AprendizZ 0 Posted January 7, 2011 Report Share Posted January 7, 2011 Desculpem-me abrir outro tópico, mas afinal li mal o enunciado e afinal as ajudas só me ajudaram um pouco. Afinal o que pretendo é: uma função que dadas duas listas, a 1ª é uma sequência de números únicos, a 2ª a lista que vai ser comparada, verifica se a 2ª tem todos os números da 1ª (não pode faltar um) e se só tem números dessa mesma 1ª (confundi?). Eis uns exemplos: funcao [1,2,3] [1,2,3,1,2,3,3,2,1] ou funcao [1,2,3] [3,2,1] dá True, funcao [1,2,3] [1,5,6,7] ou funcao [1,2,3] [4..10] dá False. Ainda tentei seguir uma das ajudas dadas no post anterior: procurA2 [] (_) = False procurA2 (x:xs) ys = elem x ys && procurA xs ys mas dá-me sempre False. Agradeço desde já toda a paciência e muito obrigado. Link to post Share on other sites
Rui Carlos 359 Posted January 9, 2011 Report Share Posted January 9, 2011 Pois dá sempre False, porque é também esse valor que estás a devolver no caso de paragem. E como tens uma conjunção (&&), basta uma das chamadas recursivas devolver False, para o resultado final ser também False. Adicionalmente, qual deve ser o resultado de procurA2 [] x? Qualquer que seja o valor de x, x contém todos os elementos da primeira lista (nenhum), logo o resultado devia ser True e não False. Rui Carlos Gonçalves Link to post Share on other sites
AprendizZ 0 Posted January 12, 2011 Author Report Share Posted January 12, 2011 Obrigado Rui Carlos, já encontrei uma solução. Para futuras ajudas, deixo aqui a minha solução a este problema: -- compara duas listas, se os valores da 1ª estao na 2ª e vice-versa compAra :: [int] -> [int] -> Bool compAra [] (_) = False compAra [x] ys = elem x ys compAra (x:xs) ys = elem x ys && compAra xs ys testCompara :: [int] -> [int] -> Bool testCompara xs ys = compAra xs ys && compAra ys xs É uma solução atabalhoada (reflexo da minha inexperiência em haskell) mas deixo-a aqui, não para cópia, mas para ajudar outros a fazer melhor. Abraço. Link to post Share on other sites
kurayama 0 Posted January 12, 2011 Report Share Posted January 12, 2011 Não percebi bem se é isto que queres, mas deixo outra sugestão import List compara a b = length ( (nb\\a) ++ (a\\nb) ) == 0 where nb = nub b Link to post Share on other sites
Rui Carlos 359 Posted January 12, 2011 Report Share Posted January 12, 2011 Do meu ponto de vista, a solução original deveria ter sido corrigida trocando o resultado do caso de paragem. Não faz sentido devolveres False quando a primeira lista está vazia. Rui Carlos Gonçalves Link to post Share on other sites
kurayama 0 Posted January 14, 2011 Report Share Posted January 14, 2011 O Rui Carlos tem razão, muda isso e tira o caso do meio(só um elemento) que passa a ser inútil. Para o caso da lista vazia, regra geral quando é 'and' (&&) deve ser True, e quando é 'or' (||) deve ser False. Isto é uma opinião pessoal, mas tenta compactar as funções, fica mais bonito afinal programar é uma arte.. compAra :: [int] -> [int] -> Bool compAra xs ys = foldr (&&) True (map (\x -> elem x ys) xs) Link to post Share on other sites
Recommended Posts