Jump to content

PHP - Alterar ficheiros

jssb
 Share

Recommended Posts

Antes de mais referir, que não estou a usar nenhuma BD. Os ficheiros e pastar são guardados directamente no PC.

Já tenho tudo a funcionar menos a parte de editar ficheiros. Aparece um lista de ficheiros, o user clica em "editar" e depois atraves de um form html pode editar/alterar o ficheiro.

Em baxio o código que lista os ficheiros:

<?php
$lista_ficheiros = scandir("fh"); //selecciona partição
print("<p>");
foreach ($lista_ficheiros as $ficheiro) {
if (($ficheiro != ".") && ($ficheiro != "..") && (substr($ficheiro, 0, 1) != ".")) {
print($ficheiro . " <a href=\"teste.php\">EDITAR</a><br />");
}
}
print("</p>");
?>

Quando clicamos em editar deveria ir para a pag. teste.php e aparecer um form para a tal alteração do ficheiro que estará na directoria "fh/". Tem que aparecer tipo um textarea com o conteúdo actual do ficheiro e depois altera-lo.

Deixo tambem a informação que tenho dois métodos para criar ficheiros por upload e criação de raiz. Em que o nome dos input "type=text" e "input type="file" sao "nomeficheiro". E as form estão amabas com o método POST.

Não faço a minima que código tenho que colocar na pag teste.php para alterar o ficheiro. Já tentei de tudo! Se alg me quiser e achar que nao deixei info suf posso enviar os ficheiros.

Obrigado.

Hmm mas parece-me que nesse exemplo, estão a abrir um ficheiro especifico por exemplo: $fh="test.txt";.. no meu carro existe uma lista de ficheiros que esta no dir "fh/" que são listados ao utilizador da seguinte forma:

nome-do-ficheiro1.txt - EDITAR

...

Penso que se torna mais complicado pq temos que abrir a directoria e saber em qual ficheiro o user clicou em EDITAR.

<?php

$fh_dir="fh/";
  if(strcmp(strtolower($_SERVER['REQUEST_METHOD' ]), "post")==0)
  {

file_put_contents($fh_dir.$_POST['name'], $_POST['content']);

echo "<div>ficheiro actualizado</div>";
  }

?>

<br>
<form method="post">
<input type="hidden" name="name" value="<?php echo $_GET['name']; ?>" />
<textarea name="content" cols="40" rows="10">
<?php
    echo file_get_contents($fh_dir.$_GET['name']);
?>
</textarea>
<input type="submit" value="Guardar" />
</form>

isso foi uma das soluçoes que tentei e tenho o seguinte erro:Warning: file_put_contents(fh/) [function.file-put-contents]: failed to open stream: No such file or directory in C:\xampp\htdocs\PW\teste.php on line 9

ficheiro actualizado.

Penso que com esse código é possivel, mas como é um trabalho académico e o professor valoriza código o mais simples e claro possivel gostaria de outra solução. Ou então resolver este.