Jump to content
andrefilipeport

Download Ficheiro da base de dados para o computador.

Recommended Posts

andrefilipeport

Olá povo,

é o meu primeiro topico aqui, neste forum conheci-vos atraves de um amigo..

eu estou a fazer um site, em php com ligaçoes a uma base de dados mysql,

Nese site, é possivel uma pessoa ao enviar a sua candidatura axexar o ficheiro de perferencia em formato PDF do seu corriculo vitae(esta parte ja esta a dar!!  ;)) ,, mas eu como admistrador quero ir a base de dados ler a informação dessa pessoa e "sacar" o ficheiro que ela enviou para o meu pc, para lelo posteriormente,

Alguem me pode ajudar com isso?? :cheesygrin:

Nao publiquei o codigo ate agora, pois nao estou no meu pc, assim que puder publicalo-ei para posterior analise

Cumprimentos

André

brunoais

Só confirmando:

Tu gravas o ficheiro pdf na base de dados?!?!?!?!

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

ruimcosta

Guardar o pdf na BD é possivel, utilizando um campo do tipo BLOB. Mas provavelmente ele grava na pasta e na BD guarda o caminho.

Digo eu...

Abraços e beijinhos,Rui Costa

brunoais

é possível mas é mau uso!

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

andrefilipeport

Sim estou a usar blob,,,

Esta numa tabela so para documentos enviados.

-------------------------

Basicamente vou explicar a situaçao:

- Eu sou o Fulaninho, candadito-me a empreza Y, prencho o formulario com os meus dados pessoais e escolares, no formulario existe uma opçao de anexo, para enviarmos o nosso curriculum vitae junto com a nossa candidatura. E finalizo.

Agora a parte do admistrador.

- Eu sou o admistrador Fulanão. Consulto a BD, vejo a entrada de uma nova candidatura, vejo os dados da pessoa, exporto esses dados para uma folha txt(eu quero fazer isto mas nao sei como!!! :bye2:),, e vejo o documento que ela enviou, e quero fazer o upload desse documento para o meu pc, para junta-lo numa pasta de possiveis candidatos , por exemplo.

---------------------------

Bem espero ter explciado mais ou menos o meu problema,

Tal como disse ainda nao editei o codigo pois nao estou no meu computador,

Cumprimentos

ruimcosta

Viva,

Não será melhor exportar os dados da pessoa para pdf? Biblioteca: www.fpdf.org

Em relação ao CV, qd a pessoa faz upload do doc, nao te esqueças de guardar tambem, o mime-type do documento e tamanho, para depois obteres os dados desse campo e ao exportar, inserires o header desse mesmo documento para nao haver problemas...

andrefilipeport

Viva,

Não será melhor exportar os dados da pessoa para pdf? Biblioteca: www.fpdf.org

é possivel eu exportar todas as informaçoes pesosais e escolares da pessoa, em PDF???

assim que puder vou publicar um pouco do codigo, embora ache que estou a tomar as medidas certas, estou apenas com um probleminha na parte da programaçao  :Drsrssrsrss,

M6

é possível mas é mau uso!

E porquê?

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

ruimcosta

Mau uso em que? Campo Blob?

Sinceramente tenho pouca experiência neste campo, mas ha cerca de 1 mes atras fiz uns testes, e guardei um ficheiro rar de 15 megas e aumentou a base de dados em cerca de 1MB ou nem isso. Por falares nisso vou pegar de novo na minha experiencia e voltar a fazer uns testes.

Em termos de segurança, penso ser mais seguro que ter os ficheiros numa pasta.

No caso de haver opiniões contrárias, penso que não é so mandar os bitaites de que não se deve usar... Diz-me porquê e aceitarei toda e qualquer crítica.

Em relação ao pdf, sim,  é perfeitamente possível, se quiseres coloca aqui um pouco de código para gerar um pdf. Onde trabalho utilizo bastante para emitir toda a documentação comercial (facturas, guias, recibos, etc)

brunoais

Correcto. Nessa parte concordo.

No entanto, segundo aulas de base de dados que tenho, ter informações dessas na base de dados cria problemas maiores de fragmentação, de velocidade (se não se usar indexação correcta), desorganização (YMMV) (ele disse mais q eu concordei na altura mas n me lembro bem. Acho q foi tb em relação à maneira cmo os DBMS tratam dados "crus")

ADD: Já me lembrei de uma outra parte. Os ficheiros da baes de dados devem ser o mais pequenos possível e mais simples possível para manter a velocidade rápida.

andrefilipeport

Em relação ao pdf, sim,  é perfeitamente possível, se quiseres coloca aqui um pouco de código para gerar um pdf. Onde trabalho utilizo bastante para emitir toda a documentação comercial (facturas, guias, recibos, etc)

Eu estou a desenvolver um site programado em php , ligado a uma base de dados mysql.

Se me puderes ajudar neste parte , de converter os dados que estao na base de dados, na tabela das candidaturas para um ficheiro PDF , seria OTIMO!!!  :(  .

Tal como disse publicarei, em breve(assim que possa  :) ) , o codigo, pois amaha tenho exame,

Agradeço toda a ajuda prestada!!

brunoais

O melhor, na minha opinião, é gravar os ficheiros cmo são ("as is") numa pasta (claro que é preciso usar a segurança apropriada com o .htaccess ou equivalente) e gravar o caminho para eles na DB. Mas ter cmo blob na DB tb dá (mm q n goste disso).

softklin

Sobre a questão de guardar as imagens numa base de dados ou não, existe um tópico interessante sobre isso:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=34339

Existe lá um link (acabei de actualizar) em que engenheiros da Oracle mostram situações onde guardar imagens ou outros documentos binários na base de dados se torna vantajoso.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

ruimcosta

este exemplo, depois de sacares a biblioteca de http://www.fpdf.org, abre o pdf no browser:

<?php

/* invoca a biblioteca do FPDF: http://www.fpdf.org */
require_once "fpdf16/fpdf.php";

// Caminho para a pasta que tem as fontes que pretendes utilizar.
//Caso queira utilizar uma fonte que não exista nessa pasta basta copiar de c:\windows\fonts para aqui:
define('FPDF_FONTPATH','fpdf16/font/');

// Cria uma instância da classe PDF, com o tipo de "folha"""
$pdf = new FPDF("P","cm", array(21, 29.9));
$pdf->Open();
$pdf->AddPage();

// Propriedades do ficheiro
$pdf->SetAuthor('Rui Costa');
$pdf->SetTitle('Teste de criação de pdf');
$pdf->SetMargins(0,0,0);

// neste caso escolho o Arial, a negrito tamanho 10
$pdf->SetFont('Arial','B',10);

// Tens sempre de especificar as coordenadas X/Y onde queres escrever.
// Da trabalho, mas com um resultado excelente
$pdf->setXY("0.5", "2.7");
$pdf->Cell( 0, 0, "Meu 1º teste");

// Mostra o pdf no ecrã
$pdf->Output("Documento","I");
?>

Agora claro está que tens de obter das tabelas a informação que precisas definir corrdenadas XY e colocar a info onde queres....

ruimcosta

Sobre a questão de guardar as imagens numa base de dados ou não, existe um tópico interessante sobre isso:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=34339

Existe lá um link (acabei de actualizar) em que engenheiros da Oracle mostram situações onde guardar imagens ou outros documentos binários na base de dados se torna vantajoso.

Obrigado pelo pdf, embora nunca tenha pesquisado sobre vantagens/desvantagens entre guardar ficheiros na BD ou no "Disco", neste caso que se trata de CV (informação confidencial), penso ser mais adequado serem guardados no dito BLOB, aumentando assim o nível de segurança (isso já dependerá do programador).

M6

Mau uso em que? Campo Blob?

Sinceramente tenho pouca experiência neste campo, mas ha cerca de 1 mes atras fiz uns testes, e guardei um ficheiro rar de 15 megas e aumentou a base de dados em cerca de 1MB ou nem isso. Por falares nisso vou pegar de novo na minha experiencia e voltar a fazer uns testes.

Tipicamente em campos com informação muito grande essa informação não é guardada na própria tabela mas ao lado.

Por isso a tabela não cresceu muito.

Bem, isso já poderá ser discutível, mas à priori sim.

Embora essa seja uma estratégia bastante usada também.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

ruimcosta
Tipicamente em campos com informação muito grande essa informação não é guardada na própria tabela mas ao lado.

Por isso a tabela não cresceu muito.

Não fiz grandes testes, mas achei curioso a redução de tamanho, pelos vistos irreal. Já agora, podes esclarecer-me a parte de "ao lado" ?

M6

O melhor, na minha opinião, é gravar os ficheiros cmo são ("as is") numa pasta (claro que é preciso usar a segurança apropriada com o .htaccess ou equivalente) e gravar o caminho para eles na DB. Mas ter cmo blob na DB tb dá (mm q n goste disso).

Os BLOBs e afins foram criados precisamente para não ser necessário usar esse tipo de artimanhas.

Além disso a segurança não passa exclusivamente pelos acessos externos mas também pelos acessos internos, i.e., nem toda a gente que está na rede deve ter acesso a esses ficheiros.

Mais, não é possível efectuar pesquisas sobre essa informação quando ela está guardada fora da base de dados, algo que é muito comum quando se tem um text/long varchar e afins.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

Não fiz grandes testes, mas achei curioso a redução de tamanho, pelos vistos irreal. Já agora, podes esclarecer-me a parte de "ao lado" ?

Tipicamente são fisicamente guardados noutros ficheiros/tabelas em disco ao lado da estrutura normal da base de dados.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

andrefilipeport

Eu vou criar 2 tabelas tambem tipo:

na tabela candidaturas ficam as informaçoes das pessoas, e tem um campo docanexado, que se vai ligar a tabela uploads  atraves do id ,,

é asim que vou fazer o que acham?