Jump to content
FDomingos

Co-Fundador da Apple Revela Desgosto Com Estratégia da Empresa

Recommended Posts

FDomingos
Citação
Steve Wozniak, um dos co-fundadores da Apple, revelou que a utilização de computadores deve ser livre e aberta e crê que todos os programadores têm o direito de poder executar, por exemplo, as suas próprias aplicações nos seus equipamentos.

Esta é uma critica clara à plataforma Apple que fecha todas as portas possíveis e que só permite a instalação de aplicações a partir da App Store nos iPhone's e iPad's.

Wosniak foi ainda mais longe e afirma que a Internet tem de ser livre, e que esse esse espaço pertence ao utilizador, nenhuma país tem o direito de regular essa ferramenta. O engenheiro disse ainda que é necessário protestar e lutar porque este é um direito do utilizador.

[...]

http://wintech.com.pt/content/view/8957/1/

M6

Se ele queria que as coisas fossem assim não devia ter abandonado o barco mas sim tomado as rédeas.

Agora é demasiado tarde para chorar sobre o leite derramado...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

mjamado
Se ele queria que as coisas fossem assim não devia ter abandonado o barco mas sim tomado as rédeas.

Agora é demasiado tarde para chorar sobre o leite derramado...

Estás a ser injusto para com o Mighty Woz - ele anda a dizer isso desde o fim do Apple II... O problema foi que ele nunca teve rédeas nenhumas, e acaba por sair da empresa ainda antes do Steve Jobs - e depois nunca mais quis voltar.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

M6

mjamado, não estou a ser injusto porque ele saiu pelo seu próprio pé, por decisão sua.

Foi ele que saiu da Apple, não foi a Apple que o mandou embora...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

mjamado
mjamado, não estou a ser injusto porque ele saiu pelo seu próprio pé, por decisão sua.

Claro, mas porquê? Ele nunca mandou nada, a questão é essa.

Ele esteve de baixa por causa daquele estúpido acidente de avião, e quando voltou aquilo já estava uma bandalheira; vendo que ninguém punha a mão naquilo, querias que fizesse o quê? É só isso que estou a dizer; acho que a decisão dele foi acertada, ao ter-se dissociado da Apple naquela altura, e verbalizou a preocupação em relação ao futuro - que se veio a confirmar.

Não é uma preocupação de resultados empresariais - os accionistas discordariam, claro - mas sim, digamos, moral. Não era nada disto que ele queria quando foi arrastado a fundar a Apple.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

bubulindo

Estás a ser injusto para com o Mighty Woz - ele anda a dizer isso desde o fim do Apple II... O problema foi que ele nunca teve rédeas nenhumas, e acaba por sair da empresa ainda antes do Steve Jobs - e depois nunca mais quis voltar.

Provavelmente por causa disto:

O co-fundador da Apple disse ainda nesta palestra, realizada na Campus Party do Brasil, que quando esteve na HP e na Apple nunca quis assumir outros cargos mais importantes preferindo, sim, manter-se a desenhar computadores e a criar aplicações, tarefas que pretende assumir até ao fim da sua vida.

É que nunca teve rédeas. Afinal de contas ele estava lá no início e se realmente quisesse, teria tomado parte das rédeas. Ou não?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

mjamado
É que nunca teve rédeas. Afinal de contas ele estava lá no início e se realmente quisesse, teria tomado parte das rédeas. Ou não?

Há toda uma dinâmica social e inter-pessoal entre Woz e Jobs, que não podemos pôr de parte. Além disso, no início, era exactamente como previsto, e era tudo lindo. A coisa começou a descarrilar com mais violência a partir do Lisa e do Mac.

Olhem, vejam este filme, e depois (mas só depois), a espécie de FAQ sobre o mesmo, pelo Woz em pessoa.

M6

Claro, mas porquê? Ele nunca mandou nada, a questão é essa.

A questão é que ele nunca quis mandar.

É um engenheiro de profissão e de coração. Mesmo quando era dono da Apple ele sempre se afastou da gestão e sempre se dedicou à engenharia.

Ele não foi afastado, afastou-se por decisão própria, o que é diferente.

Ele esteve de baixa por causa daquele estúpido acidente de avião, e quando voltou aquilo já estava uma bandalheira; vendo que ninguém punha a mão naquilo, querias que fizesse o quê?

Que tal usar as suas acções para mandar na empresa?

É que assim de repente lembro-me que ele era um dos sócios fundadores e que tinha acções da empresa que lhe davam direito de voto e tudo...

Mas preferiu a solução mais fácil: desistir...

É só isso que estou a dizer; acho que a decisão dele foi acertada, ao ter-se dissociado da Apple naquela altura, e verbalizou a preocupação em relação ao futuro - que se veio a confirmar.

