Jump to content
Sign in to follow this  
David Rego

Dúvida em exercício com números primos

Recommended Posts

David Rego

Boa noite!

Estava a resolver exercícios em c e tenho dúvidas em resolver o seguinte exercício:

A conjectura de Goldbach, um matemático do século XVIII, afirma que qualquer número par (superior a 4) é igual à soma de dois números primos.

Exemplos:

80 = 7 + 73; 34 = 3 +31; 1256 = 7 + 1249

Desenvolva uma função que receba como argumento um número inteiro par, superior a 4, e escreva no monitor os dois números primos que verificam a referida afirmação. A função devolve 1, no caso de ter encontrado os dois números primos. Se não encontrar (o que é improvável, uma vez que ninguém conseguiu provar que a conjectura é falsa), devolve 0.

Alguém sabe como fazer isto?

Cumps

Tsubas

Mas qual é mesmo a dúvida????

1- Deverás ter uma função que encontro todos os números primos inferiores ao número que recebes

2- Deves encontrar uma de somando os dois numeros dar o numero que inseriste

A meu ver a melhor forma é começar por apanhar o 1º numero primo menor que o inserido e ver se "inserido-maior num primo = numero primo"  se isto se verificar já sabes quais são os 2 números

Atenção que isto é assim visto à pressa, não sei se será a melhor forma  ;)

Localhost

Se queres mesmo aprender algumas coisas com este exercício o melhor que tens a fazer é preencheres um vector com todos os números primos de 1 até n, onde n é o número passado como argumento à função, utilizando o Crivo de Eratóstenes e depois fazeres dois ciclos (criando todas as somas possíveis) em relação a esse vector. A cada passo nos ciclos verificas se a soma dos dois elementos que estão a ser percorridos é igual a n.

here since 2009

Tsubas

A dar o exercicio resolvido assim, ele fica na mesma, sem saber como o devia fazer lalalal

Localhost

Mais um tópico que poderia ter um conteúdo interessante para toda a gente que visitasse o p@p estragado.

Um sincero obrigado @Super Oliks.

here since 2009

anolsi

@Super Oliks, o Tsubas e o Localhost têm razão. O objectivo do fórum não é fazer trabalhos de casa. É ajudar a perceber dúvidas que os utilizadores tenham.

@Daniel Rego, para a próxima coloca dúvidas e não exercícios a pedirem para serem resolvidos.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

David Rego

Boa noite mais uma vez!

Para que não fiquem com ideias erradas, acabei por resolver o exercício e nem sequer cheguei a pegar no código do link que o rapaz postou.

Aqui fica a minha resolução.

int verificaprimo(int n){
int i,a=0;

for(i=1;i<=n;i++){
if(n%i==0)
	a++;
}
if(a==2){
return 1;
}
else
return 0;
}

void main(){

int num,res,i,aux,aux1;
do{
system("cls");
printf("Introduza um numero:");
scanf("%d",&num);
}while(num<=4 || num%2!=0);

for(i=1;i<=num;i++){
res=verificaprimo(i);
if(res==1){
	aux=num-i;
	if(verificaprimo(aux)==1){
		printf("Soma de primos: %d + %d = %d\n",aux,i,num);
		break;
	}
}
}

}

Abraço!

Super Oliks

me desculpem, por ter postado o link, não era a minha intenção prejudicar o tópico, mas é porque lá tinha a lógica de programação e também a resolução do exercício, mais uma vez desculpe-me e isso não vai se repetir.  :down: