Jump to content
brunoais

Positioning de divs

Recommended Posts

brunoais

Eu estou a desenvolver um site que funciona com o posicionamento em 4 paineis do tipo:

TOP, LEFT, RIGHT, BOTTOM.

O meu objectivo é fazer a página de modo a que o menu (LEFT) esteja sempre à esquerda do conteúdo principal (RIGHT) e que:

O menu tenha tamanho adaptável ao tamanho da janela do browser

O conteúdo tenha tamanho adaptável ao tamanho da janela do browser.

Ambos têm, tb, limites máximos e mínimos de tamanho.

Para concretizar isto eu usei, em CSS:

Para o menu:

float:left;
width:20%;
max-width:300px;
min-width:100px;

Para o conteudo:

width:80%;
max-width:1000px;
min-width:300px;

Problema: A partir de um certo tamanho da janela do browser (quando eu estou a diminuir o tamanho na horizontal) o conteudo vai para debaixo do menu. Isso não é suposto acontecer.

Já estive a ver tutorials e outras ajudas em relação a este assunto mas todos eles só mostram código para o painel do lado esquerdo de tamanho fixo.

Ajuda, por favor....

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado
Problema: A partir de um certo tamanho da janela do browser (quando eu estou a diminuir o tamanho na horizontal) o conteudo vai para debaixo do menu. Isso não é suposto acontecer.

A partir de que tamanho do browser é que isso acontece? É que a partir de 400px para baixo, é suposto acontecer, da forma que tens a CSS...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

O que é que eu tenho que alterar no CSS para que não aconteça?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

Se não quiseres mesmo que isso aconteça, tens de colocar um div contentor à volta desses, onde o min-width seja igual à soma dos min-width interiores. Adicionalmente, para evitar que os interiores "saltem fora", tens de dar a esse contentor um position: absolute;.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Já tentei... Não funciona correctamente.

Quando é em fullscreen ele afasta demasiado o RIGHT do LEFT.

Quando é demasiado pepqueno o RIGHT entra em overlapping com o LEFT.

+! O BOTTOM sobe até ao TOP misturando-se com o RIGHT e com o LEFT.

Soluções?

mjamado

Tens CSS a menos para responder a tantas questões...

Seja como for, a estrutura deverá ser:

<div id="container">
  <div id="left"></div>
  <div id="right"></div>
  <div id="left"></div>
  <div id="right"></div>
</div>

Depois, e só agora reparei as proporções 300/100 e 1000/300 não correspondem ao 80/20 das percentagens. Tens de ser coerente, senão vais acordar muitos dragões...

Finalmente, não te esqueças de fazer o clear às div da direita. Assumi que assim fosse, mas o que é certo é que não está no teu CSS...

brunoais

bem....

div.container {
width:100%;
margin:0px;
min-width:500px;
}
div.top {
position:static;
left:0px;
top:0px;
clear:left;
padding:0.5em;
clear:left;
}
div.middle{
position:relative;
min-width:500px;
}
div.left {
position:relative;
width:20%;
max-width:300px;
}
div.right {
position:absolute;
right:0px;
width:80%;
max-width:900px;
clear:right;
}
div.bottom {
position:static;
left:0px;
clear:both;
}

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">
<html>
<head>
	<link type="text/css" href="css/layout.css" rel="stylesheet" />
</head>
<body>
<div class="container">
	<div class="top"></div>
	<div class="middle">
		<div class="left">left</div>
		<div class="right">right</div>
	</div>
	<div class="bottom"></div>
</div>
</body>
</html>

mjamado

Ora bem, várias coisas, até porque eu tinha interpretado mal o teu design:

[*]a div container, se não precisas dela para mais nada, está a mais;

[*]o position: static; não serve para nada, visto que esse já é o posicionamento por defeito de qualquer elemento;

[*]os left, top, right e bottom só servem para elementos com posicionamento absoluto ou relativo;

[*]com esse design em concreto, nenhuma classe precisa de clear;

[*]como queres que todo o design seja elástico, é conveniente definir as larguras (em percentagem, máximas e mínimas) das classes top, middle e bottom, em concordância com o resto;

[*]como já tinha dito, o elemento que alberga os elementos flutuantes tem de ter as mesmas larguras (em percentagem, máxima e mínima) do total das larguras dos elementos interiores;

[*]para forçar o elemento que contém flutuantes a acompanhá-los em altura, é preciso um overflow, tanto o auto como o hidden servem (nota que o hidden nunca mostra barras de deslocamento, se forem necessárias - neste caso, nunca são);

[*]os elementos flutuantes, por definição, não têm posicionamento (a menos que seja o absolute, e apenas para forçar o box-model a comportar-se devidamente) - muito menos, dois elementos um ao lado do outro com posicionamentos díspares, sendo que um deles, apesar de flutuante, até medidas de posicionamento tinha;

[*]finalmente, e tal como já tinha dito, tens que fazer com que a bota bata com a perdigota ao nível das medidas: 100+100 != 500, 300/900 != 20/80 e por aí fora. Isto depois dá granel ao reduzir.

