Jump to content
Sir Pereira

Abrir em nova página

Recommended Posts

mjamado

Em teoria, não devias abrir janelas novas; na prática, às vezes, é preciso. Caso não te queiras chatear muito, podes usar o target à mesma, os browsers entendem. Se quiseres mesmo passar a 100% no validador, usas um cheirinho de JS:

function initTargets()
{
    var links = document.getElementsByTagName("a");  

for (var i=0; i<links.length; i++)
        if(links[i].getAttribute("href") &&  links[i].getAttribute("rel"))
            links[i].target = links[i].getAttribute("rel");
}

Basicamente, estás a aumentar a DOM com um novo atributo, target, para onde copias o valor do atributo rel, que é válido em XHTML. Depois, só precisas de preencher esse atributo nos links que quiseres.

<a href="uma_pagina.html" rel="_blank">Uma Página</a>

Como benefício adicional, os spiders dos motores de busca indexam correctamente, visto que o href está correctamente preenchido.

Não te esqueças de chamar aquela função no onload do documento (ou no ready, se estiveres a usar jquery - se estiveres, podes fazer a função doutra maneira mais elegante, tirando partido do Sizzle).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Só uma pequena nota:

Se usar o for each (... in ...) é bastante mais rápido que o que mostraste.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

Só uma pequena nota:

Se usar o for each (... in ...) é bastante mais rápido que o que mostraste.

Não, não é; inclusivamente, vai dar lodo, porque o for..in também itera pelos métodos e propriedades do array.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Não, não é; inclusivamente, vai dar lodo, porque o for..in também itera pelos métodos e propriedades do array.

Vou ter q me queixar ao #$&" que me falou nisto e me mostrou os valores de velocidade para provar q é + rápido.

De qq modo eu falei no for each (.. in ..) e não no for (.. in..)

A construção for each ( in ) não é cross-browser, apesar de estar na especificação ECMA. Não funciona em nenhuma versão do IE, até à data.

Só digo rant.gif

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

Vou ter q me queixar ao #$&" que me falou nisto e me mostrou os valores de velocidade para provar q é + rápido.

De qq modo eu falei no for each (.. in ..) e não no for (.. in..)

A construção for each ( in ) não é cross-browser, apesar de estar na especificação ECMA. Não funciona em nenhuma versão do IE, até à data.

E a questão de performance é acessória, a menos que tenhas 20.000 links na página. Seja de que forma for, não, não é mais rápido. Acho que houve uma discussão grande sobre isso no StackOverflow aqui há uns anos... Mas podes testar facilmente, se estiveres para aí virado.