Jump to content

Recommended Posts

Posted

Vi um tópico com uma dúvida semelhante na Techzone, mas decidi lançar o tema por aqui...

Porque é que fisica é assim tão importante no caso especifico de Engª Informatica?

Acredito que o seja em Engª Civil, Mecânica, mas agora Informática?

Se alguem souber porque que se acuse!  😛

Cumps

• Replies 44
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Olha eu tou a contar entrar para Engenharia Informática sem ter Física-Química ocmo específica, mas sim Biologia-Geologia.

Anyway, acho que é importante sim senhor pois tens de saber um pouco da mecânica daquilo onde vais trabalhar / programar, e circuitos electricos, electrónica, é tudo física.

Posted

Olha eu tou a contar entrar para Engenharia Informática sem ter Física-Química ocmo específica, mas sim Biologia-Geologia.

Sim, nalgumas Universidades já se pode entrar com Biologia/Geologia. No IST penso que já dá e é aonde tu queres entrar, acho eu.

Mas, apesar de não ver a utilidade da Fisica em Engº Informática, também não vejo nenhuma Licenciatura em Engenharia sem Fisica.

Agora faço mais uma questão: E Biologia/Geologia qual a sua utilidade numa Engenharia?

Já agora, vbmaster, qual foi o teu percurso no Secundário? (Tipo: Fisica-Quimica -> 10 e 11º, etc)

Anyway, acho que é importante sim senhor pois tens de saber um pouco da mecânica daquilo onde vais trabalhar / programar, e circuitos electricos, electrónica, é tudo física.

Mas isso secalhar não seria mais virado para Engª Electrotécnica?

Cumps

Posted

No meu curso de Eng. Informática tb tens programação de circuitos, mas nada virado para a física. Tem sim uma cadeira intitulada 'Tópicos de Física Moderna', onde extendemos aquilo que se aprende em física. Depois disso não existe grande relação com a física, penso eu (ainda n acabei o curso).

É possível relacionar a disciplina com algumas partes das cadeiras de Redes, mas... não parece ser estritamente necessário...

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

É possível relacionar a disciplina com algumas partes das cadeiras de Redes, mas... não parece ser estritamente necessário...

Pois, também acho que não é estritamente necessário neste caso especifico (Informática).

Acho mais que fisica está no curso por ser uma Engenharia...

Cumps

Posted

É mais importante para Engenharia Informática e de Computadores.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Sim relamente eu tou em Eng Informatica e ja tive Fisica 1 e Fisica 2 a 1 nao serve mesmo para nada é só velocidades e essas cenas a 2 é que pronto tem campos electricos e magneticos, mas pessoalmente axo ke nada daquilo tem aplicação pratica para esta area !

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Posted

é útil se trabalhares como engenheiro informático no desenvolvimento de jogos (ex: CSS) ou outras coisas onde tens que aplicar vários conceitos de física (gravidade, par acção-reaccção e essas cenas). Acho eu...

Revolt Website Antigo Nick: Pauzinhos
Posted

Na cadeira de física do meu curso dava teoria da relatividade...

-- Tony Hoare

Posted

Sim, nalgumas Universidades já se pode entrar com Biologia/Geologia. No IST penso que já dá e é aonde tu queres entrar, acho eu.

Mas, apesar de não ver a utilidade da Fisica em Engº Informática, também não vejo nenhuma Licenciatura em Engenharia sem Fisica.

Agora faço mais uma questão: E Biologia/Geologia qual a sua utilidade numa Engenharia?

Já agora, vbmaster, qual foi o teu percurso no Secundário? (Tipo: Fisica-Quimica -> 10 e 11º, etc)

Não se trata de Biologia Geologia ter utilidade... é que antes para esse curso a única específica era matemática ao contrário de cursos como LEEC em que já tinha duas (matemática e física)... e como agora têm de pelo menos pôr duas específicas eles deram a opção de escolha nese curso em particular porque antes só era necessária a matemática.

Física Química e Biologia Geologia no 10º e 11º foi o que tive.

Posted

No meu ano, Física era obrigatória para entrar na FCTUC. Sou de 2003/2004.

-- Tony Hoare

Posted

Devo dizer que, no meu caso, nunca tive fisica e sinceramente não sinto falta dela. Mas isso não quer dizer que não seja necessário. Ser informático é ser muitas profissões ao mesmo tempo, depende sempre de que tipo de informático queremos ser.

