Jump to content

PHP OpenSSLCertificar Software DGCI

pauloalves75
 Share

Recommended Posts

Viva Pessoal,

Estou a fazer umas alterações a um programa de facturação criado em PHP para corresponder aos requisitos estipulados pela DGCI. Encalhei aqui na parte da criação dos HASHKEYS.

Tenho o OPENSSL instalado, criei uma chave privada e chave pública (ambas exportados para ficheiros). Depois fiz o seguinte:

1. Gerei o certificado a partir da chave privada atravês da linha de comandos;

echo -n 1 | openssl dgst -sha1 -sign ChavePrivada.pem | openssl enc -base64 -A

2. Gerei o certificado a partir da chave privada atravês do PHP utilizando o openssl_sign();

$passphrase = "";

$signature = "";

$priv_key_file_name = "ChavePrivada.pem";

$private_key = openssl_pkey_get_private(array("file://".$priv_key_file_name, $passphrase));

$data = "1";

$signed = openssl_sign($data, $signature, $private_key, OPENSSL_ALGO_SHA1);

$signature = base64_encode($signature);

Os resultados produzidos têm o tamanho estipulado (172 bytes) mas a assinatura é diferente.

Alguem já teve este problema?

Viva,

Tenho um problema com a certificação da DGCI, mas um pouco diferente do teu. Dizes que essa senha é diferente de qual?

No meu caso, a Sage Infologia, decidiu encriptar a chave de 172 (de onde se tem de retirar o 1º, 11º, 21º e 31º caracter para o codigo impresso na factura) e agora estou a aguardar resolução por parte da sage.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Ou seja, a assinatura produzida atravês do PHP, e a assinatura produzida atravês da linha de comandos são diferentes quando deviam de ser iguais pois tou usando a mesma chave privada, e o mesmo conteudo. Utilizei "1" para ser uma string do mais simples possivel, mesmo assim os resultados produzidos são diferentes.

Para os que estiverem interessados, encontrei o motivo deste pequeno problema. Em uma palavra é o WINDOWS!

Depois de devorar post atrás de post deste forum encontrei o motivo deste problema.

PortugalCoder diz:

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

1. Evitar CR+LF no ECHO do Windows

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Para fazer um ECHO na linha de comando do windows sem CR+LF há um pequeno truque pouco

conhecido, o uso do comando SET (se omitirem as aspas ficam com um espaço extra no fim da linha):

ECHO.|SET/P="mensagem;a;assinar"

Desta forma consegue-se o efeito pretendido equivalente ao do simples ECHO em Linux ou MacOS:

echo.|set/p="2010-05-18;2010-05-18T11:22:19;FAC 001/14;3.12;"|openssl dgst -sha1 -sign ChavePrivada.pem -out Signed.bin

e para verificar

echo.|set/p="2010-05-18;2010-05-18T11:22:19;FAC 001/14;3.12;"|openssl dgst -sha1 -verify ChavePublica.pem -signature Signed.bin

o qual deve retornar: "Verified OK" ou "Verification Failure" ou "Error reading signature file"

Sabendo que a assinatura retornado por a função openssl_sign() produz o resultado desejado, já posso avançar com a próxima fase.