Jump to content
_Ana_

Pontos dentro de uma circunferência

Recommended Posts

_Ana_

Antes de mais , queria agradecer a vossa atenção e ajuda. É a minha primeira mensagem, mas já cá venho há algum tempo.  ;)

Eu precisava de saber, como é que sabendo o raio de uma circunferência se podem indicar quais os pontos - já lá "postos"- que estão dentro dela.

O trabalho que estou a fazer é um jogo- ultra básico (trabalho da faculdade)- baseado no filme Mars Attacks. Criam-se 2 exércitos, os humanos e os ETs. Colocam-se os soldados no campo de batalha (x,y). Os humanos ao fazerem um ataque matam os aliens que estão dentro de um círculo com um raio que é definido pelo utilizador no início do jogo.

Por isso precisava -e preciso  :) - de saber como posso fazer o método do ataque dos humanos...

Eu tive uma ideia mas não bem como executá-la e penso que vai complicar: era fazer um iterador que vai "buscar" todos os aliens e que corre no método boolean ptInCircle(double x, double y) . Mas não parece ser boa ideia

Obrigada a todos

Diutsu

Se é uma boa ideia ou não depende de muita coisa. Podes ter de percorrer todos os aliens, para cada humano. Podes ter de fazer o contrário. Podes simplesmente para cada humano, ver que outros objectos estão no mapa de jogo.

Se estas na faculdade devias saber a expressão do circulo de cor e salteado: r^2 > (x - x0) ^2 + (y + y0)^2.

XX SINFO - Semana Informática

IceBrain

Como é que estás a guardar a posição dos soldados e do centro dos círculos? Se usares Points, podes usar o método distance() que calcula a distância entre esse Point e outro que lhe passes.

Assim, basta ver se a distância do soldado ao centro do círculo é menor que o diâmetro deste último:

bool affected = (soldier.getPosition().distance(circle.center) < circle.diameter);

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

_Ana_

@ IceBrain

O que estou a fazer é no método de criação de soldado, pedem-se as coordenadas dos soldados (tanto humanos como aliens) e guardo-os num vector.  Quanto à expressão, eu conheço-a mas não da faculdade lol- caloira lol

@ Diutsu

Estou a guardar num vector a posição de todos os soldados. O centro do circulo é a posição (x,y) do soldado humano que ataca.

Eu ainda não falei em points por isso acho que não posso usar...  Mas tem realmente é uma boa forma calcular a distância entre o centro e os inimigos. Tenho de o tentar fazer com as posições dos soldados... Hum...

Diutsu

Point não é mais que uma classe do java que guarda dois valores X,Y e representa um ponto.

Se achas que não podes usar, cria a tua implementação, se achas que facilita a compreensão do código.

Se tens a posição de todos os soldados num Vector, é fácil arranjares um Iterator. vectorSoldados.iterator() devolve um.

PS: icebrain, é para ver se a distancia é menor que o raio, e não o diametro.

XX SINFO - Semana Informática

_Ana_

Point não é mais que uma classe do java que guarda dois valores X,Y e representa um ponto.

Se achas que não podes usar, cria a tua implementação, se achas que facilita a compreensão do código.

Se tens a posição de todos os soldados num Vector, é fácil arranjares um Iterator. vectorSoldados.iterator() devolve um.

Pois eu estava exactamente a pensar fazer um iterador mas como consigo calcular a distancia entre o soldado que ataca e os outros? Era esse o meu problema. Desculpem sou n00b mesmo

Obrigada! Já ajudaram

IceBrain

Oh, right. Distracção ;)

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps