Jump to content
fakada

Resolver as eleicoes com 10 euros :)

Recommended Posts

fakada

Boas pessoal,

nao sei se vos aconteceu o mesmo, mas em dia de eleicoes consultar os cadernos eleitorias no site do ministerio é tarefa dificil...

Vejam este post de como resolver Um problema tao simples com apenas 10 euros :) Interessante abordagem B)

http://www.beyondoracle.com/2011/01/23/solving-portuguese-elections-with-10-euros/

Concordam que com 10 euros seria possivel resolver algo deste genero?

Cumps

softklin

Isso não é bem assim, são 10 euros por dia. E para além disso, isso é apenas para resolver um problema pontual de acesso ao site. Eu, por exemplo, consultei o meu número de eleitor há uma semana atrás, e fi-lo sem problemas. Claro que em hora de ponta, é um risco real o servidor não estar preparado.

Achas que é rentável alugar uma máquina dessas apenas por causa de um dia? (sim, porque um aluguer assim não creio que seja possível apenas para um dia).

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Cynary

Isso não é bem assim, são 10 euros por dia. E para além disso, isso é apenas para resolver um problema pontual de acesso ao site. Eu, por exemplo, consultei o meu número de eleitor há uma semana atrás, e fi-lo sem problemas. Claro que em hora de ponta, é um risco real o servidor não estar preparado.

Achas que é rentável alugar uma máquina dessas apenas por causa de um dia? (sim, porque um aluguer assim não creio que seja possível apenas para um dia).

Para este caso é rentável visto sim, ser possível alugar esses serviços para apenas um dia :) -- são chamados os serviços cloud ...

Por exemplo, conheço uma empresa que aluga serviços cloud separadamente, podendo apenas alugar-se durante uma hora se quisermos xD, e é mesmo para este tipo de situações (visto um servidor dedicado na mesma empresa custar menos por mês, para uma maior performance).

O ideal seria todos verem o seu número de eleitor com antecedência, mas tal raramente acontece, visto a maior parte das pessoas só consultar à última da hora -- e aí é que entra a utilidade de serviços assim, que permitem compensar problemas pontuais, sem grandes custos.

softklin

Ah, pensei que tinha utilização mínima, por exemplo, de um mês, mas afinal até se alugam servidores à hora, desconhecia mesmo. Sendo assim, faz bastante sentido o artigo. Realmente referiram o serviço da Amazon, mas não me lembrei de ver as suas características.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

djthyrax

O problema é que o governo estaria a pôr informação que pode identificar TODOS os seus cidadãos nas mãos de 3ºs, e eu acho que preferia apenas saber o meu número de eleitor ao chegar à mesa de voto.

PS: Para quem vai dizer que o que digo não tem qualquer razão de ser, digo apenas que como cidadãos o vosso dever é saber a que freguesia pertence a vossa residência e onde fica PELO MENOS 1 das mesas de voto dessa freguesia (e esta última informação NÃO é fornecida pelo serviço mencionado).

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

IceBrain
You may not trust Cloud Computing if you dont understand how it works, but after you understand how your data can be encrypted, then you surely would trust the future… the future is cloud computing.

Ignorância & buzzwords, que fantástico.

Ya, podia-se encriptar a BD. Mas o site também corre na plataforma, e precisa de aceder aos dados - logo, tem que ter a chave de desencriptação. Já parece DRM :|

Pessoalmente, acho que as pessoas bem que podem pedir com antecedência. Fosse o voto obrigatório e penalizado com multa que iam ver que faziam por isso. Cambada de preguiçosos ;P

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

djthyrax

Ignorância & buzzwords, que fantástico.

Ya, podia-se encriptar a BD. Mas o site também corre na plataforma, e precisa de aceder aos dados - logo, tem que ter a chave de desencriptação. Já parece DRM :|

Pessoalmente, acho que as pessoas bem que podem pedir com antecedência. Fosse o voto obrigatório e penalizado com multa que iam ver que faziam por isso. Cambada de preguiçosos ;P

:acclaim:

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

mjamado

Eu dou uma solução alternativa: acabar com o número de eleitor. E o local de voto seria decidido pelo número do CC.

Subscrevo a primeira frase; quanto à segunda, era só votar onde existisse uma mesa de voto (ou uma máquina, if you know what I mean), ponto final.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Rui Carlos

[..] era só votar onde existisse uma mesa de voto (ou uma máquina, if you know what I mean), ponto final.

