Jump to content

CodificadorHTML

andreiaSilva
 Share

Recommended Posts

tenho esta parte de um enunciado:

"Para facilitar a leitura/escrita de texto em formato HTML, deve ser criada a classe

CodificadorHTML, dotada de um conjunto de métodos estáticos que retornem strings com

tabelas e texto formatado em HTML (incluindo caracteres acentuados, cabeçalhos, etc.).

Deve também ser implementada a classe DescodificadorHTML, dotada de um conjunto de

métodos que permitam descodificar tags HTML, para extracção dos dados do problema e

leitura das matrizes."

e não faço a mínima como fazer.. alguem me pode dar umas dicas??

Bem, não quero estar aki a agoirar ou nada do genero, mas penso que se por esta altura ainda não tens essas duas classes feitas estás em apuros...

O codificador é muito simples, como foi dito em cima só tens de receber os dados de algum lado e imprimir num ficheiro html...

por exemplo, uma tabela(que penso que é o k keres):

...
Formatter out= new Formatter(new File("caminhodoficheiroquequerescriar"));
out.format("<table>");//abre a tabela
for(int j=0;j<#colunas;j++){
      out.format("<tr>");//abre a coluna dentro da tabela
      for(int i=0;i<#linhas;i++){
             out.format("<td>");//abre a linha dentro da coluna
             out.format(matriz[i][j]);//imprime o valor da matriz dentro da colunaxtabela
             out.format("</td>");//fecha
      }
      out.format("</tr>";//fecha
}
out.format("</table>");//fecha
...

(^ Estou bem consciente que este codigo tem um erro "fatal" que eu ainda vou descobrir - estou em fases de teste - mas assim já tens uma ideia genérica de como funciona o codificador)

Por outro lado, o descodificador é bem mais complexo...

Embora seja demasiado complexo para te estar aki a explicar meticulosamente como funciona, ficam umas dicas de como deves fazer(ou pelo menos como fiz)

existe uma tecnica em java chamada try&catch que define o que fazer quando erros acontecem que normalmente crashariam o programa!

imagina que tentas atribuir um valor a matriz[2][3] sendo que a matriz so tem espaços até [2][2]..normalmente o programa crashava com o erro "arrayoutofbounds", mas com o try&catch podes prever esse erro e defenir o k ele faz em vez de crashar(como por exemplo imprimir uma mensagem de erro e continuar).

Isso funciona no descodificador porque tu podes ler o conteudo da tabela do ficheiro HTML e tentar(try) fazer um parseInt! Se funcionar atribuis á tua matriz no programa senão(catch) dizes para ignorar e tentar a seguinte sequencia de texto no ficheiro!

Tenta ver isso no google ou assim...Espero ter sido util!

obrigada foste muito util..

sim eu sou k tou em apuros mas tive um cadinho de azar no grupo k me calhou.. desde o inico so eu i outro e k trabalhavamos.. e agr sou so eu.. e dificil.. conseguir alguma coisa.. ainda pa mais não sou nenhuma expert nisto

lol...eu tou mais ao menos na mesma moeda que tu...tou sozinho a fazer o codigo todo porque os meus dois colegas nao sabem nada disto :S

bem... já descobri o que estava mal com o codigo que tinha escrito em cima, faltava fechar o formatter e escrever em que tipo desejava formatar o args(<-- nao interessa tar a explicar o k é isto...ve o codigo corrigido):

...
Formatter out= new Formatter(new File("caminhodoficheiroquequerescriar"));
out.format("%s","<table>");//abre a tabela
for(int i=0;i<#linhas;i++){
      out.format("%s","<tr>");//abre a linha dentro da tabela
      for(int j=0;j<#colunas;j++){
             out.format("%s","<td>");//abre a coluna dentro da linha
             out.format("%s",matriz[i][j]);//imprime o valor da matriz dentro da linhaxcoluna
             out.format("%s","</td>");//fecha
      }
      out.format("%s","</tr>";//fecha
}
out.format("%s","</table>");//fecha
out.close();
...

thera ya go 🙂

esse codigo deverá funcionar!

P.S. vejo que me pediste para te dar um exemplo por PM, mas enviaste a PM antes de responder aqui, o que implica que eu axo que tomas isto como "exemplo" 🙂

Estas aulas de LAPR1 do ISEP estão a dar cabo do pessoal..... (andreiaSilva)a 16 de Janeiro ainda não tens o codificador feito? Sei que a esta hora já é tarde, mas para a próxima podes-me perguntar....fiz o meu codificador em 2-3 dias porque trabalho durante o dia e só fico com uma ou duas horas ao final do dia para fazer os trabalhos.

Como eu disse, o codificador é facil de fazer 👍 Eu fiz o meu no domingo, só demorou mt tempo pk o programa não estava bem estruturado para adicionar cenas deste calibre no fim! eu tive de colocar mais uma variavel boolean nos parametros dos metodos para em caso de o utilizador querer imprimir em HTML a main enviar true e actuar de acordo, caso não enviar false e imprimir no ecrã...

foi um bocado complicado, mas nada de mais, que um dia nao chegasse para fazer 😄

Tanto quanto ao que eu sei ela acabou por fazer o codificador com a pequena explicação que eu postei aki... mas não o descodificador, que esse sim éra o mais complicado (embora me demorasse menos tempo lol ) !

Quanto ás aulas de LAPR1, eu adorei mt sinceramente...só não gostei de duas coisas, a obrigatoriedade de presenças(eu trabalho melhor em casa que na escola) e estes "pseudo-castings" que tamos a fazer...temos que apanhar grande seca para fazer uma defesa, que para mim influencia em nada ou quase nada a nota que os professores vão dar no fim...

Como o sistema de avaliações não é claro e explicito( não tens percentagens para tudo), a nota é apenas o quanto o professor "gosta" de ti... e esse gostar foi adquirido ao longo das aulas...a defesa serve apenas para comprovar...

De resto, adorei este projecto lol é isto que quero fazer o resto da vida 🙂