Jump to content
Sign in to follow this  
NuGuN

Tornar um 'jogo' numa ferramenta de ensino

Recommended Posts

NuGuN

Boas!

Então é o seguinte, eu estou a desenvolver um projecto idêntico ao robocode, que para quem não sabe do que se trata, é um ‘jogo’ em que os jogadores escrevem um programa com recurso a uma API fornecida pelo próprio jogo com o objectivo de lutar contra outros jogadores, onde se pode ver o decorrer da batalha numa animação 2D em tempo real.

Um dos meus objectivos com o desenvolvimento deste projecto é torna-lo numa ferramenta de ensino para aqueles que se estão a iniciar na programação ou até algo mais avançado para testar algoritmos de I.A.. A minha dúvida é se isso é possível com este formato de ‘jogo’.

Gostava de ler as vossas opiniões sobre a possibilidade de o fazer, as modificações ou adição de funcionalidades necessárias. Ou se não é mesmo possível.

Cumps!

M6

Possível tecnicamente é.

A questão aqui é se atingirá os objectivos propostos, em especial ao nível do ensino.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

NuGuN

Pois a minha questão é exactamente essa. Será que com esse modelo é possível que se possa tornar uma ferramenta do genero, ou por outro lado falta-lhe alguma coisa ou deveria ser feito de outra forma para que se possa tornar uma ferramenta de aprendizagem em que um professor pegue e possa ajudar na aprendizagem.

No primeiro post esqueci-me de dizer que parte do projecto vai ser open source e as grandes diferenças para o robocode e tantos outros vai ser o facto de se poder programar em qualquer linguagem desde que esta já seja suportada. E as batalhas são online. O que significa que cada jogador corre o seu programa no seu computador.

Cumps!

M6

Pois a minha questão é exactamente essa. Será que com esse modelo é possível que se possa tornar uma ferramenta do genero, ou por outro lado falta-lhe alguma coisa ou deveria ser feito de outra forma para que se possa tornar uma ferramenta de aprendizagem em que um professor pegue e possa ajudar na aprendizagem.

[...]

Sim.

Mas para tal tem de ser pensada e desenhada para isso.

Fala com pedagogos sobre isso e recolhe informação para saberes qual o caminho a traçar para esse objectivo.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Warrior

Acho que a questão é mais: queres que se utilize a ferramenta para se aprender o quê?

Para ensinar conceitos de IA certamente que poderia ser utilizada. Para ensinar as bases de uma linguagem (sintaxe), também me parece possível. Para ensinar a base de programação, ciclos, condições, acho que sim.

Obviamente que entre estas coisas existe uma imensidão de conceitos úteis para a vida de um profissional da área que não me parece que devam recorrer a uma ferramenta destas, embora fosse eventualmente possível.

Acho que mais vale criar uma plataforma boa para um objectivo específico do que tentar que dê para fazer de tudo um pouco.

Knitter

Estás a criar uma plataforma para concorrer com algumas já existentes e até bastante boas para ensino. Não estou a ver este tipo de ferramenta ser usada para ensinar a programar em universidades ou cursos de programação, é uma ferramenta que acaba por limitar o que se pode fazer e isso tem implicações na forma como pode ser usada para ensinar ou como os alunos a podem usar.

Mas para ensinar bases de programação e lógica a crianças é uma boa ferramenta porque lhes permite ver um resultado imediato às instruções que executam e relacionar directamente uma instrução com o seu resultado.

As batalhas serem online pode ser um problema no uso da ferramenta para o ensino, já que nem sempre existe a possibilidade de se aceder à Internet ou esse acesso nem sempre é funcional. Por estranho que pareça, acesso à Internet completamente útil ainda é difícil de encontrar em instituições de ensino.

Quanto a ser usado para inteligência artificial, voltamos à limitação da aplicação, que foca o âmbito de problemas de IA apenas no que a aplicação oferece, algo que se vê bem com o Robocode, em que por mais voltas que dês andas sempre a ensinar algoritmos para serem usados em combate. Limitar a existência de problemas limita aquilo que os alunos podem aprender e usar.

Poder usar qualquer linguagem é um não problema.

Resumindo, como ferramenta de iniciação em programação e em algoritmia, creio que são ferramentas muito boas, especialmente para crianças/jovens que estão a iniciar e não vão aprofundar conhecimentos como um programador profissional faria, mas para ensino avançado acho que limitam o que os alunos podem fazer e como resultado limitam o que podem aprender com a ferramenta apenas.

NuGuN

Acho que a questão é mais: queres que se utilize a ferramenta para se aprender o quê?

...

Seria para uma pessoa que está a aprender a programar, que está a aprender o que é o 'if', um 'while'. Principalmente para pessoal mais novo, penso que seria mais entusiasmante ao verem o resultado do seu código numa animação 2D do que na típica linha de comandos no caso de C/C++, Pascal, etc.

