo menos por agora :) ).

Abraço a todos

Completamente errado, o php estando em blocos diferentes enquanto esta numa pagina vai ter sempre as memas variaveis...

Repara que consegues fazer isto

<?php
for ($i=0;$i<100;$i++){?>
<a href="link_<? echo $i; ?>">Link <? echo $i; ?>< /a>
<?php 
}
?>

Aqui consegues ver que independente dos blocos consegues passar as variavais e continuar o codigo anterior....

cheires

Não é. Eu sei por experiência própria e segundo o que está no manual de instruções.

Completamente errado, o php estando em blocos diferentes enquanto esta numa pagina vai ter sempre as memas variaveis...

Repara que consegues fazer isto

<?php
for ($i=0;$i<100;$i++){?>
<a href="link_<? echo $i; ?>">Link <? echo $i; ?>< /a>
<?php 
}
?>

Aqui consegues ver que independente dos blocos consegues passar as variavais e continuar o codigo anterior....

Agradeço a correcção aos dois.

Como disse, pensava que era assim, pois quando tento aceder à variavel php no inicio do html ela é imprimida.

Se tentar aceder à mesma variavel mais para o final do html ela já não é imprimida. Foi esta situação que me levou a concluir isso.

Neste caso a duvida está desfeita.

Então o facto de não conseguir imprimir a mesma variável na segunda situação descrita, terá a ver com outra qualquer situação.