Jump to content
Sign in to follow this  
terramoto

Linguagem para desenvolvimento profissional

Recommended Posts

terramoto

Boas pessoal, já a algum tempo que faço pequenos sites com PHP, mas sempre achei um bocado, sei lá, "frágil" ou "rudimentar"? Não sei se serão as palavras certas. Como nunca soube escolher bem a combinação das cores, imagens (a parte do design) deixei de fazer sites e até bem pouco tempo um amigo perguntou-me se queria fazer uma loja online (visto não estar de bolsos cheios, achei uma boa ideia voltar a construir), mas queria investir mais um bocado nisto e tornar um bocado mais profissional talvez usar asp, asp.net ou jsp como linguagem de programação juntamente com CSS e JQuery.

A minha dúvida é se devo usar asp/.net, ou jsp e como a maioria dos utilizadores do fórum são programadores em Portugal queria uma ideia do que se usa por aqui.

Já agora escolha de editores são bem vindas também.

Cumprimentos, João.

A great truth is a truth whose opposite is also a great truth.

mjamado

Usar PHP da maneira correcta é tudo menos frágil ou rudimentar.

Por exemplo, usar as instruções mysql_* sucks big time, o que não impede a grande maioria dos iniciantes ou aspirantes de as usar - isso, sim, é frágil e rudimentar.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Knitter

Reforçando o que o mjamado disse, talvez a dita "fragilidade" venha da tua falta de conhecimento sobre a tecnologia ou sobre desenvolvimento em geral. Seguindo daí, talvez não seja grande ideia passares para ASP.net ou para JSP.

Se queres fazer uma loja on-line talvez fosse boa ideia pegares num sistema de eCommerce em vez de tentares fazer uma coisa de raiz.

mjamado
Reforçando o que o mjamando disse, talvez a dita "fragilidade" venha da tua falta de conhecimento sobre a tecnologia ou sobre desenvolvimento em geral.

Quero amêndoas na Páscoa...  :cheesygrin:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Knitter

:cheesygrin: é o que dá ter nomes complicados de ler. Vou tentar não repetir a gracinha :D

E olhando para o texto que escrevi, talvez tenha sido algo ácido :) . Mas se realmente não se adequaram à programação em PHP, mudar de tecnologia só porque sim não vai ser uma solução. É verdade que existem diferentes entre as várias tecnologias, e que até pode ser mais complicado fazer algumas coisas em PHP que, por exemplo, em JSP/Java EE, mas isso só por si não torna o PHP pior ou o JSP melhor.

E para lojas on-line, ou estamos a falar de funcionalidades por medido ou usar algo já feito é mais simples. Existem imensas soluções que podem ser usadas e que são melhores que desenvolver algo de raiz, sendo que desenvolver de raiz é bem mais caro.

terramoto

Quando coloquei aspas nas palavras que referi e até frisei que se calhar nem eram as que se adequavam ao que tinha em mente foi com a intenção de que os leitores percebessem ao que me estava a referir, de certo que à programadores que defendem que C já se encontra fora do prazo, no entanto há quem defenda que é das melhores linguagens de programação. O que queria dizer com "frágil" ou "rudimentar" era que num simples google search encontrei várias reviews em que referiam que tanto ASP.NET como JSP eram os mais usados em produtos de calibre empresarial. Dai a minha dúvida, eu não tenho problemas em aprender uma linguagem de programação, apenas quero aprender algo que seja mais procurado pelo mercado e vocês estão mais dentro do assunto do que eu.

Knitter

O facto de serem usadas mais pelo mercado empresarial tem outros motivos, alguns até por puro marketing.

Para mim a escolha de uma tecnologia é sempre dependente dos requisitos existentes e condicionantes do projecto, como não indicaste nada sobre isso não vejo razão nenhuma para passares para outra linguagem, com a agravante que, no caso de JSP porque é o único que conheço e posso falar, terás de dominar um conjunto de conhecimentos muito mais alargado que vão desde Java/POO, JSP, servidores aplicacionais ou servlet containers, e uma forma de desenvolver que é diferente do que é comum encontrares em PHP.

Claro que nada impede de passares para outra tecnologia, nesse caso se estás a pensar em ASP.Net ou Java EE estás a pensar em algo que é bastante similar em funcionamento por isso escolher uma ou outra é igual. Pessoalmente tenho preferência por Java EE, mas em ASP.Net conseguirás fazer o mesmo que fazes em Java EE e são as duas tecnologias bastante usadas no mercado.

