Jump to content
Sign in to follow this  
toi001

Compressor de BMPs para equiparar-se a um JPG

Recommended Posts

toi001

tenho estado aqui com um prgrama que fiz que ja obtem alguns resultados

esta em http://www.explicacoesgd.com/compressor_grid_3.rar

sao 2 ficheiros um feito em blitz basic e compilado (nao se riam e a minha maxima linguagem de porgramacao)

outro e o famoso pa8qo.exe

o que faz :

pega num ficheiro de imagem de 1024x768 seja jpg png bmp

e transforma-o em grelha que depois comprime para por exemplo sample08.grid.bmp.paq8n

esse ficheiro pode ser reconstituido usando o mesmo compressor mas com o porcessamento do ficheiro em nome completo de sample08.grid.bmp.paq8n

vou dar um exemplo

imagem jpg de 214 Kb

porsche.jpg

executa-se o compresor com imagem porsche.jpg a uma compresao de 5 ou 10 (vai ate 128)

imagem em grid 3 depois pode ser paq8n de 171Kb

width=750 height=562http://www.explicacoesgd.com/porsche.grid.bmp[/img]

imagem reconstruida

width=750 height=562http://www.explicacoesgd.com/porsche.reconstructed.bmp[/img]

ou seja este método de grelha 3 esta a combater o jpg a 80%

gostaria de interessados em passar isto de blitz basic para um programa estilo c# ou c++ ou visual basic

sem mais comentários enderessem-me emails para antonio.campanico@hotmail.com

que é o meu msn!

denotar que sofro de problema psiquiátrico vasto :)

thoga31

Queres exactamente o quê?

Talvez quer isto: :)

gostaria de interessados em passar isto de blitz basic para um programa estilo c# ou c++ ou visual basic

denotar que sofro de problema psiquiátrico vasto :)

What?

Knowledge is free!

Warrior

Não queria estar a ver código, mas a resposta à minha pergunta é importante para perceberes a tua pergunta.

É lossless?

toi001

nao :thumbsup: o losseless pode ser feito pelo paq8o em bmp sem passar pelo porgrama

este e lossy

e mais carolice de mistura de png no grau 0 de compressao (so um nadinha lossy em 1% da imagem e de jpg em compressao de grau 20 ou 30 lossy em 30 ou 40% da imagem

Warrior

É provavelmente esse o motivo de obteres resultados melhores. JPEG também possui vários graus de compressão, certamente conseguirias baixar a qualidade para reduzir o tamanho.

Tenta fazer testes em que comprimes para jpeg e para esse novo formato partindo de um bmp original, tentando colocar uma qualidade (visual) semelhante em ambos.

Se comparares o tamanho das imagens assim talvez fiques a compreender melhor se é de facto um método poderoso.

IceBrain

Nessecita? Noes.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps