Jump to content
Deus

servidor com base de dados

Recommended Posts

Deus

Boa tarde pessoal...

Estou a pensar num projecto em que preciso de ter um servidor com uma base de dados que vai ser acedido por outro pc remotamente...

Estou a pensar em comprar o seguinte livro para aprender SQL, o que acham?

9789727224432.jpg?201006161529

O ubunto server é de facil configuração? É que nunca configurei um servidor na vida...

Linguagens: C / Java / Prolog / Assembly / HTMLA aprender: Java

Knitter

Não sou propriamente fã dos livros que a FCA edita, nunca lhes vi grande qualidade. Mas esse até pode ser um bom livro introdutório, no entanto é apenas para SQL, e não tem, ou pelo menos não tinha quando o usei, referências às diferenças para motores de bases de dados relacionais que fossem livres, como o MySQL ou PostgreSQL. Portanto, é um livro que ensina apenas SQL e não a usar os vários motores de bases de dados.

O Ubuntu Server é tão simples de configurar com o Ubuntu Desktop ou qualquer outro sistema que faça uso de um bom gestor de pacotes. Entre o uso do gestor de pacotes ou do simples tasksel consegues configurar o sistema com facilidade.

softklin

Eu tenho esse livro e confirmo o que o Knitter disse. Tens os primeiros capítulos dedicados a teoria de base de dados relacionais, o miolo do livro todo ele dedicado a operações de SQL típicas, e uma parte final para exemplificação de acesso de aplicações desktop a motores de base de dados. Não fala de configuração de servidores.

http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-443-2

(vê o indice)

Depois de escolheres o sistema operativo, ainda há que fazer a escolha do sistema de gestão de base de dados para o servidor. Tens bastantes apostas, consoante as tuas necessidades. Por exemplo, o MySQL é uma opção típica, e fácil de configurar.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Deus

Então existe algum livro que me recomendem? Eu pensei neste porque gosto muito da maneira que o Damas ensina, costuma ter muitos exemplos...

O mySQL é gratuito? Existe para ubuntu?

Knitter

Ah, o Damas, que de tantos exemplos tem, poucos são os que funcionam ou que explicam realmente como as coisas funcionam. Que o homem tenha escrito muito livro não nego, e isso dá trabalho que chegue para lhe dar algum crédito, mas conteúdo e mais importante conteúdo correcto, é algo que falta nos livros dele.

Recomendar, depende muito do que pretendes, se pretendes aprender os comandos SQL, esse é um livro que podes seguir, mas novamente, apenas te dará a informação de como os comandos SQL supostamente funcionam. Depois terás de ler a documentação do motor de bases de dados relacionais que pretendes usar já que a implementação de cada motor pode ser diferente. Se na maioria dos casos essa diferença pode não te afecta, é sempre importante saber exactamente como é que o motor aplica a linguagem SQL. Para isso nada melhor que a documentação do motor que vais usar.

Se pretendes aprender a criar bases de dados relacionais, nem esse nem os manuais do MySQL serão úteis, aí já terás de encontrar documentação sobre bases de dados relacionais, normalização, etc. Creio que na secção de bases de dados aqui do fórum tens um tópico com recursos que podes consultar.

Quanto ao MySQL, sim é gratuito, ou melhor, é livre, as ferramentas de gestão gráficas também, embora existam várias que podes utilizar, desde phpMyAdmin, Administrator Tools (que foi descontinuado mas ainda são úteis) ou MySQL Workbench. Existem muitas mais. E sim, está disponível para Ubuntu, basta fazeres a instalação através do gestor de pacotes.

Deus

A minha base de dados é algo muito simples, com apenas dois campos de modo a poder fazer um programa para ao correr num cliente poder aceder aos dados automaticamente e apresentar...

Seria algo do genero:

Nome --> ID

softklin

O Mysql é mais que suficiente para essa tarefa. Se o volume de dados e acessos for baixo, talvez até seja um bocado exagerado, mas serve perfeitamente.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

ricardotrindade

De facto, esse livro de SQL não explica como montar o servidor de BD. Mas, para quem não percebe muito (ou nada) de SQL, poderá eventualmente ser útil. Já folheei o livro há algum tempo mas não o utilizei para mim, pois já sabia SQL.

Relativamente ao servidor, e caso tenhas algum receio de configurar um, aconselho-te as aplicações Turnkey (chave-na-mão). São ISO's ou máquinas virtuais prontas a utilizar. Tens para Postgres e MySQL - http://www.turnkeylinux.org/

Deus

De facto, esse livro de SQL não explica como montar o servidor de BD. Mas, para quem não percebe muito (ou nada) de SQL, poderá eventualmente ser útil. Já folheei o livro há algum tempo mas não o utilizei para mim, pois já sabia SQL.

Relativamente ao servidor, e caso tenhas algum receio de configurar um, aconselho-te as aplicações Turnkey (chave-na-mão). São ISO's ou máquinas virtuais prontas a utilizar. Tens para Postgres e MySQL - http://www.turnkeylinux.org/

Isto é apenas um projecto meu para aprender a configurar um servidor logo não ganho nada em comprar um já feito mas obrigado pela dica...  :)

ricardotrindade

Isto é apenas um projecto meu para aprender a configurar um servidor logo não ganho nada em comprar um já feito mas obrigado pela dica...  :(

Nesse caso, mais vale uma pesquisa no Google. Facilmente encontrarás informação simples de como montar um servidor de base de dados. O último que montei foi o Postgres e achei muito fácil. Basicamente, é um install e meia dúzia de configurações.