Jump to content
Tharis

Forbes: America Is Losing Edge In Innovation

Recommended Posts

Tharis

Queria trazer-vos aqui um artigo que achei muito interessante.

http://blogs.forbes.com/ciocentral/2011/01/20/danger-america-is-losing-its-edge-in-innovation/

Não tenho intenção de falar sobre os EUA, mas sobre o nosso caso, já que o panorama descrito não se restringe aos EUA, aplicando-se muito bem, de facto, a Portugal. Concordo, se não a 100%, muito lá próximo, com o autor do artigo e portanto gostaria de saber outras opiniões.

Já houve inúmeros tópicos relacionados com isto, nomeadamente um concorrido na secção de Matemática. No entanto, queria saber as opiniões de todos, sem focar apenas num dos pontos como a Matemática.

Cumps

Tharis

apocsantos

Boa tarde,

Li avidamente o artigo, e constatei que afinal a minha ideia talvez não fosse assim tão errada.

Efectivamente não são só os Estados Unidos da América, que estão a ficar "para traz" em termos de investigação e desenvolvimento, nem tão pouco em educação, em matemática, ciências e outras disciplinas. Portugal está nesse mesmo caminho.

Reparei já à algum tempo que cada vez mais artigos técnicos que leio são escritos por pessoas de países como a India e Israel. Inicialmente não dei grande importância à nacionalidade de quem escrevia as coisas, mas comecei a reparar que de à uma década a esta parte, cada vez menos artigos técnicos e científicos são escritos por "Americanos".

A tecnologia que compramos, se formos a ver é quase toda desenvolvida e construída noutros países que não os US. Não creio que seja apenas pela mão de obra mais barata, mas porque esses países apostaram fortemente na educação, e na pesquisa e desenvolvimento.

Na Europa apesar de tudo ainda existe algumas áreas a crescer a um bom ritmo, exemplo disso é a ARM, conhecida pelos seus processadores, de baixo consumo energético e alto rendimento. Desenvolve uma tecnologia, ao invés de produzir um produto final. Desenvolve a Arquitectura ARM-RISC e licencia-a a outras empresas. Se repararmos quase todos os "gadgets" que não dispensamos, desde telemóveis a outros equipamentos, utilizam processadores ARM.

Depois de ler todo o artigo eu pessoalmente conclui que o futuro é o desenvolvimento de algo novo, e não a "constante re-invenção da roda". Isso está de total acordo com a teoria da evolução de Charles Darwin. Não creio que as economias do futuro, sejam tão dependentes dos produtos petrolíferos como actualmente, pois o petróleo é um recurso esgotável e a esgotar-se. Creio que será mais dependente do desenvolvimento capaz de fazer e da inovação capaz de criar.

Recordo-me de ler numa publicação "a espécie Humana não sobreviveu à evolução por ser a mais forte ou a mais inteligente, mas a que melhor se soube adaptar". Na minha opinião isto é efectivamente um facto irrefutável. Como a história tende em repetir-se ciclicamente, se parar-mos ou abrandarmos a pesquisa e desenvolvimento, paramos ou abrandamos a capacidade de criar, de inovar e de adaptar. Como tal perdemos "a liderança".

Contrariamente aos que a maioria dos aficionados da matemática poderia pensar, eu penso que não se deva apostar só mais fortemente no ensino da matemática, mas também nas artes, pois matemática e artes combinam-se muito bem para "desenvolver a capacidade criativa" dos Humanos.

Pessoalmente e enquanto "céptico nato" acredito em tudo o que a matemática e a física possam explicar. Ainda assim recordo-me que só comecei a gostar de física quando me começaram a mostrar aplicações praticas para a matéria que me estavam a "debitar", tal como para a matemática.

Ainda assim tenho mais dificuldade em fazer a parte "gráfica" de um programa, do que fazer os seus algoritmos de calculo.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"