Nesta eleição era pacífico, nas europeias também acho que seria. Mas nas outras é necessário distinguir a proveniência dos eleitores, por isso já seria uma solução um pouco mais complexa.

mjamado
Nesta eleição era pacífico, nas europeias também acho que seria. Mas nas outras é necessário distinguir a proveniência dos eleitores, por isso já seria uma solução um pouco mais complexa.

Não, reverse lookup: ao registar o voto, seria registado também a freguesia do mesmo, via NIF (ou número de utente), via CC (mas nunca o número do CC em si! o voto é secreto!), por exemplo.

Claro que todo este sistema tinha que ser absolutamente transparente, open-source, de preferência, para evitar abusos, back-doors e sei lá mais o quê.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Rui Carlos

Pois, mas isso já pressupõe voto electrónico, certo? (Caso contrário não estou a ver como fazes a separação dos votos.)

Pessoalmente tenho bastantes reservas quanto ao voto electrónico, ainda para mais quando acontecem coisas como as que aconteceram ontem.

mjamado

Pois, mas isso já pressupõe voto electrónico, certo? (Caso contrário não estou a ver como fazes a separação dos votos.)

Pessoalmente tenho bastantes reservas quanto ao voto electrónico, ainda para mais quando acontecem coisas como as que aconteceram ontem.

Ah, sim, estava-me a referir em particular ao voto electrónico. Manualmente, temos o problema das legislativas. Mas isso dá pano para mangas, até porque eu defendo os círculos uninominais e o fim da aberração do método D'Hondt.

djthyrax

Eu dou uma solução alternativa: acabar com o número de eleitor. E o local de voto seria decidido pelo número do CC.

E de certa forma é, o teu local de voto é decidido pela morada que tens registada no teu CC. A questão é as mesas de voto da mesma freguesia que não se encontram todas no mesmo local, e não existe informação sobre a localização da mesa de voto nos cadernos eleitorais.

Rui Carlos

E de certa forma é, o teu local de voto é decidido pela morada que tens registada no teu CC. A questão é as mesas de voto da mesma freguesia que não se encontram todas no mesmo local, e não existe informação sobre a localização da mesa de voto nos cadernos eleitorais.

O que estava a sugerir era a mesa de voto ser determinada pelo número do CC (quando disse local de voto, referia-me à mesa de voto dentro da freguesia). Acho que este ainda é um dos poucos usos dados ao número de eleitor actualmente.

djthyrax

O que estava a sugerir era a mesa de voto ser determinada pelo número do CC (quando disse local de voto, referia-me à mesa de voto dentro da freguesia). Acho que este ainda é um dos poucos usos dados ao número de eleitor actualmente.

Actualmente o chamado número de eleitor acaba por não ser mais do que o número identificador do cidadão na mesa de voto que vai usar, pelo que não vejo grande problema em ele existir.

Metaluim

Mantendo-me no tópico, depois de pensar um bocado (tendo em conta que estou longe de ser um expert em web development), qual é mesmo a dificuldade de um portal para 475000 pessoas online ao mesmo tempo (assumindo que o(s) servidor(es) aguente(m))?

IceBrain

A questão não é "qual a dificuldade de um portal para 475000 pessoas online ao mesmo tempo", é "qual é a combinação de software e hardware que aguenta com 475000 pessoas online ao mesmo tempo da forma mais económica possível".

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

mjamado
qual é mesmo a dificuldade de um portal para 475000 pessoas online ao mesmo tempo (assumindo que o(s) servidor(es) aguente(m))?

É assumir que o servidor aguenta... :cheesygrin:

Metaluim

A questão não é "qual a dificuldade de um portal para 475000 pessoas online ao mesmo tempo", é "qual é a combinação de software e hardware que aguenta com 475000 pessoas online ao mesmo tempo da forma mais económica possível".

Em termos de software, se usares algo provado (sei lá um Apache, JBoss, etc...) em teoria aguenta não? Depende do código que tu fizeres, mas a parte de "software" na teoria escala sempre, ou precisas mesmo de uma solução "empresarial"?

Neste caso em particular, suponho que tenha sido ou mau código, ou mau hardware/comunicações ou ambos, pois .NET é usado em muitos mais sítios com mais tráfego.