Jump to content
nunopicado

Desafio MySQL (Pelo menos para mim ;) Query a 6 tabelas

Recommended Posts

nunopicado

Boas

Ando a fazer um software em Delphi/MySQL e preciso de mostrar uma grelha que vai buscar informação a 6 tabelas diferentes...

Ora, visto eu ser novo em programação SQL, o desafio está lançado, e dito por outras palavras, estou-me a ver grego.

Então a ideia é a seguinte, caso algum de vocês tenha tempo e paciência para tentar dar uma luz aqui ao problema:

Na grelha preciso que apareça o seguinte:

1. Campo `ID` da tabela "Registos"

2. Campo `Data` da tabela "Registos"

3. Campo `Hora` da tabela "Registos"

4. Campo `Nome` da tabela "Terceiros"

5. Campo `Nome` da tabela "Users"

6. Campo `Tipo` da tabela "TiposInterv"

7. Campo `NSerie` da tabela "Equipamento"

8. Campo `Marca` da tabela "Marcas"

9. Campo `Modelo` da tabela "Modelos"

10. Campo `Contador` da tabela "Registos"

11. Campo `Desc` da tabela "Registos"

12. Campo `Interv` da tabela "Registos"

13. Campo `Material` da tabela "Registos"

A nível de ligações entre elas é que me está a dar cabo do juizo...

Então vai assim:

Sendo a tabela principal a "Registos", existe um campo chamado Terceiro_ID que faz a ligação com o campo Terceiros.ID, de onde se irá extrair o campo Nome. Este é à partida pacífico, pois todos os campos da Registos têm um terceiro associado.

Para a tabela Users, existe também um campo Registos.Users_ID e o respectivo Users.ID. A situação é a mesma, para cada registo, há um user atribuido.

A mesma coisa para a tabela TiposInterv: O campo Registos.TipoInterv_ID liga-se ao TiposInterv.ID e há sempre um Tipo para cada Registo.

Estes três em principio não me darão problemas... O galho vem a seguir:

Existe um campo Registos.NSerie que equivale a outro, Equipamento.NSerie. Esta tabela Equipamento é só para fazer a ligação do campo Registos.NSerie aos campos Marcas.ID e Modelos.ID (na Equipamento existem os respectivos Equipamento.NSerie, Equipamento.Marca_ID e Equipamento.Modelo_ID)

Como se não bastasse esta ligação em 2º grau, na tabela Registos, nem todas as linhas têm atribuido um NSerie, ou seja, o campo Registos.NSerie pode ser nulo.

A ideia é que, na grelha, apareçam todas as linhas da tabela Registos. Caso tenham atribuido um NSerie, o programa deve ir ver às tabelas Equipamento, Marcas e Modelos as informações respectivas, caso não tenham um NSerie, deixa os restantes campos em branco.

Isto é possível? Ou melhor, alguém sabe como chegar lá?

Se for preciso, posso enviar o dump da base de dados para testes...

Abraço e desde já, obrigado

Nuno Picado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

brunoais

Tenta seleccionar o registos e juntar em LEFT OUTER JOIN o resto em INNER JOIN do tipo

SELECT * from registos
LEFT OUTER JOIN Equipamento ON Equipamento.NSerie = Registos.NSerie
INNER JOIN --...
INNER JOIN --...

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

edgarzigne

http://www.liamdelahunty.com/tips/mysql_left_outer_join.php

SELECT	R.ID,R.Data,R.Hora,T.Nome,U.Nome,TI.Tipo
	,E.NSerie,MC.Marca, MD.Modelo,R.Contador
	,R.Desc,R.Interv,R.Material
FROM Registos R
INNER JOIN Terceiros T ON T.Id_Terceiro = R.Id_Terceiro
INNER JOIN Users U ON U.Id = R.Users_ID
INNER JOIN TiposInterv TI ON TI.ID = R.TipoInterv_ID
LEFT OUTER JOIN Equipamento E ON E.NSerie = R.NSerie
LEFT OUTER JOIN Marcas MC ON MC.Id = E.Marca_ID
LEFT OUTER JOIN Modelo MD ON MD.Id = E.Marca_ID

nunopicado

É isto mesmo...  :)

Muito obrigado aos dois, ficou a trabalhar às mil maravilhas!  :):D:)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.