Sim, essa da internet é bem verdade Knitter. E sinceramente não me tinha lembrado desse pormenor... Mas não seria um problema uma vez que, não na primeira versão que vou lançar, mas sim numa eventual V2, irá dar para trabalhar offline e vai ter uma ferramenta de debug. Ate porque nem faz sentido um jogador estar a fazer testes com um robot e ter de se estar a ligar ao servidor...

Não conhecia esse jogo. Estive a dar uma vista de olhos e sim, aproxima-se bastante do que pretendo fazer. Aceita varias linguagens e tal...

Disseste que tinhas começado a usar. Podes explicar com que objectivo estás a utilizar?

Em relação à I.A., sim, é um assunto mais complicado e pode-se tornar bastante limitado.

Explicando um pouco o porque de querer direccionar um pouco este projecto para o ensino. Isto é um tipo de jogo bastante limitado a nível de público alvo uma vez que para jogar é preciso programar. Programar. Palavra que só por ser dita afasta muita gente...  Logo, dificilmente vai ter muita adesão(espero estar redondamente enganado  :) ). Ora então se este jogo podesse ser encarado como algo mais do que um jogo(uma ferramenta de aprendizagem por ex.), estaria a abrir portas a outros tipos de jogadores que não apenas os que jogam porque gostam de programar... No fundo é uma tentativa de fazer chegar este projecto a mais gente com o objectivo de ganhar mais jogadores. Não sei se será uma perda de tempo, mas, não custa tentar...

Pessoal, desde já muito obrigado pelas vossas opiniões.

Cumps!

Knitter

Não conhecia esse jogo. Estive a dar uma vista de olhos e sim, aproxima-se bastante do que pretendo fazer. Aceita varias linguagens e tal...

Disseste que tinhas começado a usar. Podes explicar com que objectivo estás a utilizar?

Porque também sou formador e tenho formados que tanto podem ter 4 como 40 anos e convém conhecer e ter à disposição um panóplia grande de ferramentas. Essa parece bastante interessante para crianças ou para introduzir o básico de algoritmia sem que quem está a aprender tenha de se preocupar com sintaxe, regras de escrita, IDEs, etc. Muitas vezes para se explicar algoritmia ou se afasta completamente da linguagem ou se usa logo a linguagem e tanto uma abordagem como a outra dão problemas. Este tipo de programas fica mais ou menos a meio, por um lado não exige grande conhecimento de uma linguagem, por outro permite "ver" o resultado do algoritmo, e é mais interessante que o algoritmo para fazer um bolo de chocolate :)

Não creio que seja uma perda de tempo, ainda há poucos dias passou um professor no JUG PT que queria ajuda sobre o que explicar às crianças, se um dos temas for programação, este tipo de "jogos" são óptimos. Mesmo para quem só faz isto para jogar e sem se preocupar com programação são programas bons. Ainda mais se puderem vir em português :D

NuGuN

Ah és formador. Então e durante uma aula que estivesses a utilizar uma dessas ferramentas nunca te aconteceu pensares alo do tipo "epa, se isto fosse 'frito' em vez de 'assado' era bem melhor"?

Agora que falas-te nos IDE's, esse que mostras-te é muito diferente em relação a um pormenor. Nesse basta colar o código la na caixa de texto e ele faz o resto sozinho. E o que eu estou a pensar fazer é diferente e para quem está a começar é mais complexo. Para o que estou a fazer, o robot é criado normalmente num IDE como qualquer outro programa. E depois estava a pensar criar tutoriais passo a passo de como instalar e configurar um IDE até à criação de um robot simples.

Mas a ideia de criar uma ferramenta simples onde se coloca o código e automaticamente compila e testa o código parece-me bem.

Em relação ao português, com certeza o português vai ser uma das línguas.

Cumps!

Knitter

Durante as aulas tenho muito em que pensar, e raramente é no que a ferramenta devia estar a fazer :)

Neste caso o processo acaba por ser algo ao contrário, quero fazer um exercício, vou à procura de uma ferramenta que o permite atingir sem dificultar mais o exercício, ou focando o exercício apenas na matéria que quero ensinar. Por isso quando chego à aula a ferramenta já está a ser utilizada como eu pretendo e não há muito a alterar.

Claro que às vezes dá vontade de alterar alguma das ferramentas, mas no meu caso não acontece tanto. Ou as ferramentas servem e uso, ou passo para a próxima.

NuGuN

Durante as aulas tenho muito em que pensar, e raramente é no que a ferramenta devia estar a fazer ;)

Realmente...  :thumbsup:

Hm.. estou a ver. Bem, vou pensar bem no assunto e assim que estiver a primeira Beta pronta dou noticias.

Obrigado pelas dicas  :thumbsup:

Cumps!