Jump to content
psilvaj

Bloquear acesso a determinado endereço web

Recommended Posts

psilvaj

Boas.

Antes de mais queria pedir desculpa caso não esteja a colocar a questão no local correcto, mas não sabia enquadrar bem o assunto.

Eu desenvolvi uma página que deve ser só acedida através de um login. Mas a questão é que assim que souberem o endereço basta colocar o endereço completo vou directamente para lá sem passar no login.

Eu já tenho a página do login feita a redireccionar para a página que quero, mas precisava de bloquear o link directo.

Como posso fazer isso?

softklin

Se usares PHP, deve bastar no topo dos documentos .php colocar uma verificação se a sessão está ou não iniciada, e se não estiver, redireccionar para a página de login. Precisas de sessões para fazer isto.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

psilvaj

Se usares PHP, deve bastar no topo dos documentos .php colocar uma verificação se a sessão está ou não iniciada, e se não estiver, redireccionar para a página de login. Precisas de sessões para fazer isto.

Ok, já percebi. Eu nunca fiz sessões. É complicado?

Tem Uma sugestão de um bom tutorial.

yoda

Bom ou mau, aqui vai um : http://php.about.com/od/advancedphp/ss/php_sessions.htm

Não é complicado trabalhar com sessões, é bastante simples, dependendo do nível de envolvimento que se pretende no processo .. mas no teu caso, parece-me que não precisas de muito, pelo que deve manter-se simples de perceber e usar.

softklin

O conceito básico é ter no topo de cada página (logo após <?php ), colocar a chamada ao início/continuação de sessão:

session_start()

incluindo a página de login. Na parte em que o utilizador é autenticado com sucesso, crias uma sessão com a informação sobre o utilizador, por exemplo

$_SESSION['userlogado'] = TRUE;
$_SESSION['username'] = "nome do utilizador";

Depois da chamada à função session_start, podes aceder a esta variável em qualquer página, à semelhança de uma variável global noutras linguagens. Tudo o que tens a fazer agora é, em cada página que não queres que o utilizador aceda, tens de verificar se a sessão existe, e se não existir, é porque não passou no login, e redireccionas. Pode ser algo assim:

session_start();

// verificar se a sessão foi iniciada
if (empty($_SESSION['userlogado']) || $_SESSION['userlogado'] != TRUE) {
  // o utilizador não está logado, voltar para o login
  header('Location: login.php');
  exit();
}

// se o user estiver logado, a página continua normalmente

No logout, deves terminar a sessão com um session_destroy, e quiçá, limpar a variável de sessão manualmente.

Se quiseres perceber mais de sessões e como fucionam internamente, aconselho-te a leres o link que o Yoda te deu, ou então no manual oficial do PHP:

http://www.php.net/manual/en/book.session.php

NOTA: Se tiveres dúvidas nalguma função, podes clicar nela e abre o website do PHP com a informação da documentação, ou deixa aqui a tua dúvida, se não a conseguires tirar lá  :thumbsup:

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.