Jump to content

Adicionar JPanel a JFrame

Cybernavigator
 Share

Recommended Posts

Boas, sou muito novinho em java mas decidi arriscar.

Tenho uma classe que faz extend à classe JFrame, estou a abrir essa JFrame através da função main.

Agora, eu queria desenhar na janela, já vi que posso fazer override a paint e fazer isso, mas gostava de fazer isso num panel à parte.

Então criei mais uma classe que deriva de JPanel.

No construtor da classe que deriva de JFrame faço

this.add(new NovoPainel());

mas, nada acontece.

Já fiz um System.out no @override paint mas não é chamado sequer.

Porque nunca chega a ser gerado, por isso faz sentido não entrar no procedimento.

Já tentei no JFrame fazer this.invalidate() ou this.repaint()

mas nada.

O JPanel não é adicionado.

O que me está a falhar?

Melhores cumprimentos,João Lopes***Esta mensagem foi escrita ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Em vez de usares o método add da JFrame usa o do componente raiz que todas as JFrames têm.

this.getContentPane().add(new NovoPainel());

O this será desnecessário, mas todos os componentes têm de ser adicionados ao componente base que a JFrame tem e não à JFrame em si. O mesmo acontece para layouts que queiras definir, devem ser definidos no componente base.

Em princípio, se o resto do código estiver correcto, basta trocares o teu *add* pelo que indiquei e deverá surgir o JPanel, pode existir problemas com o tamanho que tenhas definido, mas deves dar logo por ela.

Não parece? Se és novo em Java não devias estar a começar pela parte gráfica, devias estar a começar pela base de programação orientada a objectos e pela forma como esse paradigma é implementado em Java. O processo que indiquei acima é composto por uma linha de código, mais simples não podia ser 😉

Como tutoriais tens a documentação das classes que estás a tentar usar, arriscaria até dizer que a linha que coloquei aparece assim na documentação da JFrame. Tens também o tutorial da Oracle, http://download.oracle.com/javase/tutorial/reallybigindex.html .

O seguinte código exemplo cria uma classe que estende de JFrame, e adiciona um JPanel a essa classe com um fundo vermelho.

package javaapplication99;

import java.awt.Color;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JPanel;

public class Demo extends JFrame {

public Demo() {
        super("Demo");

JPanel jp = new JPanel();
        jp.setBackground(Color.RED);

//única parte necessária, adicionar o painel à raiz da JFrame
        getContentPane().add(jp);

}

public static void main(String[] args) {
        new Demo().setVisible(true);
    }

}

Não sei o que é o initComponents... o único método que conheço com esse nome é o que o NetBeans IDE cria e que não deve ser alterado porque é usado pelo editor automaticamente.

O exemplo que coloquei é isso mesmo, um exemplo simples de como adicionar um JPanel. Não tem em consideração qualquer layout, ou outras opções que deveriam ser colocadas.