Tendo em conta o que indicaste, uma loja on-line faz-se bastante bem em PHP, usando até uma das várias frameworks existentes no mercado, seja CodeIgniter, Kohana, Cake, enfim, é o que não falta para aí são opções dentro de PHP. Até mesmo o desenvolvimento de raiz pode ser feito em relativamente pouco tempo.

No fundo, para poder aprofundar mais a questão seria necessário perceber melhor porque motivos pretendes mudar.

Já agora, no que toca a editores, para Java recomendo o NetBeans IDE ou o Eclipse, para .Net o Visual Studio é certamente a melhor opção. Em ambos os casos tens acesso a versões gratuitas, para Java qualquer um dos dois IDEs é livre, para .Net tens as versões Express.

terramoto

Eu sempre fiz os sites em PHP como hobby, e recentemente reparei que alguns amigos que fazem websites como profissão fazem em ASP.NET, por isso pensei que fosse uma linguagem que fosse mais procurada no mercado. Nesse caso penso que vou continuar com o PHP.

Knitter

O ASP.Net tem uma vantagem inegável: Visual Studio com drag'n'drop.

O IDE oferece um conjunto de funcionalidades que ajudam no desenvolvimento. A plataforma .Net oferece também bastante recursos que podem facilitar o desenvolvimento, por exemplo, impressão/criação de PDFs/relatórios. Em Java EE ou .Net fazer relatórios é mais simples pela quantidade de soluções que existem com boa qualidade, em PHP as soluções são em menor número e mesmo as pagas pecam na qualidade.

Claro que estas coisas que a plataforma oferece também têm desvantagens, seja no preço de um hosting, seja noutros custos indirectos.

De qualquer modo podes experimentar outras tecnologias e ver como te sentes, mas tenta ir pela especialização e não por usar o que os outros no mercado usam, senão és apenas mais um que usa ASP.Net/Java EE/PHP/Python/etc

edgarzigne

dra 'n' drop? tas te a referir ao designer?

Se for a isso, não consideres isso uma vantagem!

Pessoalmente, acho que ainda bem que o visual studio o trás. Assim conseguimos ver o que não devemos usar! lool

Continuando com a ideia pessoal, compreendo o que queres dizer com o php ser "frágil" muito bem. Não querendo discussão e relembrando que é um ponto pessoal, considero o php uma learning tool (sei perfeitamente todos os grandes sites criados em php!). Acho o php uma linguagem (ferramenta) pouco virada para ambientes empresariais e a para trabalhar em equipa.

Java EE e .NET são linguagens (ferramentas) de eleição sendo que .NET é com o que trabalho sobretudo.

dennis3380

Boas pessoal, já a algum tempo que faço pequenos sites com PHP, mas sempre achei um bocado, sei lá, "frágil" ou "rudimentar"

!!!!!!!!???????????????

malainhocf

Uma pergunta que não quer ofender ninguém

Se fazes sites por hoby, como queres começar logo por uma coisa tão mais complicada do que um site.

Acho que estas no caminho errado

Acho que devias estudar

1º xhtml, css, Tableless, JavaScript

2º PHP, sql

E espera-te muito trabalho e também algumas dores de cabeça heheheheh

Força

odesassossegado

Sempre achei este "mundo" da programação de websites ou "webapps" inacessível. Se pensarmos bem estamos a "mexer" em tanta coisa ao mesmo tempo. Não sou da opinião que a linguagem A, B ou C ou o framework X,Y ou Z sejam panaceias para resolver todos os males de um pobre programador. O essencial é estar disposto a entender o funcionamento daquilo que vamos fazer, o que involve, os compromissos que estamos a arranjar quando escolhemos um dado caminho e não o outro.

