Jump to content
Knitter

Obter/Criar imagem de disquetes.

Recommended Posts

Knitter

Boas,

Preciso de uma imagem de disquete, mesmo que vazia, para usar em VirtualBox. Todas as que conseguir criar com o dd revelam-se impossíveis de usar em FreeDOS, sistema onde vou precisar da dita disquete, por darem constantemente erros fatais no acesso à imagem.

Existe por aí algum site que ofereça imagens para download? Não me interessa o que tenham dentro já que só preciso de ter a imagem para depois formatar e reutilizar para outras coisas.

No Google só consigo encontrar software para criar imagens que precisa de uma drive de onde obter os dados, algo que não me interessa e que nem tenho como executar.

M6

Que mal te pergunte, porque raio necessitas de uma imagem de uma disquete em pleno Séc. XXI??? :cheesygrin:

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Knitter

Formação em instalação e manutenção de sistemas operativos, estou a dar a parte de DOS usando FreeDOS e dava jeito uma disquete para fazer alguns exercícios, ora como não tenho um único PC com uma drive de disquetes a funcionar e como estou a usar VirtualBox para a formação, preciso de uma imagem.

Uma imagem de uma disquete serve, na verdade só preciso do ficheiro com a estrutura correcta para que o VirtualBox veja aquilo como sendo uma disquete de 1.44, com a disquete de arranque que encontrei tenho o problema resolvido :cheesygrin:

apocsantos

Boa noite,

Interessante a ideia. Acho que sou um tipo com sorte, ainda tenho pc's com drive de diskettes. Normalmente para formação, costumo levar um velho IBM PS/1 com disco e drive de diskettes para alguns exercícios de DOS, com Freedos, mas reconheço que é pouco pratico.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Pessoalmente confesso que, de vez em quando, sinto saudades do velho som da disquete a ser gravada... Um som inesquecível para quem trabalhou com disquetes quando não havia outra portabilidade digital "comercial", onde os CDs ainda não estavam acessíveis como "graváveis" ao mercado. :cheesygrin:

Knowledge is free!

Knitter

Ter hardware implicaria ter uma drive de disquetes funcional e PC para todos os 12 formandos, e é raro haver uma empresa de formação que tenha o hardware básico para as formações que dou, quanto mais ter hardware ultrapassado a funcionar... não que não haja hardware ultrapassado, a última que dei em Java foi com computadores com 200MB de RAM... foi curioso....

De qualquer modo, fazer tudo com a máquina virtual implica que não destroem os PCs, que têm de ser usados por outros formandos noutras formações, além disso, poupa-me o trabalho a mim de os reparar :cheesygrin:

apocsantos

Boa noite,

Perfeitamente de acordo. Se pudesse utilizaria terminais "NComputing" para evitar "tantos estragos", mas a empresa insiste em dar-lhes portáteis novos em folha e PC's Tower, para as aulas de hardware. :cheesygrin:

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Vocês são doidos ou quê?

Mas quem é que pode ter saudades de "dar bolacha ao burro" e na 27ª disquete apanhar com um CRC ERROR, Abort, Retry Ignore?...

Não tenho saudades nenhumas desse som! :cheesygrin:

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Bom dia,

Na 27ª diskette, levar com esse famoso CRC error era cá uma chatice... Ainda tenho para lá trabalho em diskette (claro que tenho cópia em disco rígido), mas mantenho no meu pc de trabalho uma drive de 1.44MB totalmente funcional e algumas maquinas antigas que mantenho por motivos de colecção e algumas que uso para formação a funcionar mesmo com essas drives "pré-históricas". Ainda tenho lá um Pentium II, dual processor, com motherboard chipset BX (dois processadores numa board), com 3 HDD's ligados, uma drive de 3.5'' 1.44mb e uma de 5.25'' 512kb. :cheesygrin:

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

M6

Eh pá, driev de 51/4 não uso para ai desde 1993...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Boa tarde,

Eu mantenho-a activa, apenas "por gozo", acho graça à ideia... E claro o Digger :cheesygrin:Se te recordares dele! :D

Deixei de usar regularmente a drive deste essa altura, mantenho activa, por "brincadeira, birra, capricho..." qualquer coisa do género, que nem eu sei bem o motivo. Ainda tenho algumas caixas de diskettes desse tempo, e já chegou a ter uso profissional (passar dados que estavam em diskettes de  5.25'', para CD), foi um trabalho que me foi pedido, e apesar das disquetes estarem substancialmente danificadas a informação foi recuperada com algum sucesso.

Ainda permite arrancar o DOS 3.0 e correr o BasicA, provavelmente recordas-te destes "fosseis" da informática. :) Levei uma vez essa maquina para uma formação, mas as perguntas foram tantas que eu fiz um "internal memo" para mim... "nunca mais levar tecnologia antiga para as aulas a não ser que esteja com paciência para responder a dezenas de perguntas".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

Vocês são doidos ou quê?

Mas quem é que pode ter saudades de "dar bolacha ao burro" e na 27ª disquete apanhar com um CRC ERROR, Abort, Retry Ignore?...

Não tenho saudades nenhumas desse som! :cheesygrin:

Não sou do tempo de 1993 mas sim de 1996, onde já começavam a aparecer os primeiros CDs, muito timidamente, em Portugal, e em 1998 já os utilizava com relativa regularidade. Apenas recordo o som, não a paciência que era necessária, pois não a tinha - como é possível lembrar de algo que não se teve? :D

Knowledge is free!