Jump to content
diokhan

memchached

Recommended Posts

diokhan

boas,

alguém já usou esta ferramente? o memcached.

pelo que vi no site, é uma ferramenta que coloca em cache as querys, e torna mais rápido a pagina para devolver e utilizar os resultados, mas gostaria de antes de instalar e experimentar saber a opinião de pessoas que já tenham utilizado o memcached

que eu no meu site tenho uma query que demora um pouco, mas depois de efectuada a 1º vez entra em cache no cliente e fica mais rapida se voltar a correr, mas se o cliente alterar a pesquisa volta a ficar lenta e entra em cache, e eu gostaria de colocar a query mais rapida para devolver a pagina com os resultados.

todos os campos que faço na query do WHERE esta indexados, a query é construída ao longo do código, só faço os inner joins necessários, por isso que a query é construída aos poucos

...Join the dark side...and get a free cookie...

mjamado

O memcached coloca o que quiseres em cache, não apenas resultados de queries. Podes colocar templates inteiros em cache (em sites de alto volume, uma cache de meia dúzia de segundos na homepage opera maravilhas).

Toma nota que o memcached é um serviço, como o MySQL, mas com a desvantagem de não ter utilizadores. Como tal, num servidor partilhado, podes ter "vizinhos" a ler ou a corromper a tua cache. Verifica isso antes de começar a usar...

Repara outra coisa: se o utilizador modifica a pesquisa, a cache não vai servir de nada! Não podes servir resultados que não são os que o utilizador pediu.

Parece-me que tens aí um problema de construção de query; optimiza a query primeiro e só então considera usar algum tipo de cache. Experimenta partir a query em várias, pode ficar bastante mais rápido (joins are bitches, e se levar group by e/ou order by, o potencial catastrófico é mais elevado).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

diokhan

eu já tive a tentar optimizar a query ao máximo, o meu problema é que tudo gira em torno do mesmo, são varias tabelas, mas todas tem de fazer o inner join a uma só tabela, que neste caso é a minha tabela principal, mas claro que as vezes pode ter falhado algo, e eu não percebi, por isso que ando a tentar optimizar ao máximo a query para melhorar o desempenho e tornar mais rápido as pesquisas no meu site

eu estou a trabalhar num site que é para Intranet, por isso penso não ter problemas com "vizinhos"

e obrigado pela opiniao sobre o memcached, pensei que fosse ajudar mas pelo que vi só vai fazer o mesmo que já tenho feito, só vai tornar mais rápido o que esta em cache, e as novas pesquisas ficam a mesma na 1º vez

PS: e por exemplo, o eAccelerator, sei que este é para comprimir os ficheiros, php etc.., para tornar mais rápido o desempenho do site, é aconselhável utilizar?

mjamado

Nada te vai resolver um problema de queries, sem ser optimização. Começa por partir isso por várias queries.

Como é na pesquisa que tens problemas, considera usar um motor específico de pesquisas, como o Sphinx.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

diokhan

ok eu vou dar uma vista de olhos

obrigado  :thumbsup:

diokhan

uma coisa que eu reparei, eu corri a mesma query no phpmyadmin e no mysql query broswer, e a query foi executada em cerca de 1segundo, 2segundos no máximo, mas na minha pagina demora cerca de 10segundos ou mais para apresentar a pagina com o resultado.

pensei que o problema fosse do php, no meu código, e não na query. andei as voltas no codigo, tentei alterar e optimizar o máximo que pude, mas não sei o que fazer mais, ando a ver como funciona o sphinx, já tentei partir a query em vários pedaços mas não funcionou como preciso.

🤔

mjamado

uma coisa que eu reparei, eu corri a mesma query no phpmyadmin e no mysql query broswer, e a query foi executada em cerca de 1segundo, 2segundos no máximo, mas na minha pagina demora cerca de 10segundos ou mais para apresentar a pagina com o resultado.

Pois, então tens aí um problema ao nível do código... Mas, mesmo assim, uma query demorar 2 segundos é um abuso!