Jump to content
DanielMor

Ajuda.. Como fazer um grafico

Recommended Posts

DanielMor

boas..

eu sou novo a programar, e estou com um problema num codigo que ando a escrever a dois dias...

É assim, kero fazer um programa que desenhe um graficoxy(escrito) e dados valores de x e de y... ele desenhe os pontos no grafico..

Estou a usar um char array[][] para desenhar o grafico... e o meu problema esta na funçao que verifica onde sao os pontos...

o k ja escrevi foi isto

# include <stdio.h>
main()
{
      int i, j, dist=60, p=0, p2=0;
      float cor1[19]={0,1.82,3.65,5.47,7.30,9.12,10.95,12.77,14.60,16.42,18.24,20.07,21.89,23.72,25.54,27.37,29.20,31.02};
      float cor2[19]={0,0.80,1.51,2.11,2.62,3.03,3.34,3.55,3.67,3.69,3.61,3.42,3.15,2.78,2.31,1.79,1.07,0.30};
      double valor1c=0, vcarcter2=0, vcarcter1=0, vcarter0=0, vcarter00=0;
      char graf[16][60];
      //cria o grafico... 
      for(j=0,i=0;j<14;j++)
      {
             for(i=0;i<60;i++)
             {
                  if(i==0)
                  {   
                      graf[j][0]='|';
                  }
                  else
                  {
                      graf[j][i]=' ';
                  }
             }
      }
      if(j==14)
      {
           for(i=0;i<60;i++)
           {
               graf[14][i]='_';
           }
      }
      j++;
      if(j==15)
      {
           for(i=0;i<60;i++)
           {
           graf[15][i]=' ';
           }
      }
      graf[14][0]='|';
      graf[14][50]=' ';
      graf[14][51]='.';
      graf[14][52]=' ';
      graf[15][50]='|';
      graf[15][51]='_';
      graf[15][52]='|';

valor1c=1.2;
     vcarcter2=valor1c;
     vcarter00=valor1c;

//A minha dificuldade....(deveria verificar onde seriam os pontos)
     for(p=0, p2=0, i=13, j=1, vcarcter1=0, vcarcter2=1.2;p<19; p++)
     {
              if((cor1[p]<vcarcter2)&&(cor1[p]>=vcarcter1))
              {

for(p2=0, i=13, vcarter0=0, vcarter00=0 ;p2<19;i--,p2++)
                               {
                                  if((cor2[p2]<vcarter00) && (cor2[p2]>=vcarter0))
                                  {
                                             graf[j][i]='.';
                                       }

vcarter0=vcarter0+valor1c;
                               vcarter00=vcarter00+valor1c;
                               }
              }        

j++;
              vcarcter2=vcarcter2+valor1c;
              vcarcter1=vcarcter1+valor1c;

}
     //desenha o grafico
     printf("grafico:\n\n");

for(j=0,i=0;j<16;j++)
      {
           printf("          ");
                      for(i=0;i<60;i++)
                      {
                                  printf("%c", graf[j][i]);

}
      printf("\n");
      }
      getch();
}

A minha dificuldade é criar ciclos k verifiquem se o x estiver entre vcarcter1 e o vcarcter2.. e se o y estiver entre o vcarter0 e o vcarter00.. entao mudar o caracter dessa possiçao para '.' que sera um ponto no grafico...

Alguem me pode ajudar??

bubulindo

Lamento imenso não estar com cabeça agora para analisar, mas deixa-me desde já dar os parabéns pela correcta utilização do fórum. :thumbsup:

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

DanielMor

Obrigado.. Eu so publiquei este post porque tbem estou sem cabeça para pensar...

Mas se pudesses verificar o ciclo for da minha duvida... eu sei que tem la umas variáveis dificies de perceber... mas posso explicar o que escrevi..

bubulindo

Eu vejo por ali coisas a mais...  e coisas a menos.

Primeiro, a funcão main retorna um int, logo convém adicionar isso para cortar os warnings... eu sou um pouco OCD acerca dos warnings.

Depois o problema que vejo é em termos de escala... ou seja se quisesses fazer um gráfico com base em tempo, em que de X em X (não variável) tinhas um valor para fazer o gráfico, isto seria simples. Mas da maneira que tens os valores

float cor1[19]={0,1.82,3.65,5.47,7.30,9.12,10.95,12.77,14.60,16.42,18.24,20.07,21.89,23.72,25.54,27.37,29.20,31.02};
torna-se complicado ligar a escala (neste caso X) em inteiro ao valor em float. Percebes?

Repara que no código não tens sequer os valores da escala nos eixos do X e Y... Logo o que penso que está a acontecer é que não estás a conseguir ligar o que pretendes com as limitacões do sistema onde estás a fazer isto. :thumbsup:

Como podes saber onde colocar o ponto X1 em relacão ao ponto X2 se não sabes o espaco relativo que tens entre eles?

