Jump to content
joao_n

[Ajuda] Loja em Java

Recommended Posts

joao_n

Boas.

Estou com um problema gigante.

Tinha de fazer um trabalho e o tema é: Loja Virtual

Ja fiz um UML para enviar ao Prof da cadeira, com as classes etc....

Queria uma loja que venda produtos, depois posso filtrar esses produtos por categoria, adicionar a um cesto e tem varias formas de pagamento...

Agora estou a nora, que nao sei por onde começar :S

Nao entendo quase nada de Java  :fartnew2:

Andei a pesquisar e mesmo assim... nao consigo sequer ter por exemplo um XML com dados, e carregar esse XML. estava a ensar meter produtos num XML e depois carregava esse XML para ser consultado, e para o cliente poder fazer a sua compra.

é possivel? é para a faculdade queria algo simples...  encontrei isto... mas nao sei onde meto aquilo se é no main.. numa classe aparte.. aquilo nao esta a dar :S

http://www.guj.com.br/java/73313-gerar-arquivo-xml/1#1092733

alguma ajuda para o que fazer e como fazer??

cumps

Knitter

Se puderes escolher uma forma diferente de guardar os dados, acho que o mais simples de usar é um motor de bases de dados para objectos, como o DB4O, http://www.db4o.com/ .

Existe um artigo sobre o mesmo numa edição da Revista PROGRAMAR, http://www.revista-programar.info/?action=editions&type=viewmagazine&n=24

Isto, se o objectivo é apenas guardar os dados sem muita complicação e evitar estar a fazer muito código.

Quanto ao resto do trabalho, onde é que tens dúvidas? Se tens um diagrama feito, não dizes qual é mas suponho que seja um diagrama de classes, então é passar à implementação dessas classes e dos métodos que indicaste no diagrama, deve ser só copy+paste ;).

Que tecnologias tens ou pensas usar e em que é que se foca o trabalho? E que conhecimentos tens sobre a área em que estás a trabalhar?

joao_n

Os conhecimentos são baixos :D

Pois a base de dados posso usar, desde que depois nao deixe a base de dados a fazer tudo.

O trabalho tem como objectivo ter vários produtos para venda, e depois por exemplo uma comboBox para os poder filtrar por categorias tipo "Liquidos, Sólidos"....

De resto acho devo fazer... penso eu..

E para a criação da Base de Dados.. eu estou a usar o netbeans, ele cria a BD? ou tenho de a fazr em SQL??  Se tiver de a fazer em SQL como a ligo depois com o netbeans?? 

Obrigado ;)

Knitter

O que indiquei é uma BD para objectos, não há SQL. Vê o artigo da revista que introduz melhor do que se tivesse aqui a explicar e tem um exemplo simples.

Se vais usar o NetBeans IDE, fazer a interface é relativamente simples (embora não digas se vais usar JSP/HTML ou se a aplicação é desktop) e a ligação com a BD é feita usando métodos Java normais.

joao_n

Boas.

A aplicação é para ser desktop. para o design uso apenas o jFrame. o importante é mais fazer a ligacao para poder ter oa dados armazenados.

vou entao ler esse artigo ;)

obrigado :D

joao_n

Boas..

Isto nao vai dar para usarBD nem nada parecido :S

Ora agora o que quero fazer é estou na parte grafica a tenho um textbox, e uma list, e quero que ao carregar num botão ele adicione os campos da textbox, para a list

como pode ser feito, de forma simples S:

Knitter

Tratas o evento do botão, actionPerformed(), e nesse evento vais buscar o item seleccionado no momento à combo box, pegas nesse valor e adicionas o valor à lista. Simples ;)

joao_n

pois eu fiz isso.

tenho um botao e ja tem o evento actionPerformed().

Depois tenho um TextField onde vou inserir um nome, e ao carregar num botao ele copiava esses dados para a list

mas nao consigo :S  sou mesmo nerd nisto lol

eu pensava ser ListaProdutos.add(txtNome.gettext());  :S  mas isto da erro no add =(

que raio de comando tem de se usar?? :S

Knitter

Que erro é que dá? É que "dá erro" não permite ajudar muito.

Lê a documentação dos métodos, esse método não é bem o que pretendes, no caso de JList deves ter de adicionar o elemento ao modelo da lista, usando o método getModel para obter o modelo e depois adicionando o elemento a esse modelo.

Dá uma vista de olhos ao tutorial da Oracle, especialmente a secção sobre componentes, http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/index.html