Jump to content
Sign in to follow this  
Francisco2011

Abrir um porta de casa com a impressão digital.

Recommended Posts

Francisco2011

Boas, gostaria que alguem pode-se ajudar-me para um projecto, esse projecto é criar um aparelho que permite abrir a porta de casa ou um portão de casa sem utilizar uma chave, ou seja em vez de utilizamos uma chave para abrir a porta, utilizariamos a nossa propria impressão digital, portanto a minha ideia era no aparelho gravar a nossa impressão digital e gravar os nossos dados, assim que o aparelho reconheça essa impressão digital abre porta.

Gostaria de saber então se alguem me poderia ajudar nisto.

Muito Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

E o que precisas?

Software?

Hardware?

O projecto já feito?

Que experiência tens em electrónica?

Quanto pretendes gastar nisto?

Tudo é possível, mas é preciso saber quanto estás disposto a investir e se estás disposto a investir completamente nisto. Ou seja, criar um sistema "a la silos nucleares dos filmes americanos", é muito bonito mas pode vir a tornar-se uma dor de cabeça de implementar em casa.

Claro que, construir semelhante sistema é sempre interessante do ponto de vista educativo.

Já pesquisaste os sensores de impressão digital? Se não me engano aquilo será uma espécie de sensor CMOS. No entanto, muito provavelmente precisas de ter software para identificar os pontos identificadores das nossas impressões digitais. E nisso, sendo relativamente específico, acredito que ninguém possa explicar como fazer de cabeça.

Se quiseres implementar algo assim em casa, tens sempre o problema de garantir uma fonte de alimentação permanente ao sistema para não ficares trancado fora de casa. Se fores bom com fechaduras, talvez consigas alterar uma fechadura manual... mas precisarias duma bobine e pêras para puxar certos trincos.

Eu já tive em casa (não em Portugal) uma fechadura que funcionava com teclado numérico. E creio que o trinco fechava e abria com um motorzinho. Isto implica outros problemas como o alinhamento da porta com a moldura e qualidade da porta. Como ideia a guardar, deves deixar dois pinos acessíveis da parte de fora da fechadura para colocares uma pilha e abrires a porta em caso de falha de electricidade. :thumbsup:

Sei que não dei muitas ideias, mas sem saber mais sobre o teu background é difícil, ou melhor, extenuante estar para aqui a "fazer" um projecto de cabeça.


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites
ghst

Penso que dificilmente este será um projecto barato, mas posso estar enganado.

Vais precisar de um microcontrolador, relé + díodo de protecção, um leitor de impressão digital e uma testa ou trinco eléctrico.

Quanto ao microcontrolador, se não tiveres à vontade com PICs ou não tiveres programador, penso que o ideal será um módulo com o microcontrolador já programado com um bootloader, tipo o picaxe ou o arduino. Depois é só usar o software de programação + cabo e trabalhar na comunicação série com o leitor de impressão digital.

Sei que a SparkFun vende dois leitores de impressão digital, mas não são nada baratos:

Fingerprint Slide Scanner: 59.37€ (http://www.sparkfun.com/products/8881);

Fingerprint Scanner: 96.50€ (http://www.sparkfun.com/products/8839);

Estes módulos leitores de impressão digital, têm a vantagem de gerarem um número identificador único associado a cada impressão digital.

Não tenho experiencia com estes módulos, mas pela informação nos links atrás mencionados, poderás utilizar a UART do microcontrolador para comunicar com o leitor (obtenção da indentificação, configurações, etc.). É preciso ter em atenção que o Slide Scanner funciona a 5V e o outro a 3.3V, sendo eventualmente necessário adaptações de alimentação, dependendo se o microcontrolador utiliza 5V ou 3.3V.

Só conheço estes leitores, por isso não dá p/ fazer grandes comparações. Seria bom se alguém conhecesse outros módulos mais em conta :thumbsup: .

Quanto à testa eléctrica, sei de um site com algumas (http://www.centrallock.com.pt/list.php?cid=122), mas são muito caras.

Tenta encontrar algo mais barato, pesquisando no google, contactado fornecedores deste tipo de material.

Algumas informações sobre testas eléctrica: http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_strike, http://www.jlmwholesale.com/images/Top10.pdf

Um circuito para operar uma testa eléctrica (usa um PIC12, e sem leitor biométrico): http://jap.hu/electronic/door.html

Boa sorte para o projecto :thumbsup: .

Share this post


Link to post
Share on other sites
Francisco2011

Boas, bem em questões financeiras não é o que me preocupa o que eu quero mesmo é fazer este projecto, saber como construir, por tanto esquemas e softwares e o material que vou necessitar...

Obrigado  :thumbsup:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.