Jump to content
rjsma

Sugestões acerca ao meu trabalho desenvolvido

Recommended Posts

rjsma

Boas,

Ontem á noite pus online o meu Portfólio pessoal.Gostava que voçês dessem a vossa opnião/critica construtiva sobre o design do site e sobre como o mesmo está estruturado(se acham que foi feito por metodos correctos).Porém algumas páginas tem uns erros.Não me está a ler as imagens png e julgo que jpg também, localmente aparece tudo correcto só quando está no ar é que faz isso, não sei o que poder estar a provocar isso.

www.rafael-azevedo.com

Cumprimentos

softklin

O problema dos logos não aparecerem tem a ver com o facto do sistema operativo onde está alojado o teu site ser Linux, e fazer diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, tens imagens/logo.png, quando deverias ter imagens/Logo.png. No Windows funciona, porque não faz esta distinção, Logo.png ou logo.png é igual.

Quanto ao estilo do site, não sou grande fã das cores que usaste, apesar de fazem bom contraste em si. Como ponto negativo, tenho a apontar a página de competências, acho que está com demasiadas cores, e os textos demasiado juntos. Em suma, eu não desgosto do site, mas também não me cativou. Acho que podias investir um pouco mais no design da página.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

rjsma

taviroquai obrigado, nunca validei as minhas páginas html mas já tinha ouvido falar disso.Softclean não sabia disso do host ser em linux e ainda por cima ser case-sensitive.E quando ao design estou querendo reunir mais opinões e sugestões para que possa ter uma melhor base para deixar o design num melhor estado.E como é o meu 1º trabalho a sério feito de raiz nesta area da web ainda não tenho bem a noção se estou a fazer bem ou não.

Por isso gostava de saber mais opniões daqui da malta, pode ser?

Cumprimentos

IceBrain

Sobre o design em si, só tenho três comentários:

1) Aqui - Firefox 3.6.9 a 1280x800 - o menu do topo tem o texto sobreposto.

2) Concordo com o softclean sobre as cores da página Competências

3) Acho que é chato os links 'Webdesign' e 'Aplicações' não darem nada. Se fosse a ti, mudava-lhes as cores para preto e branco, punha-lhe um texto a dizer 'brevemente' ou parecido e desactivava os links.

Outra nota é o link do facebook não dar para o teu perfil - suponho que ainda não exista.

Num contexto não relacionado, penso sinceramente que fizeste uma péssima escolha no nome e domínio do site. Sim, eu sei que é o teu nome, mas o problema é que não só há carradas de Rafaeis Azevedo, como o domínio rafaelazevedo.com é de outro webdesigner!

Isto tem péssimos efeitos no SEO - os motores de busca dificilmente te irão pôr ao início - e visto que actualmente a enorme maioria dos utilizadores não sabe o que é um URL, parece-me que vai ficar invisível.

No meu caso, chamo-me André Pereira. Ora se procurares isso no Google tens 336000 resultados, o que é péssimo. O que eu fiz foi escolher o meu outro apelido, que por sorte é razoavelmente raro.

Sugestões:

1) Nome + outro apelido

2) nome completo

3) inventa um nome original para o teu site

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

rjsma

Sobre o design em si, só tenho três comentários:

1) Aqui - Firefox 3.6.9 a 1280x800 - o menu do topo tem o texto sobreposto.

2) Concordo com o softclean sobre as cores da página Competências

3) Acho que é chato os links 'Webdesign' e 'Aplicações' não darem nada. Se fosse a ti, mudava-lhes as cores para preto e branco, punha-lhe um texto a dizer 'brevemente' ou parecido e desactivava os links.

Outra nota é o link do facebook não dar para o teu perfil - suponho que ainda não exista.

Num contexto não relacionado, penso sinceramente que fizeste uma péssima escolha no nome e domínio do site. Sim, eu sei que é o teu nome, mas o problema é que não só há carradas de Rafaeis Azevedo, como o domínio rafaelazevedo.com é de outro webdesigner!

Isto tem péssimos efeitos no SEO - os motores de busca dificilmente te irão pôr ao início - e visto que actualmente a enorme maioria dos utilizadores não sabe o que é um URL, parece-me que vai ficar invisível.

No meu caso, chamo-me André Pereira. Ora se procurares isso no Google tens 336000 resultados, o que é péssimo. O que eu fiz foi escolher o meu outro apelido, que por sorte é razoavelmente raro.

