Jump to content
rjsma

Ajustar o site para todas as resoluções de ecras

Recommended Posts

rjsma

Boas,

Tenho aqui um problema ao ajustar um site que fiz para todas as resolucoes de ecras.Pelo o que vi e pelo o topico que vi já aqui na pap deve ser uma coisa deste genero mas nao esta a resultar .

body{
width:100%;
height:100%;
}

Uma maozinha nisto?

mjamado

Boas,

Tenho aqui um problema ao ajustar um site que fiz para todas as resolucoes de ecras.Pelo o que vi e pelo o topico que vi já aqui na pap deve ser uma coisa deste genero mas nao esta a resultar.

Sim, não e mais ou menos... :cheesygrin:

Em primeiro lugar, que doctype estás a usar? Alguns, nomeadamente os strict, não contemplam altura, isto é, o corpo tem sempre a altura do conteúdo. É possível fazer alguns hacks para forçar uma altura mínima de 100% no body, mas não costuma ser boa política. Para arrumar com o assunto da altura, não te preocupes em demasia: o próprio conteúdo se encarregará de empurrar o fundo para lá da janela do browser.

Quanto à largura, nunca te esqueças que, apesar de teres definido a largura do body como 100%, se o somatório das larguras absolutas dos conteúdos interiores for superior à largura do browser, o body vai esticar para acomodar tudo. Verifica isso primeiro. O ideal é, se começas a usar %, continuas a usar %, sempre, em todas as tags.

Depois, e como falas em "todas as resoluções de ecrãs", penso que estarás a contemplar, também, dispositivos móveis, certo? Se for o caso, lembra-te que a dimensão é bem menor que o normal; como tal, a maioria das vezes, precisa de um layout diferente - normalmente, até mais do que um, dependendo se está ao alto ou deitado, ou até se é quadrado. Podes usar css media queries para controlar que folhas de estilo carregar, consoante as dimensões e orientação actuais.

Para finalizar, lembra-te, também, que existe um limite para a largura de um texto que seja confortável de ler. Linhas demasiado compridas fazem com que o olhar "dance" ao mudar de linha, o que vai frustrar e irritar os utilizadores com ecrãs de 22 polegadas. E nós não queremos isso. Dá um max-width, em ems (aconselhado) ou pixels, à zona principal, e ajusta o resto do layout para ter em conta as situações limite de mínimos e máximos dessa zona.

Anyway, para algo mais concreto, é preciso o (x)HTML e o resto da CSS...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

rjsma

Estou a usar este doctype

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Não estou a incluir os dispositivos moveis, só queria fazer de uma maneira que o site aparece-se sempre da mesma maneira consoante o tamanho do ecra

Abraço

:cheesygrin:

mjamado

Estou a usar este doctype

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Se não estou em erro, nenhum dos XHTML respeita a altura sem hacks. Isso deve estar na documentação da W3C, mas não estou por aí além inclinado para ler documentos técnicos a esta hora...  :)

De qualquer das formas, e como já disse, não te preocupes com a altura - conforme fores metendo conteúdo, ele vai crescendo e empurrando o fundo para fora de qualquer altura de browser...

Não estou a incluir os dispositivos moveis, só queria fazer de uma maneira que o site aparece-se sempre da mesma maneira consoante o tamanho do ecra

OK, então o que tu queres é o inverso do que eu estava a pensar - é fazer com que a largura seja sempre constante, independentemente do tamanho do browser, certo? Isso é bastante mais fácil, basta colocares um div com largura definida em pixels (e uns margins auto à direita e à esquerda para ficar centrado) e pronto.

Ou ainda não apanhei bem o problema?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

rjsma

Não posso fazer isso porque tenho conteudo espalhado pela a pagina toda.So queria que o site aparecesse sempre da mesma maneira em todos os ecras, dos mais pequenos aos maiores.Pensava que era width:100%; no body mas não resultou.

Cynary

Tem que haver uma maneira de redimenzionar/ajustar o site conforme a largura do ecra  :)

Tipo este http://www.compal.pt/#

Usa o espaço todo e consegue ajuastar-se consoante o tamanho do ecra

Tentaste ver o código?

Esse site usa javascript para ajustar a largura do ecrã (actualmente, funciona a maior parte das vezes, mas por segurança e complexidade, é melhor usar HTML/CSS para isso ...). Basicamente, verifica a largura do browser. Se for acima de um tamanho mínimo (no caso deles 600px), ajusta a largura do objecto flash (nota que não mexe no body, mas sim no objecto flash!), se for abaixo, coloca a largura em 600px.