Tenho matemática 1, matemática 2, matemática computacional 1, matemática computacional 2, algebra linear e geometria analitica, probabilidade e estatistica e mais umas quantas, ontem estive a ver uns RFC sobre representação de números com precisão em computador, sabem para que me serviram todas essas mateméticas? Para nada, parecia um burro a olhar para um palácio.

A física que se dá no 12, em geral, serve apenas de base, na universidade podes ter uma ou outra cadeira onde aprendas mais alguns aspectos dessa física ou matérias diferentes mas um curso de universidade não é mais que uma base de conhecimentos, tal como todas as matemáticas que tenho não servem para me fazer compreender o problema da precisão e representação de números as física não vai fazer de ti mais apto para seres um bom eng. informático, mas servem de base para evoluires os teus conhecimentos.

Mesmo o curso de eng. informática é apenas uma base, não aprendes tudo. Por exemplo, eu entrei para eng. informática na ESTG Leiria, vim  do agrupamento 1 caracter geral, não tive física, tive biologia, essa biologia já me deu jeito num projecto em que estive envolvido, enquanto os meus colegas andavam às voltas por não perceberem nada do que se tinha que fazer eu já tava a programar.

Bem espero que entendas que as disciplinas obrigatórias para entrar num curso nem sempre têm a ver com esse curso, é o meu caso, podia entrar com física ou matemática, e nem física nem matemática são assim tão importantes para o curso, é claro que são importantes para qualquer informático, mas é bem possivel acabar o curso sem nunca as ter tido antes de entrar.

Posted

Mas isto deve mudar um pouco com bolonha... por exemplo:

no ano passado e nos anos anteriores, o curso de engenharia em sistemas e informática tinha como especificas, matemática e fisica, ambas necessarias. este ano, como o curso foi restruturado devido ao processo de bolonha, as especificas podem ser só matematica, matematica e fisica, e se não tou em erro acho que tambem li algures matematica e quimica.

só não percebo a logica de ser assim, que vantagens terá um gajo entrar com matematica e fisica (ou quimica) feitas e outro que só entre com matematica, será que o primeiro entra + facilmente? não sei... mas o que se poe aqui é: com o processo de bolonha, vais ter várias vertentes no curso de lesi, no 3º ano vais escolher se queres sistemas ou informatica, um dos lados deve ter + fisica que o outro ou até mesmo um deles nem ter...

Posted

Não sei como  são escolhidas as desciplinas de ingresso mas pela experiência que tenho, seja qual for as disciplinas com que tenhas entrado tens a mesma vantagem que qualquer outro aluno.

Eu pelo menos nunca tinha visto uma linguagem de programação à minha frente e entrei para informática, que é só programação, e não tive + dificuldade que os meus colegas que vieram dos cursos tecnológicos de informática. No fim de contas acho que depende do empenho de cada um.

Posted

Para ser engenheiro reconhecido pela ordem é necessário teres pelo menos uma cadeira de física. No meu curso (LEEC) é bastante necessária e os informáticos como necessitam de cadeiras dadas pelo meu departamente precisam também de fisica. Directamente secalhar não tem nada a ver mas indirectamente dá-te boas bases. Engraçado que o meu curso tem tudo a ver com fisica mas podes entrar apenas com matemática ou matemática e quimica (não vejo muito sentido mas ok).

Cumps 8)

Posted

Mas isto deve mudar um pouco com bolonha... por exemplo:

no ano passado e nos anos anteriores, o curso de engenharia em sistemas e informática tinha como especificas, matemática e fisica, ambas necessarias. este ano, como o curso foi restruturado devido ao processo de bolonha, as especificas podem ser só matematica, matematica e fisica, e se não tou em erro acho que tambem li algures matematica e quimica.

só não percebo a logica de ser assim, que vantagens terá um gajo entrar com matematica e fisica (ou quimica) feitas e outro que só entre com matematica, será que o primeiro entra + facilmente? não sei... mas o que se poe aqui é: com o processo de bolonha, vais ter várias vertentes no curso de lesi, no 3º ano vais escolher se queres sistemas ou informatica, um dos lados deve ter + fisica que o outro ou até mesmo um deles nem ter...

Não há exame a Física isoladamente (segundo a nova reforma na qual estou inserido) nem a Química isoladamente pelo que essas não podem ser específicas.

• 1 year later...
Posted

Pessoal, o Prémio Nobel da Física foi atribuído ao tipo que inventou o sistema de leitura dos discos rígidos. Talvez esteja aí a resposta ao post inicial.

Quanto a mim não tem nada a ver. A física que dei no 12º ano não me serviu de nada para a faculdade. 😄

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"