Jump to content
goncalo5

instalar o php

Recommended Posts

goncalo5

bom dia!

gostaria de saber se me consegues ajudar a instalar o programa para começar a aprender php, já estudei html, css e javascript, mas agora quero aprender mysql e php, o problema é que eu aprendia as outras linguagem usando um bloco de notas, mas estas que quero aprender, não dá com o bloco de notas, já instalei o dreamweaver (não sei se tem alguma coisa a ver)... o que tenho de fazer mais para começar a aprender php e mysql (especialmente mysql)

ruimcosta

Procura por xampp. Instala de uma so vez, apache, mysql, filezilla (FTP) e php.

Para testares se o php funciona, vais ao explorer (saca o firefox com a extensão firebug) e digitas no endereço //localhost

Se te aparecer a pagina do xampp, tudo ok.

O teu site deverá estar localizado dentro de c:\xampp\htdocs

Abraços e beijinhos,Rui Costa

visualshotmac

Bom dia.

Em termos de software necessário vais precisar de ter um servidor html (recomendo o apache) e um servidor de mysql, de forma a poderes testares tudo o que desenvolves... aconselho-te a instalares o xampp que traz o apache já com php, mysql server e mais algumas coisas que para já não precisas mas são úteis...

Quanto ao editor de código (é um tema muito discutido pelo fórum se procurares vais encontrar alguns tópicos sobre isso) recomendo-te, com base na minha experiência, o  NetBeans IDE para PHP... em relação ao mysql podes usar a linha de comandos para aceder às bases de dados no teu servidor ou usares outro software como o MySQL Workbench

E estás pronto para a aprendizagem, encontras muita documentação e tutoriais pela net, adiciona aos favoritos o site do PHP, muito útil em www.php.net lá vais toda a documentação sobre a linguagem php...

simonoop

Ou o WAMP. Ficas com o Apache, MySql e PHP 5. O XAMPP é praticamente a mesma coisa mas vem tembém com Perl (daí o "P" extra).

Quanto a ambientes de desenvolvimento... o NetBeans é sempre uma boa escolha.

Esqueci-me de referir que com o WAMP é também instalado o phpMyAdmin que te permite gerir as tuas bases de dados mySql. Não sei se o XAMPP tam alguma coisa parecida mas é possível.

ruimcosta

Ou o WAMP. Ficas com o Apache, MySql e PHP 5. O XAMPP é praticamente a mesma coisa mas vem tembém com Perl (daí o "P" extra).

Quanto a ambientes de desenvolvimento... o NetBeans é sempre uma boa escolha.

Esqueci-me de referir que com o WAMP é também instalado o phpMyAdmin que te permite gerir as tuas bases de dados mySql. Não sei se o XAMPP tam alguma coisa parecida mas é possível.

Chama-lhe o que quiseres, mas servidor de html.....

Sim, o xampp tras o phpmyadmin. Bem me parecia que me tinha esquecido de algo. Mas para nao ficares com medo do mysql, devido a aquele aspecto do phpmyadmin, se tiveres a trabalhar em windows, googla por heidi sql. É um editor so much more user-friendly.

brunoais

O xampp inclui o phpmyadmin.

Para desenvolver, se preferires um ambiente menos pesado para desenvolver aconselho-te o notepad++ (nem q uses o WINE (linux)) com os extras q achares apropriados (eu uso o autosave e outro (q n me lembro)). Com as funcionalidades que o notepad++ tem consegues ter quase o mesmo (mm quase) que o netbeans (acho q só falta a correcção de sintaxe, no entanto acho q há um extra para o notepad++ para isso). Isto num programa mto menos pesado.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

goncalo5

o que significa extensão firebug?

não consegui, apareceu erro, no firefox

entao devo deixar de usar o dreamweaver?

ruimcosta

Firefox > Menu Ferramentas > Extras

Depois na janela que surgir procuras por firebug e instalas.

É uma aplicação para firefox que te permite inspecionar todo e qualquer elemento html e o seu respectivo css. Optimo para encontrares problemas com formatação do site, javascript.... obrigatório para quem quer programar na web!

Chrome já tras este plugin por omissão.

brunoais

entao devo deixar de usar o dreamweaver?

Não. O dreamweaver é bom para fazeres os códigos HTML.

Mas, para o PHP, o dreamweaver n é suficientemente bom (se bem me lembro, n presta).

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

goncalo5

ja instalei o notepad++ e tenho o Chrome como browser, como testo agora as minhas paginas a ver se ficaram bem feitas?

ruimcosta

ja instalaste o xampp ou o wampp? Se sim, vai ao Cromo (eheh) e digita na barra de endereços: http://localhost  Aparece a pagina da xampp ou da wampp?

goncalo5

ja instalaste o xampp ou o wampp? Se sim, vai ao Cromo (eheh) e digita na barra de endereços: http://localhost  Aparece a pagina da xampp ou da wampp?

não deu :s alias, nem se quer tenho essa pasta que estas a falar

ruimcosta

Já fizeste isto? O que instalaste?

goncalo5

semttulohgl.jpg

isto esta dentro da pasta xampp...

tambem tenho outro apache instalado, será que nao sao compativeis?

ruimcosta

pelo sim, pelo nao, desinstala tudo. o xampp, o "outro" apache, nao sei se houve algum problema por ja existir...verifica se tens nos componentes do windows o IIS (se sim, remove ou para-o). Reinicia a maquina e instala de novo o xampp.

Aí dentro deve aparecer depois (se nao houver erros) a pasta htdocs.

goncalo5

pelo sim, pelo nao, desinstala tudo. o xampp, o "outro" apache, nao sei se houve algum problema por ja existir...verifica se tens nos componentes do windows o IIS (se sim, remove ou para-o). Reinicia a maquina e instala de novo o xampp.

Aí dentro deve aparecer depois (se nao houver erros) a pasta htdocs.

o que é isso do windows IIS?

ou fazer isso entao :)

ruimcosta

IIS é o servidor web da Microsoft. Por omissão nao vem instalado junto do windows a nao ser que vas ao painel de controlo, adicionar/remover programas, componentes do windows e a partir daí procedes à sua instalaçao.

MrFilipe

Depois de instalar o xampp, sugiro que utilizes o netbeans é muito bom e gratis, e da bastantes sugestões para a utilização em php.

Abraço.

goncalo5

Depois de instalar o xampp, sugiro que utilizes o netbeans é muito bom e gratis, e da bastantes sugestões para a utilização em php.

para que serve o netbeans?