Aconselho-te a usar uma div como te foi sugerido :)

Percebi que queres mexer no body, mas é fácil -- basicamente, todo o body estará dentro dessa div, substituindo-te esta o body! Facilita muito o trabalho, em termos de centrar se for preciso -- bom quando queres uma largura fixa -- ou de controlar a largura do corpo.

Para fazeres isso, tens algo como:

<html>

...

<body>

<div>

<!-- Código do body aqui! -->

...

</div>

</body>

Quanto à altura, não te preocupes, que isso é controlado pelo conteúdo :) .

rjsma

sim, já tinha uma div global no meu codigo.O problema se por o width:700px;  e um margin:0 auto; por exemplo, o conteudo que tenho perto das margens vai-se a vida.Outra situação defino a div global com uma largura de 700 px e se o ecra que esta a visualizar o site for 14 polegas ou ainda mais pequeno, como seria?

Já estou é todo confuso, pensava que era um assunto mais facil do que parece 😲

yoda

sim, já tinha uma div global no meu codigo.O problema se por o width:700px;  e um margin:0 auto; por exemplo, o conteudo que tenho perto das margens vai-se a vida.Outra situação defino a div global com uma largura de 700 px e se o ecra que esta a visualizar o site for 14 polegas ou ainda mais pequeno, como seria?

Com uma div centrada, o site não se vai ajustar se o ecrã for menor que a largura da mesma. Antes de te preocupares com isso, preocupa-te em tentar ver se realmente vale o esforço e se esse tal layout vale a pena.

rjsma

Eu compreendi, com a div centrada em ecras mais pequenos rouba e as margens deixadas e assim nao prejudica o conteudo.O que me está a fazer confusao e que existe montes de sites que ocupa a pagina toda sem deixar a margem nas laterais e ficam perfeitos consoante a tela e não me parece que se utiliza so javascript para essa efeito.

mjamado

Há livros inteiros à volta de designs líquidos, elásticos e fixos.

mjamado

Eu compreendi, com a div centrada em ecras mais pequenos rouba e as margens deixadas e assim nao prejudica o conteudo.O que me está a fazer confusao e que existe montes de sites que ocupa a pagina toda sem deixar a margem nas laterais e ficam perfeitos consoante a tela e não me parece que se utiliza so javascript para essa efeito.

O da Compal só mete JS porque tem um objecto não-standard pelo meio. Se todo o teu conteúdo for (x)HTML válido, e todos esses elementos forem construídos sob regras de design líquido, o design vai ajustar a qualquer resolução.

rjsma

Há livros inteiros à volta de designs líquidos, elásticos e fixos.

É capaz de me indicar um bom e em portugues?

mjamado

É capaz de me indicar um bom e em portugues?

"E" ou "ou"? :) Em português, não conheço nem um... Bom, mas em inglês, tens o (apropriadamente chamado) Flexible Web Design: Creating Liquid and Elastic Layouts with CSS. Procura nas várias Amazons até encontrares o mais barato.

mjamado
Sao quase 30 euros, fora os portes de envio que deve ser um balurdio por ser de outro pais.

Já viste na francesa e na alemã? Costuma ser mais barato do que nas outras, e os portes também devem ser bem menores...

Acha que consigo aprender bem na internet sobre layouts flexiveis?

Conseguir, consegues, mas tens que já ter um conhecimento sólido de CSS - sabes como é a malta a escrever sobre coisas novas na 'Net: parte sempre do princípio que quem está a ler aquilo tem os conhecimentos anteriores em dia.

rjsma

Vou ver 1º se consigo pescar alguma coisa na internet, em ultimo caso terei de compra o livro.

Obrigado pela a ajuda

:)

taviroquai

Site da compal... tentei abrir aqui num recem instalado Ubuntu...

Para visualizar este site precisa do plug - in Flash 9.0.0

Para fazer o download do seu plug-in clique na imagem. Notícias Compal

:cheesygrin:

Anyway... penso que online tens informação que precisas para ler sobre CSS... pelo menos comigo tem sido "suficiente"... quando não consigo resolver algo, pergunto aqui na comunidade ou no Google...

http://maujor.com/tutorial/sintaxetut.php

http://pt-br.html.net/tutorials/css/

Na pratica... usa o firebug para testares diferentes regras...

https://www.youtube.com/embed/FsX6qwQqGgQ?feature=oembed

Para o IE, pelo menos no 8, já traz a ferramenta de programação...

https://www.youtube.com/embed/DRdhertDzgM?feature=oembed

Espero ter ajudado...