Pelo menos a mim, deu-me imensos warnings... e ao ver o que cada um deles era descobri imensas cenas que não parecem fazer sentido. Exemplos:

dist, declarada e nunca usada.

i na linha 82, declarada e nunca usada.

p2 na linha 57, declarada e nunca usada.

vcarter00 na linha 54,

vcacrter2 na linha 53,

vcarter0 na linha8, vcarcter1 na linha 8, valor1c na linha 8 (esta linha é popular),

p na linha 5

Visto isto, convém desde já avisar-te que deves ter uma nomenclatura consistente para as variáveis.

carter, carcter quando querias escrever character não indica muito... mas o ponto que quero focar aqui não é o teu conhecimento ou desconhecimento de inglês. É o facto de teres (para teu bem) de escolher um nome fixo para a variável. Ou é carter ou carcter. Até podia ser Sumo_de_laranja... mas no mesmo programa não ficaria bem teres outra variável chamada Sume_de_maca ou sume_de_ananas. Enfim... pormenores.

Depois não percebi para que serve isto:

valor1c=1.2;

vcarcter2=valor1c;

vcarter00=valor1c;

Quanto ao desenho do gráfico propriamente dito, comeca por:

- Escolher o valor máximo das escalas (podes ver qual é o valor máximo dos dados que tens e escolher esse como o valor máximo da escala.

- Definir o número de intervalos que vais ter em cada eixo, ou seja, quantos caracteres onde podes colocar um ponto vais ter em cada eixo e dividir o valor máximo pelo número de intervalos definido. Assim podes ficar com um valor que indica o incremento por ponto no eixo que servirá para calcular os limites para o posicionamento do ponto.

Depois comecas a correr o eixo dos X e em cada posicão dividindo o valor do Y pelo "valor que indica o incremento por ponto" ficas com a posicão do vector graf onde deves colocar o ponto. no eixo dos X, fazes o mesmo. Confuso?

Não leves a mal perguntar isto, mas tiveste algum dia de fazer um gráfico na escola? Não me estou a referir a um plot de uma funcão, porque aí tu tens os intervalos definidos de início, mas a um gráfico de leituras.

O que escrevi em cima foi como me ensinaram a fazer gráficos na escola prai no 7o ou 8o ano... apenas tentei transpôr para como seria num programa.

Para terminar, para que fizeste isto? 

graf[14][0]='|';

graf[14][50]=' ';

graf[14][51]='.';

graf[14][52]=' ';

graf[15][50]='|';

graf[15][51]='_';

graf[15][52]='|';

Fica aquele efeito estranho no fim da escala e não percebi porquê.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

DanielMor

Eu ja consegui fazer o grafico... de uma maneira mt mais simples... nao fica la mt perfeito mas pronto...

bubulindo

O k ainda nao percebeste foi que como a distancia é inserida pelo o utilizador nunca vai ser certa... o k é certo a é apenas o buraco k esta na posição graf[14][51] mas como a primeira posição de cada linha esta ocupada com | (o limite do grafico) so existem 50 caracteres ate ao buraco..

Ou seja cada caracter vai ter um valor.... neste caso é 1.2... pk vcarcter1=(dist( que tem o valor 60)/50); este calculo estava no codigo mas dps tirei porque estava a utilizar sempre os mesmos valores..... é apenas experimental...

Aquilo que disse continua a ser válido para estas condições.

isso ia dar variaveis inteiras...

N1=(vcarcter2/1.2)   

N2=(vcarter00/1.2)

isto ia dar-me kantos caracteres avançou ate o valor de x ou y pertencer ao intervalo...  exemplo um x=3.5 na condiçao do if so seria verdadeira no intervalo 

2.4 a 3.6 se dividirmos o 3.6/1.2 da 3... então o x pertence ao 3 caracter...

E não é o que pretendes? Mais tarde ou mais cedo vais precisar de ter um número inteiro para usar no índice do vector. A não ser que tenhas inventado vectores com índices fraccionários. :S

Outra coisa, se vais tracar uma trajectória, porque não fixaste o valor do X para garantir que tinhas um ponto em cada caracter do vector X e só calculavas o Y?

Ahh eu ainda nao utilizo muito o int antes do main() pk o meu stor deu essa materia a pouco e ele disse k para ja nao precisavamos muito....

este codigo dps vai passar a ser funcao no codigo do trabalho final e ai é k meto o int....

Se não usas o int, metes o void... mas isso vai contra a definição da função main(). Se não meteres nada, o compilador define a função como retornando um int e como não tens um return, sai um aviso pelo compilador... logo, da próxima vez mete um int. É uma questão de princípio, só isso.

Ontem experimentei a minha ideia para resolver o problema e resultou. Ok, não fazia ideia da bola de golf... mas ainda assim o método que usei para colocar os pontos funciona desta maneira também.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Baderous

Se não meteres nada, o compilador define a função como retornando um int

Isso deixou de ser verdade a partir do C99, depende do compilador.

Com o GCC é gerando o seguinte warning:

warning: return type defaults to ‘int’

http://my.safaribooksonline.com/9780136085881/ch17lev1sec9?bookview=contents#X2ludGVybmFsX0ZsYXNoUmVhZGVyP3htbGlkPTk3ODAxMzYwODU4ODEvNjU1

http://home.datacomm.ch/t_wolf/tw/c/c9x_changes.html

bubulindo

Ok... eu não ando em cima das convencões, mas em todo o caso é uma questão de principio definir as coisas. seja void, int char*...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}