CSS corrigida:

div.top,
div.bottom,
div.middle
{
width: 100%;
min-width: 200px;
max-width: 1200px;
}

div.middle
{
overflow: auto;
}

div.left
{
float: left;
width: 25%;
max-width: 300px;
min-width: 50px;
}

div.right
{
width: 75%;
max-width: 900px;
min-width: 150px;
}

HTML corrigido:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">
<html>
<head>
<link type="text/css" href="css/layout.css" rel="stylesheet" />
</head>
<body>
<div class="top">Top</div>
<div class="middle">
	<div class="left">left</div>
	<div class="right">right</div>
</div>
<div class="bottom">Bottom</div>
</body>
</html>

brunoais

Se eu pozer

max-width: 1200px; a max-width: 1215px;

e por o right com o padding:

padding:0px 0px 0px 15px;

Ele volta a deixar de funcionar (o right fica debaixo do menu). Algo que esteja em falta?

mjamado

Não falta nada. O box-model é que é contra-intuitivo para quem não está habituado...

Por exemplo: com width: 100px; margin: 10px; border: 1px; padding: 10px;, que largura é que este hipotético elemento ocupa no elemento-pai? A resposta seria, intuitivamente, 100px. Afinal, a largura está ali definido. Mas não, a largura desenhada é 100 + (10 x 2) + (1 x 2) + (10 x 2) = 142px. Logo, se o contentor reservasse apenas 100px a contar com o tamanho do filho, ia dar granel...

Voltando ao teu problema: se queres dar padding, tens de subtrair, e não somar, à largura original.

brunoais

Voltando ao teu problema: se queres dar padding, tens de subtrair, e não somar, à largura original.

A largura original está em em %. Como é que eu subtraio?

O objectivo final do aspecto é:

div.top,
div.bottom,
div.middle{
width: 100%;
min-width: 200px;
max-width: 1200px; 
}

div.middle{
overflow: auto;
 padding:10px 0px 0px 0px; 
}

div.left{
padding:0px 0px 0px 5px;
width: 25%;
max-width: 300px;
min-width: 50px;
}

div.right{
padding:0px 0px 0px 15px; 
width: 75%;
max-width: 900px;
min-width: 150px;
}
div.bottom{
padding:15px 0px 0px 0px;
}

(assim cmo está agora não funciona. O RIGHT fica por baixo do LEFT em janelas mais pequenas.)

Já andei a trabalhar com os máximos e com os mínimos mas sem sucesso. Parece ser das % para os tamanhos. Ideias, por favor.

mjamado

Ah, claro, não podes misturar percentagens e pixels e esperar que bata certo... ;)

Ou tens designs elásticos, ou tens designs pixel-perfect: não podes ter os dois, duma forma, digamos, normal.

Existe uma maneira, que é mudar o box-model para contar a partir do exterior das borders, englobando, assim, todas as medidas dentro da width. No entanto, o suporte ainda é tremido, sobretudo em browsers antigos, por isso aplica isto com um grãozinho de sal...

div.left,
div.right
{
    /* IE e Opera */
    box-sizing: border-box;
    /* Firefox */
    -moz-box-sizing: border-box;
    /* Chrome e Safari */
    -webkit-box-sizing: border-box;
}

brunoais

O código funciona! (testei com o google chrome, Opera & FF), obg

Existe uma maneira, que é mudar o box-model para contar a partir do exterior das borders, englobando, assim, todas as medidas dentro da width. No entanto, o suporte ainda é tremido, sobretudo em browsers antigos, por isso aplica isto com um grãozinho de sal...

Q grão de sal?

BTW: Há alguma maneira de limitar o tamanho do LEFT (na horizontal) ao tamanho do texto que ele tem?

O que eu quero é que ele ocupe segundo a regra:

>= ao tamanho mínimo E

<= ao tamanho do texto (em largura) OU <= ao tamanho máximo OU = à percentagem de espaço destinado  (depende de qual é o menor valor)

Se não há maneira, tb não incomoda. Assim cmo está já é cmo eu quero.

Se não há tb n importa.

mjamado
Q grão de sal?

É uma expressão idiomática; é para teres cuidado, e testares em browsers antigos também...

BTW: Há alguma maneira de limitar o tamanho do LEFT (na horizontal) ao tamanho do texto que ele tem?

Existir, existe quase de certeza; provavelmente, envolverá JS com força, porque tem de se medir a tipografia - o que não é linear entre os vários browsers, além de teres de forçar a não-quebra das linhas de texto, e por aí fora... Eu não aconselho, é demasiado trabalho e processamento no cliente para um detalhe de somenos importância.

brunoais

É uma expressão idiomática;

Até aí eu tinha chegado (n fazia sentido levar à letra)

é para teres cuidado, e testares em browsers antigos também...

Era esta a resposta q queria. Eu terei cuidado até ao firefox 2.5 (já n há suporte para versões anteriores) se bem q ainda n testei com o FF4b.

Existir, existe quase de certeza; provavelmente, envolverá JS com força, porque tem de se medir a tipografia - o que não é linear entre os vários browsers, além de teres de forçar a não-quebra das linhas de texto, e por aí fora... Eu não aconselho, é demasiado trabalho e processamento no cliente para um detalhe de somenos importância.

Então não vale mm a pena.