Jump to content
Umbus

[YACC e LEX] Duvidas

Recommended Posts

Umbus

Tenho algumas duvidas desta linguagem:

Estou com problemas em fazer uma regra para write(""); e writeln(""); com aspas para string ou para expressões sem aspas;

O que tenho e so regras de bison mas nao funciona:

escreve: write opabrir texto opfechar { printf("%d", $3); }
| writeln opabrir texto opfechar { printf("%d/n", $3); }
;

texto: expr
| string
;

string: STRING {$$ = $1}
;

Estou com problemas para fazer o igual := o que tenho é:

Dentro do union tenho char var; depois o token tenho <var> varia finalmente nas regras tenho:

%union {
char var;
}

%token <var> varia

varia op_atribuicao expr { printf("O valor da atribuicao %s e o valor %.2lf", $1, $3); }

Não sei se isto esta bem ou não :S

Espero que me consigam ajudar.

Eu sou eu e eu sou aquele que sou eu...

Rui Carlos

Tens %d quando devias ter %s.

Qual é o problema que tens?

Também podes experimentar colocar directamente o texto na produção ("write(" texto ")"), a ver se resolve o problema.

No segundo caso voltas a ter um problema semelhante com a formatação, usas %.2lf com uma string.

Também falta o lado esquerdo da produção.

E não percebi a utilidade da union.

Umbus

Tens %d quando devias ter %s.

Qual é o problema que tens?

Também podes experimentar colocar directamente o texto na produção ("write(" texto ")"), a ver se resolve o problema.

No segundo caso voltas a ter um problema semelhante com a formatação, usas %.2lf com uma string.

Também falta o lado esquerdo da produção.

E não percebi a utilidade da union.

1º - Eu fui vendo em alguns exemplos e fui exprimentando entao o que é %s, %d e %.2lf ?

2º Na realidade nao sei se tenho um problema a realidade e que o meu linux nao esta a dar para funcionar :S. Dai perguntar se existe algum erro no codigo. Assim posso explicar o que fiz ao meu professor.

3º Não percebi o que querias dizer com  ("write(" texto ")"), podes dar um exemplo como tu fazer o write e o writeln?

4º entao o que devo usar, para colocar na variavel o valor da expressão? e transmitir o valor.

5º O que eu li o union serve para colocar as variaveis que uso, entao eu criei a variavel char var (que ate acho que deve ser um int) e colocar o token com a variavel que criei no union, depois fiz nas regras o que mostrei, mas nao sei se na realidade é o correcto. O meu guiao de aulas nessa parte esta um pouco confuso.

Rui Carlos

1º - Eu fui vendo em alguns exemplos e fui exprimentando entao o que é %s, %d e %.2lf ?

http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/printf/

Isto são conhecimentos básicos de C...

2º Na realidade nao sei se tenho um problema a realidade e que o meu linux nao esta a dar para funcionar :S. Dai perguntar se existe algum erro no codigo. Assim posso explicar o que fiz ao meu professor.

Aquilo tem para lá alguns erros. E se não tens como testar, não sabes que erros tens no resto do código.

3º Não percebi o que querias dizer com  ("write(" texto ")"), podes dar um exemplo como tu fazer o write e o writeln?

escreve : 'write(' texto ')' {printf(...)}
        | 'writeln(' texto ')' {printf(...)}
        ;

4º entao o que devo usar, para colocar na variavel o valor da expressão? e transmitir o valor.

5º O que eu li o union serve para colocar as variaveis que uso, entao eu criei a variavel char var (que ate acho que deve ser um int) e colocar o token com a variavel que criei no union, depois fiz nas regras o que mostrei, mas nao sei se na realidade é o correcto. O meu guiao de aulas nessa parte esta um pouco confuso.

Noutro tópico já te disse como guardar variáveis. Já há uns anos que não uso o yacc, mas penso que nesta situação não precisas da union para nada.

Umbus

escreve : 'write(' texto ')' {printf(...)}
        | 'writeln(' texto ')' {printf(...)}
        ;

Mas neste exemplo, como fazes se nao tiver o " ", no caso de ser uma expressao? Ou se em vez de ' ' ser mesmo " "

Noutro tópico já te disse como guardar variáveis. Já há uns anos que não uso o yacc, mas penso que nesta situação não precisas da union para nada.

entao uso o mesmo metedo no vector?

Rui Carlos

Mas neste exemplo, como fazes se nao tiver o " ", no caso de ser uma expressao? Ou se em vez de ' ' ser mesmo " "

Isso será definido na produção texto.

As plicas é para dizer ao yacc para fazer match exactamente da string write( e da string ).

entao uso o mesmo metedo no vector?

Não percebi.

Umbus

Hmm entao e uma optima ideia essa do write.

Quanto a pergunta do vector eu tenho isto:

int count = 0;
struct variaveis{
  char nome[50+1];
  int valor;
}vector[100];

%union{
char str;
int val;
}

%token <str> STRING
%token <var> INT

DECL  : STRING '=' INT {vector[count++].nome=$1; vector[count].valor=atoi($3); }

para o := como farias. O que tinha era:

varia op_atribuicao expr { printf("O valor da atribuicao %s e o valor %.2lf", $1, $3); }

Mas dizes que esta errado, para colocar dentro do vector. Mas fiquei sem perceber como colocas no vector esse valor de atribuição (ou seja se uma pessoa colocar variavel = 5+1; o valor vai para dentro da variavel de nome variavel). E aparecer isso em print.

Rui Carlos

O objectivo é imprimir o valor usado na atribuição? Se for, em vez de guardares no vector, imprimes os valores. No entanto, parece-me um pouco estúpido fazê-lo.

Se podes ter expressões numa atribuição (e não apenas valores constantes), mudas o INT para Expr, e define as produções de Expr, de modo a que computem o seu valor.

Umbus

Nao estou bem a perceber o que disseste. O que se pretende e colocar o valor da atribuicao numa variavel escolhida pelo utilizador. Eu so keria colocar um print para me aperceber disso :)

Umbus

Então precisas de acrescentar o print às instruções que guardam o valor.

Como assim?

Isso será definido na produção texto.

As plicas é para dizer ao yacc para fazer match exactamente da string write( e da string ).

Mas assim nao vai aparecer as aspas?

Help please :'(

Rui Carlos
texto deverá ter duas produções, uma para string (que conterá as aspas), e outra para expressões, que não terá aspas (aliás, era isso que tinhas inicialmente).