Jump to content

Serialização de objectos

ricardoaux
 Share

Recommended Posts

Boas

Gostaria de saber como possível serializar objectos, de forma a que isto não aconteça:

Tenho a classe Estrada e a uma Qualquer.

Faço a serialização, e um objecto da classe Estrada está referenciado na classe Qualquer. Por exemplo a classe qualquer contem uma ArrayList de Estradas.

Serializo cada uma delas separadamente e depois quando faço load o objecto é duplicado.

Ou seja, ficam dois objectos Estrada exactamente iguais mas perco a referencia.

Se alterar um o outro não é alterado.

Desde já agradeço a ajuda

Cumprimentos

Passo a explicar, tenho a classe Estrade e classe Cidade!

Numa outra classe de gestão, tenho uma arrayList de Estradas e uma arrayList de cidades!

Os objectos cidade tem dentro uma arrayList de Estradas, e as Estradas tem dentro 2 Cidades!

Ao guardar, o que faço é serializar a arrayList de Cidades para um ficheiro, e depois a arrayList de Estradas para outro;

o problema surge aqui, no ficheiro de Cidades, tambem é guardada a arrayList de estradas com todos os Objectos Estrada, e quando faço o Load, vou no fundo duplicar os objectos, as Cidades ficam com Objectos estrada diferentes dos que ficam na arrayList de Estradas, ou seja, duplico os objectos e perco as referencias... dentro de Cidade não tenho uma referencia para um objecto da ArrayList de Estradas, mas sim um Objecto Estrada novo...

Obrigado

Se estás a guardar a mesma informação em dois ficheiros diferentes e em dois processos de serialização diferente é normal que isso aconteça. A forma mais simples de resolveres o problema seria serializares a classe de gestão, e aí era o mecanismo de serialização que resolvia as duplicações.

Se quiseres manter essa forma de guardar em dois ficheiros e usando dois momentos de serialização diferentes então terás de ser tua a gerir, manualmente, a duplicação de informação. Terá de guardar apenas uma só vez ou, se guardares duas vezes, tens de escrever o código de forma a leres a informação apenas uma vez. Neste caso não sei bem como fazer dado que depende de como tens o teu programa, eventualmente ler primeiro todas as estradas e ir associando as estradas já lidas aquando da leitura das cidades.

Já tinha ponderado essa solução, isto é um trabalho académico e no enunciado este explicito que deve ser guardado em files separados, mas a opção de gerir a duplicação implicava remodelar a estrutura toda do trabalho, ainda assim acho que vou acabar por guardar o objecto de gestão... sempre é melhor que nada!

E muito obrigado pela ajuda! 😁