Jump to content
Sign in to follow this  
Gigaloja

Limpar buffer

Recommended Posts

Gigaloja

eu tou a fazer um programa que gere stock's em linguacem C. e tenho que ler uma string que e' o nº de serie de um componente com 6 caracteres e tenho que a seguir ler outra striing até 20 carcteres só que se eu meter 6 carctres no serie funciona direito se nao ocupa a memoria do nome e passa para outro passo.

Aki fica parte do meu codigo.

printf("Insira o num serie do componente: ");

scanf("%6s", busca_serie);

if(strlen(busca_serie)>6)

{    scanf("%*[^\n]%*c");

// eu quero que entre estes dois passos ele limpe o que está para alem dos 6 carcteres lidos.

printf("Insira o nome do componente(ate' 20 caract): ");

scanf("%20s", ins_name);

if(strlen(ins_name)>20)

{    scanf("%*s");      }

bubulindo

para que fazes isto?

if(strlen(busca_serie)>6)

{    scanf("%*[^\n]%*c");

Se já fizeste um scanf, para que vais fazer outro, com condições diferentes sem uma variável para passar o valor lido?

Deves usar o scanf assim "scanf("%6s", &busca_serie);"

Porque não usar uma função que só leia 6 caracteres em vez de andares a limpar o vector?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Gigaloja

eu quero ler um numero alfanumerico de 6 carcteres, só que eu quero por para limpar o buffer se introduzirem mais do que 6 cacteres, para não mandar ocupar espaço na proxima leitura.

printf("Insira o num serie do componente: ");

scanf("%6s", busca_serie);

// eu trnho que limpar entre estes dois para nao mandar para o nome os restantes carcteres

printf("Insira o nome do componente(ate' 20 caract): ");

scanf("%20s", ins_name);

Baderous

O código que tinhas antes para limpar o buffer funciona, mas sem os ifs porque senão estavas a testar se a string lida tinha 6 caracteres, quando na verdade apenas lias 6 caracteres (limite definido no scanf).

printf("Insira o numero de serie do componente: ");
scanf("%6s",busca_serie);
scanf("%*[^\n]%*c");
printf("Insira o nome do componente: ");
scanf("%20s",ins_name);

tf_soares

Olá!

Se queres limpar o buffer podes fazer fflush(stdin).

Isso irá limpar o buffer.

Mas se queres ler só 6 caracteres, desaconselho-te o uso do scanf. Mas apenas por prática. Se quiseres ler uma string com espaços o scanf é para esquecer.

Para isso usa-se o gets. [ gets(string) ]

Se queres ler so X caracteres entao podes usar o fgets. [ fgets(string, X, stdin) ] -> 'stdin' porque esse é o ficheiro de entrada de dados, o falado buffer de entrada. Podia também ser um ficheiro que tenhas aberto.

Espero ter ajudado...

Baderous

Só maus conselhos...

Se queres limpar o buffer podes fazer fflush(stdin).

Isso irá limpar o buffer.

O fflush apenas tem comportamento definido para buffers de saída de dados como o stdout e o stderr, e não para buffers de entrada como o stdin.

Mas se queres ler só 6 caracteres, desaconselho-te o uso do scanf. Mas apenas por prática. Se quiseres ler uma string com espaços o scanf é para esquecer.

Para isso usa-se o gets. [ gets(string) ]

O scanf, tal como eu o apresentei, permite ler apenas 6 caracteres, sem espinhas. Se tiver espaços, usa-se o seguinte formato:

scanf("%80[^\n]",str); ////lê no máximo 80 caracteres para uma string ou, caso o input seja menor que 80, lê até encontrar um '\n' que indica mudança de linha

A função gets não deve ser usada porque pode gerar problemas de buffer overflow, pois não tem qualquer noção do tamanho da string onde vai ser guardado o valor a ler. Está até previso que desapareça da próxima versão do standard do C.

O fgets pode ser usado como alternativa, mas não pelas justificações referidas.

tf_soares

Respeito a tua opinião totalmente... E entendo-a... E tens razão...

Por acaso já sabia do perigo de buffer overflow. Apenas dei alternativas...

Mas não dei importância a alguns pormenores que tornam o programa falível a qualquer momento.

Só uma tenho uma dúvida... Acredito que o fflush não esteja preparado para limpar o stdin. Mas tenho-o usado já há bastante tempo e ele nunca deu problemas.

Baderous

Só uma tenho uma dúvida... Acredito que o fflush não esteja preparado para limpar o stdin. Mas tenho-o usado já há bastante tempo e ele nunca deu problemas.

Até um dia. Eu acabei de trocar aquele scanf que indiquei ao user para limpar o buffer (que funciona) por um fflush(stdin) e o buffer não foi limpo. Tal como disse, o seu comportamento é indefinido para buffers de entrada. Quando usei o Dev-C++ que usava o MinGW como compilador, funcionava. Em Linux e Mac, com o GCC, não funciona.