Jump to content
Sign in to follow this  
softklin

Exercícios sobre DFD

Recommended Posts

softklin

Boas pessoal. Estou a poucos dias de uma prova em que sai esta matéria, e não é de desperdiçar (3 valores em 20 para uma pergunta de DFD). Por isso estou a treinar, e por ter pouca prática nestas representações, venho saber se alguém podia ver se a minha solução está aceitável. Eis o enunciado:

Um distribuidor de peças para aparelhos eletrodomésticos pretende automatizar seu sistema de vendas. Os pedidos dos clientes são recebidos normalmente (mas não necessariamente) por telefone, pelo vendedor que preenche o pedido no formulário padrão verde.

O pedido, então, passa para uma outra pessoa que checa o pedido com o arquivo de fichas de peças e coloca o número do código da peça pedida ao lado do nome e verifica se o preço está correto. Algumas vezes, o pedido é para uma peça cujo nome não consta no arquivo ou o preço está incorreto e, então, o pedido é marcado como inválido e colocado de lado.

Pedidos válidos são passados para o pessoal da área de estoque, que checa o livro de inventário de mercadorias, para verificar se há componente suficiente para atender ao pedido. Se o estoque é insuficiente, o pessoal rejeita o pedido e envia uma nota à área de compras para reposição do estoque. Se o estoque é suficiente, a quantidade pedida é marcada como pendente de expedição e a via cor-de-rosa do pedido é enviada para a contabilidade, para que seja gerada uma fatura para o cliente. O pessoal da expedição envia as peças pedidas ao cliente e dá baixa no inventário de mercadorias. O pessoal de compras atualiza o inventário de mercadorias quando recebe componentes do fornecedor. 

Créditos do exercício: http://profmarcula.blogspot.com/2010/04/lista-de-exercicios-ii-dfd-teoria-geral.html

A minha solução (DFD de nível I ):

2gxl8pc.png

http://i52.tinypic.com/2gxl8pc.png

Acham que falta algo? Existe algum processo repetido/omisso/ambíguo face ao enunciado? A vossa opinião conta.

Obrigado desde já! :)

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

softklin

Então pessoal, alguma ideia? Acham que devia ter mais entidades externas, ou mais processos? O vosso feedback é importante para saber se estou no caminho certo.

Cumps.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Celine

Boa noite,

Na minha opinião o teu DFD está bem, poderia ser feito de outra forma, mas cada pessoa tem a sua forma de pensar e fazer as coisas.

Cumprimentos,

Celine

softklin

Nunca tive muito jeito para DDFs e a prova já lá vai (até correu bem), mas obrigado pelo feedback. Quem quiser, pode deixar mais umas soluções, fica de referência a quem vier aqui parar.

miguel-13

Acho que esta bem feito,como ja foi dito,cada um tem uma maneira diferente de fazer as coisas e o dfd e uma delas poderia ser feito de varias maneiras....depende por onde cada um quer começar...

mas tudo vai dar quase ao mesmo

cumprimentos...