Sugestões:

1) Nome + outro apelido

2) nome completo

3) inventa um nome original para o teu site

Vou seguir os vossos conselhos.

IceBrain podes tirar 1 print para ter uma ideia de como fica o menu topo, sff?

A questão do facebook, estou a tratar da conta e depois ponho o link correcto no site.

Assim na parte do dominio nunca poderei por o meu nome porque tenhos nomes muito comuns, terei de inventar um nome para o meu site que estou a ver que vai ser dificil visto que é um portfolio pessoal e terei de associar a minha pessoa.

Alguém mais tem alguma coisa apontar ao design ou até mesmo a estrutura?

PS:Já agora quero agradecer as pessoas que já deram as suas dicas.

Cumprimentos

IceBrain

IceBrain podes tirar 1 print para ter uma ideia de como fica o menu topo, sff?

Claro:

azevedo.png

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

rjsma

🤔 porque será que faz isso?Experimentei em vários ecras mais pequenos e nao acontece isso  :)

Para alterar o dominio tenho que efectuar outro pagamento do host?

IceBrain
Para alterar o dominio tenho que efectuar outro pagamento do host?

Duvido que possas 'alterar' o domínio, mas podes comprar outro e 'apontá-lo' para o mesmo host sem alterar o mesmo. Custa uns 8€/ano.

softklin

Atenção que domínio != alojamento (diferente de)

Podes comprar apenas um nome de domínio por esse preço (entre 8 a 10 euros) por ano (por mês é provável ser todo o alojamento), e indicar os nameservers do teu alojamento actual. Ficas com um painel dedicado apenas para gerir o teu novo domínio e informações relacionadas. Lá, deves ter a oportunidade de mudar esta informação dos nameservers, para os apontares para o teu alojamento já existente.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

rjsma

Agora quero escolher um dominio mais correcto possivel visto que se fizer uma má escolha no nome terei de pagar mais 1 dominio e não queria isso  ;)

Pensei num dominio: zenolabs.com ou zenonlabs.com ( a diferença não é muito xd)

Acham que este será uma boa escolha para o SEO?

Pelo que estive a ver não existe dominos com zeno nem empresas com esse nome, penso que será uma boa escolha.O que me dissem?

Cumprimentos

IceBrain

No dice, já estão ambos registados. Faz um Whois lookup para veres isso.

rjsma

Humm...que tal benomlabs.com?, está livre mas não sei se será bom para os motores de busca

IceBrain

"Bom para os motores de busca" significa simplesmente que aparecem poucos resultados, de forma a que se alguém procurar o teu site o encontre facilmente.

rjsma

Esclarece-me uma dúvida, quando uma empresa oferece um serviço para o optimizar o SEO, que tipo de trabalho é exactamente?

Cumprimentos

IceBrain

Alterar vários elementos das páginas de forma a ter melhor ranking nos motores de busca. Apesar dos algoritmos dos motores serem secretos, em geral, há uma série de técnicas que são conhecidas por melhorar o rank.

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=28462

rjsma

Bem, reformulei completamente o design e penso que está bem melhor do que antes.Precisava das vossas apreciações sff

www.benomlabs.com

Abraços

ribeiro55

Não é importante, mas pode dar outro ar à coisa.

Coloca um "favicon" nas páginas.

O uso excessivo de "Comic Sans alike fonts" dá-me fornicoques :P

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

rjsma

Não é importante, mas pode dar outro ar à coisa.

Coloca um "favicon" nas páginas.

O uso excessivo de "Comic Sans alike fonts" dá-me fornicoques :P

Comic Sans? ribeiro55 o site está todo em  Arial

ribeiro55

Tens "fontes manhosas" (relativo. Para mim são) a começar no logótipo até aos cartões no portfolio.

Não estava a falar do texto do site.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

rjsma

Ah isso está em Kristen ITC. Relativamente ao design e como esta estruturado o site achas que devo melhorar alguma coisa?

Abraço

:P

ribeiro55

Penso que não. Está limpinho, gosto :P

Só as fontes... :P

Sérgio Ribeiro

rjsma

Vou rever isso das fontes, sequalhar ponho um arial.Obrigado  :P

Mais alguem que opinar?Gostava de ouvir mais opniões sobre o meu trabalho

Abraços

softklin

Gostei bastante da mudança, como disse o ribeiro, muito mais limpo. Quanto ao tipo de letra, eu gosto: desde que não mistures tipos de letras e cores em demasia.