Para não me alongar mais... tive a necessidade de desenvolver uma webapp (ainda um protótipo) e na hora de escolher a(s) tecnologia(s) havia muita coisa a ter em conta: a minha falta de experiência neste campo; a necessidade de "trocar" de base de dados (hsqldb em memória para desenvolvimento MySQL, PostgreSQL ... em produção) sem estar a depender de scripts gerados por mim; entrar no maravilhoso mundo do MVC pattern ... enfim tanta coisa. No final decidi passo a passo. Precisava de algo que pudesse correr na JVM, que pudesse "reduzir" a um simples War para correr por exemplo em Tomcat. Escolhi Grails (www.grails.org). Fez milagres ? Escreveu ou resolveu os problemas por mim (na verdade "escreveu" parte do que eu precisava)  ? Não ! Ajudou-me imenso a progredir, obrigou-me a descobrir passo-a-passo a melhor maneira de fazer as coisas. Mas uma coisa é certa, o facto de com 4 comandos ter um protótipo simples a correr motivou-me e de que maneira. Hoje, continuo de volta da webapp inicial, a melhorá-la, a incorporar novas funcionalidades e espero que em breve esteja em "ambiente de produção". Hoje sinto-me mais preparado para, por exemplo, embarcar no PHP, Django ou Ruby on Rails. Ainda não decidi qual irei "aprender" mas certamente irei falar pelo menos mais uma língua. É disso que se trata. Aprender a falar bem o idioma que escolhi torna mais simples aprender novas línguas, nem sempre se pode simplesmente traduzir mas pode-se, seguramente, compreender o conceito.

malainhocf

Escolha-se a linguagem que se escolher, teremos que estudar muito e trabalhar muito com ela para trabalhar bem.

Para além disso, além desse grande esforço inicial, precisamos de estudar a vida toda.

Quem não estiver disponível para estudar sempre, talvez seja melhor ir fazer outra coisa.

Só depende de nós fazermos ou deixarmos de fazer, independentemente da linguagem que se escolha.

Se há umas mais fáceis de aprender, não é isso que nos vai impedir de fazermos os nossos projectos se mesmo quisermos.

Eu achava PHP terrível, hoje gosto muito de programar em PHP.

falco

PHP é uma linguagem optimizada para usar na web e não é frágil. Uma boa parte dos maiores sites da WWW usam PHP.

com "frágil" ou "rudimentar" era que num simples google search encontrei várias reviews em que referiam que tanto ASP.NET como JSP eram os mais usados em produtos de calibre empresarial.

Normalmente são também bloated, buggy e inúteis...

A utilização dessas linguagens tem mais a ver com marketing, com a dominância do mercado por parte da m$, com a influência grande e crescente da m$ nas instituições de ensino. Com a grande integração das tecnologias .net com outros produtos da m$.

Como eu recuso em orbitar à volta de fabricantes específicos, principalmente monopolistas (não falo só da m$). Prefiro utilizar tecnologias que também são poderosas mas que me permitem ser livre e não prender os outros.

Se já sabes alguma coisa do PHP recomendo-te que comeces por aperfeiçoar esse teu conhecimento. O PHP é uma boa linguagem para a web (apesar de não ser a minha preferida).

taviroquai

Respondendo ao tópico...

No desenvolvimento profissional para a web, dificilmente vais usar apenas uma linguagem... PHP (ou ASP ou JSP...) a linguagem server-side não resolve tudo.

Terás que explorar várias linguagens, seja PHP, ASP, JSP, Ajax, sonasol multi action script...  :) por isso o melhor é experimentares várias e veres qual te é mais familiar...

Guest id194

Por exemplo, usar as instruções mysql_* sucks big time, o que não impede a grande maioria dos iniciantes ou aspirantes de as usar - isso, sim, é frágil e rudimentar.

Fiquei curioso em saber ao que te referes, podes ser mais explicito? Talvez queiras sugerir a utilização de um wrapper em volta destas funções (tipo isto) ou então sugerir MySQLi que pelo que tenho lido será o standard no PHP6 e essas funções mysql_* deixaram de existir. Ou será que falas de outra cena?

mjamado

Fiquei curioso em saber ao que te referes, podes ser mais explicito? Talvez queiras sugerir a utilização de um wrapper em volta destas funções (tipo isto) ou então sugerir MySQLi que pelo que tenho lido será o standard no PHP6 e essas funções mysql_* deixaram de existir. Ou será que falas de outra cena?

Respondi, recentemente, a essa pergunta noutro tópico:

Por magnitude de utilização, e pela ordem em que posso usar (alguns sites e/ou servidores, por várias razões, poderão não usar os primeiros da lista).

1. Com uma grande distância em relação aos restantes, uma ORM minha, feita "lá atrás" com PDO;

2. PDO;

3. O pacote MDB2 do PEAR (sites mais antigos);

4. A extensão MySQLi, mas sempre na versão OOP e nunca pelas funções mysqli_*.