Jump to content
Duarte Godinho

Calculador dá-me o erro "icon not found"

Recommended Posts

Duarte Godinho

Boas noites, sou iniciante nisto, e a tentar fazer algo como uma simples calculador dá me o erro "icon not found".

Nao sei bem o que fazer .. Julgo ser simples. Querem que post aqui as linhas de codigo que fiz ? (sao muito poucas 😳 )

Duarte Godinho

consegui resolver isto, mas tenho de introduzir um logo...

mas agora da me outro erro que nao percebo honestamente.

Erro:

2 / 1 untitl~1.pas

Fatal: Syntax error, BEGIN expected but identifier USE found

Linhas de codigo:

program Untitled;
use crt;
var
   num1;
begin
     write('idade:'); readin num1;
     writein;
     write('a sua idade e: num1');
     writein;
end.

desisti da calculadora para tentar perceber de onde vinha o erro mas nao consgio.

pwseo

program Untitled;
use crt;
var
   num1;
begin
     write('idade:'); readin num1;
     writein;
     write('a sua idade e: num1');
     writein;
end.

Tens vários problemas no teu código (e o erro que te dá é relativo apenas ao primeiro).

#2: A cláusula chama-se uses e não simplesmente use.

#4: Isso não é uma declaração válida. Tens que especificar um tipo de dados, por exemplo: num1: integer;

#6: readin não existe. Há uma função chamada readln (tem um L e não um i), e provavelmente tens que lhe passar parâmetros dentro de parêntesis ou atribuir o seu resultado a uma variável. Investiga como se usa essa função.

#7,9: writein também não existe... é writeln e convém que lhe passes uma string com o que queres escrever, senão não acontece nada.

#8: Quando metes 'num1' dentro da string, o compilador interpreta isso como 'num1' literalmente, não vai adivinhar que afinal queres ali o valor da variável num1.

Conclusão: o thoga31 tem um bom post introdutório ao pascal neste fórum, disponível aqui. Depois disto, googla por tutoriais de pascal e tenta ambientar-te na linguagem...

.Tigas.