Jump to content
Sign in to follow this  
TS91

Socket Server

Recommended Posts

TS91

Boas,

hoje tive a ideia de tentar criar um genero de chatbox, fui pesquisar e encontrei para fazer tinha de ter um programa cliente e outro programa que seria o servidor (como é obvio) o problema é que os unicos topicos que encontro é sobre a parte do cliente e eu queria saber o que é preciso ter a nivel de software, etc para criar o servidor e que tipo de servidor é que tem de ser?

Cumpz

softklin

Podes optar por um modelo cliente servidor, mas também podes criar um chat P2P, em que todos são clientes e o requisito é saber o IP para comunicar. Nesta última abordagem, basta saber qual o IP para receber e enviar mensagens.

Num modelo cliente-servidor, tens de ter um servidor que tenha registo dos clientes, em que IP eles estão. Se quiseres que o teu servidor tenha todas as tarefas de encaminhar as mensagens para todos os clientes, então também deves enviar mensagens para o servidor, e este distribuí pelos clientes pretendidos.

Cada modelo tem mais ou menos vantagens, variando com os objectivos que pretendes. Eu, pessoalmente, acho mais simples a primeira opção (clientes P2P).

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.