Não é uma preocupação de resultados empresariais - os accionistas discordariam, claro - mas sim, digamos, moral. Não era nada disto que ele queria quando foi arrastado a fundar a Apple.

E é isso que não compreendo.

Ele afastou-se, tudo bem que expressou a sua opinião, mas as suas acções passadas não lhe permitem atacar moralmente a Apple.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

Há toda uma dinâmica social e inter-pessoal entre Woz e Jobs, que não podemos pôr de parte. Além disso, no início, era exactamente como previsto, e era tudo lindo. A coisa começou a descarrilar com mais violência a partir do Lisa e do Mac.

Olhem, vejam este filme, e depois (mas só depois), a espécie de FAQ sobre o mesmo, pelo Woz em pessoa.

Sim.

Não podemos esquecer a quantidade de vezes que o Jobs enganou e Wozniak.

Será que o Wozniak era/é tão ingénuo que pensava que o Jobs não moldaria a empresa à sua maneira?

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

O homem queria era criar, não fazer parte de um sistema .. Acho que fez bem em "abandonar o barco".

Não é isso que está em causa. Ele decidiu como bem entendeu.

Mas moralmente, depois de abandonar o barco e não tendo mais nada a ver com a empresa além de um passado em conjunto, não a deve atacar porque não fez nada para impedir que tal acontecesse.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

mjamado

M6, vê lá aquilo que eu escrevi atrás e considera a dinâmica Woz - Jobs. Ainda hoje Woz diz "a Apple" e nunca "Steve Jobs". Como te sentias se tivesses que criticar um amigo de infância?

Desistir foi o que ele fez de melhor, tendo até em consideração o que aconteceu depois, quando demitiram Jobs.

Mais duas notas...

Quando a empresa ficou pública, Woz ofereceu muitas das suas acções, nomeadamente a colaboradores mais antigos, o que minou qualquer voto preponderante que pudesse vir a ter.

Além disso, Woz nunca "saiu" da Apple - depois do acidente de avião, penso que esteve de fora durante um ano ou dois, a estudar e a fazer outras coisas, depois voltou como engenheiro, depois voltou a sair, mas sempre recebeu um pequeno "ordenado" da Apple, que ainda hoje recebe, se não estou em erro.

M6

M6, vê lá aquilo que eu escrevi atrás e considera a dinâmica Woz - Jobs. Ainda hoje Woz diz "a Apple" e nunca "Steve Jobs". Como te sentias se tivesses que criticar um amigo de infância?

Sentir-me-ia mal se o tivesse de criticar e ficasse calado.

E fa-lo-ia, como já fiz, em privado.

Desistir foi o que ele fez de melhor, tendo até em consideração o que aconteceu depois, quando demitiram Jobs.

Mais duas notas...

Quando a empresa ficou pública, Woz ofereceu muitas das suas acções, nomeadamente a colaboradores mais antigos, o que minou qualquer voto preponderante que pudesse vir a ter.

Além disso, Woz nunca "saiu" da Apple - depois do acidente de avião, penso que esteve de fora durante um ano ou dois, a estudar e a fazer outras coisas, depois voltou como engenheiro, depois voltou a sair, mas sempre recebeu um pequeno "ordenado" da Apple, que ainda hoje recebe, se não estou em erro.

Portanto, além de fugir ainda cospe no prato da sopa! Bonito... :)

Para mim é simples: ou tens interesse na coisa e vais à luta ou desistes e avanças com a tua vida.

Neste caso houve uma desistência que parece ter alguma arrependimento...

A única coisa que digo é que se Wozniak queria outra coisa devia ter ido à luta. Como não foi, devia ter seguido a sua vida em vez de mandar postas de pescada a dizer como gostaria de ver as coisas...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

mjamado
A única coisa que digo é que se Wozniak queria outra coisa devia ter ido à luta. Como não foi, devia ter seguido a sua vida em vez de mandar postas de pescada a dizer como gostaria de ver as coisas...

Oh, M6, quem ler só isto até fica a pensar que o homem disse que a Apple é o mal incarnado...  :)

Lê lá o que ele disse: não achas que são pontos perfeitamente válidos, que muitos de nós, até aqui no fórum, já defendemos? Claro que uma das leituras é o "coice" à Apple, pela sua política em relação à AppStore, mas será apenas, ou até fundamentalmente, isso?

M6

Acho que o homem tem direito à sua opinião.

Mas não tem moral para indicar qual o rumo que a empresa deveria ter...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

yoda

Acho que o homem tem direito à sua opinião.

Mas não tem moral para indicar qual o rumo que a empresa deveria ter...

Como herdeiro da cultura new-hippie, isto cai-me bastante mal.

Entendo o teu ponto, em que ele podia ter contribuído para que a Apple toma-se um rumo diferente, mas seria provavelmente um "1 contra todos", e o tempo dos sacrifícios humanos em prol da evolução já lá vai. Nem todos somos feitos da mesma fibra.

Agora, defendo que o castigo só faz sentido se houver oportunidade(s) para demonstrar evolução. Pode não ter agarrado a oportunidade na altura, mas não desistiu dos ideais, e aquilo que defende é, a meu ver, importante. Há coisas na vida mais importantes, em certas fases, que a viabilidade prática ou crenças populares. Suportar uma ideia com altos valores morais é hoje, e cada vez mais, importantíssimo.

M6

Como herdeiro da cultura new-hippie, isto cai-me bastante mal.

Bem vindo ao mundo real! :)

Entendo o teu ponto, em que ele podia ter contribuído para que a Apple toma-se um rumo diferente, mas seria provavelmente um "1 contra todos", e o tempo dos sacrifícios humanos em prol da evolução já lá vai. Nem todos somos feitos da mesma fibra.

É muito mais fácil desistir e criticar do que ficar e lutar...

É um facto de que nem todos somos feitos da mesma fibra, mas também é um facto de que neste caso não há moral para criticas...

Agora, defendo que o castigo só faz sentido se houver oportunidade(s) para demonstrar evolução. Pode não ter agarrado a oportunidade na altura, mas não desistiu dos ideais, e aquilo que defende é, a meu ver, importante. Há coisas na vida mais importantes, em certas fases, que a viabilidade prática ou crenças populares. Suportar uma ideia com altos valores morais é hoje, e cada vez mais, importantíssimo.

Não se trata de castigo nenhum.

Trata-se do próprio se ter demitido de lutar pelo rumo que idealizava para a empresa.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

yoda

Bem vindo ao mundo real! :)

Daqui a uns anos falamos sobre isso.

Não se trata de castigo nenhum.

Trata-se do próprio se ter demitido de lutar pelo rumo que idealizava para a empresa.

E agora? Está condenado a ter de "baixar a bolinha" sempre que pense algo que possa ser relacionado com a Apple? Repara que a notícia "defende" que ele criticou a Apple, mas aquilo que me pareceu ser a intenção dele foi uma crítica aberta ao sistema actual de um modo geral .. e que por acaso assenta bem a luva à Apple, sorry fanboys mas é verdade.

O que ele defende é importante, e deve ser levado em consideração / explorado mais a fundo, na minha opinião. Fora desses pseudo-moralismos (e isto deve cair mal a alguém mas tou-me a lixar para essa cultura retrógada que anda nas ruas), o ser humano é livre de se expressar, e cedo aprendi que até o nosso maior inimigo nos tem algo de útil a ensinar.

Se o homem não se expressa-se, perdiam-se certamente muitas almas hoje inspiradas e com pro-actividade para materializar a mudança. A verdade, os altos ideais, devem ser públicos e incentivados, descartanto esses pseudo-moralismos egoístas.

M6

Daqui a uns anos falamos sobre isso.

Quando quiseres. :)

Define a data que eu registo no meu calendário...

E agora? Está condenado a ter de "baixar a bolinha" sempre que pense algo que possa ser relacionado com a Apple?

Não.

Pode continuar a expressar a sua opinião e pode inclusive continuar a mandar postas de pescada...

E até pode tentar lutar para tomar o controlo da coisa, mas se não o fez nos anos 80, duvido que o faça agora...

Repara que a notícia "defende" que ele criticou a Apple, mas aquilo que me pareceu ser a intenção dele foi uma crítica aberta ao sistema actual de um modo geral .. e que por acaso assenta bem a luva à Apple, sorry fanboys mas é verdade.

Pois, a intenção "parece" mas quem foi visado de forma clara foi a Apple!

Não me parece que tenha sido inocente este discurso...

O que ele defende é importante, e deve ser levado em consideração / explorado mais a fundo, na minha opinião. Fora desses pseudo-moralismos (e isto deve cair mal a alguém mas tou-me a lixar para essa cultura retrógada que anda nas ruas), o ser humano é livre de se expressar, e cedo aprendi que até o nosso maior inimigo nos tem algo de útil a ensinar.

Se o homem não se expressa-se, perdiam-se certamente muitas almas hoje inspiradas e com pro-actividade para materializar a mudança. A verdade, os altos ideais, devem ser públicos e incentivados, descartanto esses pseudo-moralismos egoístas.

Sim, sim. Bonito moralismo e blá-blá-blá, mas o que fica mesmo para a história são os actos.

O Wozniak ficou na história pelo que fez, e não vai ficar pelo que queria ter feito e muito menos pela forma como gostaria de ver a Apple...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"