Jump to content
sergiosilva

Contar o nº vezes q 1 côr se repete numa lista de células c formataç condicional

Recommended Posts

sergiosilva

Olá tenho uma lista de células que mudam de côr através de formatação condicional. O que pretendo é contar o nº de vezes que determinada côr se repete. Já arranjei um texto visual basic mas apenas conta as cores se a formatação condicional se repetir em todas as células. O problema é que cada célula tem uma formatação condicional diferente.

Aqui está o ficheiro para melhor me poderem ajudar.

http://www.box.net/shared/ef14s996pp

Obrigado 

dlemos

Boas

2 sugestões:

[*]Ou percorres as células em questão e vês quantas vezes se repetem os valores / condições que dão origem à formtação condicional

[*]Percorre as células todas e vê quantas vezes se repete cada cor comparando o código de cor do fundo de cada célula. Para veres este código, experimenta gravar uma macro em que mudas a cor de uma célula para uma das cores cujo código te interessa saber

sergiosilva

Oi obrigado pela ajuda.

A solução 1 não dá porque tenho de contar cores e não números.

A solução 2 talvez seja a ideal, só que eu sou básico em excel e não sei programar em VB, nem fazer macros :) No ficheiro que coloquei em anexo está uma programação em VB que consegue contar as cores se a formatação condicional for a mesma para tudo. Retirei-a da net.

Não sei construir uma programação ou macro para fazer o que dizes na 2ª solução. Mas parece-me que esse é o caminho. Será que consegues aproveitar essa programação que está feita e alterá-la para funcionar com várias formatações condicionais diferentes??

Esperava a ajuda de mais gente, mas estou a ver que não obtenho mais respostas. Será que o caso é dificil??

Sei que estas coisas levam tempo a construir, por isso agradeço o tempo que já me dispensaste B) Obrigado

dlemos

Boas

Gostava de te poder ajudar, mas além de não ter muito tempo neste momento (trabalho) vai contra aquilo que queremos promover no fórum, ou seja, pretende-se que o teu nível de conhecimento após a resolução do problema seja superior ao nível de quando entraste, o que não irá acontecer se eu fizer isso por ti.

Mas posso-te dizer que aquilo que queres fazer não é  complicado.

Para começar, aconselho.te a:

-percebers como funcionam as condições if-then-else

-o livro "Excel VBA Programming for Dummies", é óptimo para começar

-Grava uma macro  na qual mudas o fundo de várias células, vai ao VBA Editor-Module1, e vê o código de cor correspondente...depois é percorrer as células e guardares em contadores o número de vezes que encontras o código de cor

Qualquer coisa que precises estamos estás à vontade!

vbtipo

Tens arranjar uma outra maneira porque essa das cores simplesmente não dá para ser feito em vba. Não existe nenhuma função que te dei qualquer valor para o seu preenchimento.

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.

dlemos

Há sim.

Exemplo:

Sub teste()

Range("A1").Cells.Select
Selection.Interior.Color = 65535

end sub

sergiosilva

Olá Jpaulino consultei o teu blog e experimentei as funções, mas não funcionou. Copiei para o VB todas as funções que mencionaste, alguma havia de dar. Cada uma numa macro diferente. E na folha de excel nas células coloquei as fórmulas que mencionas no fim do artigo do blog. E não contaram nada. Reparei que nas macros com as funções countfontcolor e countfillcolor, as primeiras linhas das funções aparecem a vermelho indicando que algo está mal. Podes verificar o que fiz com as tuas funções em:

http://www.box.net/shared/ul99f4llvk

Obrigado

jpaulino

Devido à formatação que aparece no blog, duas coisas desapareceram :) já estou a corrigir (basicamente era os underscores e os sets que desaparecerem).

De qualquer forma o artigo está direccionado para formatações condicionais com valores e não formulas.

sergiosilva

Isso quer dizer que não vai funcionar no meu ficheiro? Não há solução para o meu caso?

jpaulino

Isso quer dizer que não vai funcionar no meu ficheiro?

Não

Não há solução para o meu caso?

Sim ... logo já mostro como :P

sergiosilva

Olá pessoal já várias pessoas fizeram download do meu ficheiro da 1ª mensagem, mas até agora ainda ninguém conseguiu descobrir como por isto a funcionar! E eu a pensar que no Excel dava para fazer tudo  :)

jpaulino

Com essas formulas na formatação condicional penso que não dê ... mas porque não fazes de outra forma (usando formatação condicional na mesma)? Assim funcionava sem problemas.

sergiosilva

Como assim? Fazer a formatação condicional através da identificação de valores, em vez de fórmulas?

jpaulino

Fazer a formatação condicional através da identificação de valores, em vez de fórmulas?

Sim, ver que valor lá está e colorir (em vez de usar formulas para colorir). Os valores, esses sim, podem aparecer por formulas.

sergiosilva

Não estou a ver outra forma ....porque ....como já viste o ficheiro. As fórmulas que estão nas condicionais são necessárias porque a mudança de côr depende se o aluno é do género masculino ou feminino e depende também da idade que tem. Cada um destes parametros tem intervalos minimos e máximos diferentes.

sergiosilva

Não estou a ver outra forma ....porque ....como já viste o ficheiro. As fórmulas que estão nas condicionais são necessárias porque a mudança de côr depende se o aluno é do género masculino ou feminino e depende também da idade que tem. Cada um destes parametros tem intervalos minimos e máximos diferentes.

Não dá pra estar a colorir as células uma a uma (são muitas). Pretende-se que todo o processo seja automático e que seja apenas necessário inserir o resultado do teste. E com base no género e idade, identificar se o resultado é positivo ou negativo.