Jump to content
Duke11

[Ajuda] se assinar um contrato de trabalho deixo descontar 11% segurança social

Recommended Posts

Duke11

boas, eu recebo o ordenado minimo 425€ porque desconto 50€ para a segurança social ou seja 11%, se eu assinar um contrato de trabalho li que deixo de ser eu a descontar os 11% passo a ganhar 475€ sem descontos é verdade?

http://www.fmxpert360.com

Hipnoted

Boas, o ordenado mínimo é de +- 475€, até acho que aumentou 10€ este mês.

Tens sempre que descontar para a segurança social 11% do teu ordenado. O que não descontas, com esse ordenado, é para o IRS porque o teu escalão está isento.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

bubulindo

É verdade que passas a ganhar 475, sem descontos... com descontos ficas na mesma, ou seja, 425.

O melhor a fazer é passar a utilizar os termos que as empresas, leia-se contabilistas usam, e deixar as contas para outros. Ou seja, quando estiveres a negociar um salário falas em valores liquidos, ou seja, que vão entrar no teu bolso. E não te deixes envolver em conversas meio obscuras. Deixa bem claro se estão a falar de salários liquidos ou iliquidos (brutos) antes de concordares com o que seja.

No entanto, como regra deves sempre assumir que a empresa está a falar em valores brutos e nunca liquidos, o que é o caso exposto por ti. Repara que mudando a forma como dizem as coisas deram-te logo a entender que não pagavas os 11% de impostos e que irias ganhar mais.

Resumindo:

Bruto = Iliquido = Salário antes de pagares imposto

Liquido = Salário que te entra no banco ao fim do mês. 

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

apocsantos

Boa noite,

O que me deixou aqui em duvida foi essa questão do "assinar um contrato de trabalho e ficar isento". Trabalhar para uma empresa sem contrato de trabalho, é "ariscado" por um lado se não tens qualquer actividade profissional declarada, estás "desempregado", assim não auferes salário, não pagas IRS nem descontas para a segurança social. Caso tenhas rendimentos do tipo vencimento, sem estar a pagar impostos, estás a cometer uma ilegalidade para com o estado.

Por outro lado se estiveres a recibos verdes, tens isenção da TSU (Taxa Social Única) durante 12 meses, findo esse período passas a pagar 162€ (aprox.) para a segurança social, independentemente do valor dos rendimentos que tenhas.

O que te foi dito sobre os 11% que pagas trata-se da parte do trabalhador, a parte da empresa salvo erro são 23.75% do valor do salário, o que perfaz um total de 33.75% do valor da tua remuneração.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Knitter

Já por aqui andam umas meias verdades....

Fala com um contabilista ou com um funcionário da repartição de finanças a que estás afecto. Se estás a trabalhar numa empresa, dirige-te ao responsável pela contabilidade dessa empresa que te poderá esclarecer.