Jump to content
apocsantos

Haiku-OS o antigo BeOS totalmente virado para multimédia

Recommended Posts

apocsantos

Bom dia,

Li esta manha, pois recebi a noticia na news letter do Codeproject, sobre o Haiku-OS, o antigo BeOS para quem se recordar dele, que agora se encontra a funcionar, com requisitos de hardware bastante baixos, e totalmente optimizado para trabalhar com multimédia.

Deixo o link da noticia original: http://www.osnews.com/story/24198/Haiku_Could_Change_the_World

E o link para a pagina oficial: http://haiku-os.org/

Ainda não experimentei, mas se for tudo o que promete, parece ser interessante :D

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Pensei que isso tinha morrido de vez, em especial porque havia (ou ainda há) umas "touradas" sobre quem é que é dono do antigo BeOS e, consequentemente, quem detem os direitos de usar o código fonte e afins...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

apocsantos

Boa tarde,

Eu confesso que também o julguei "cadáver" à bastante tempo. Recordo-me do BeOS de outros tempos muito antes do Mac OS X ter sido lançado, para Mac. Na altura o BeOS era uma grande promessa, mas não passou disso. Agora passados alguns anos aparece com este nome "Haiku-OS", com uma GUI semelhante ou mesmo identica à do BeOS, e com muitas promessas. Vamos ver em que isto dará. Sobre as "touradas" nem comento... O site não explica muito bem. Pelo que li este "novo" projecto baseado no BeOS começou em 2001, mas é algo "vago".

Quando chegar a casa, se tiver um tempinho, ainda vou experimentar numa VM, a ver o que de lá sai. Estou curioso, no sentido de que surpresas guardará este projecto, mas pouco entusiasmado, no sentido em que não creio que vá trazer nada de novo.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Knitter

É a continuação do antigo BeOS, não no sentido de código mas de filosofia. Há pouco código que venha do BeOS.

Acompanho o projecto quase desde o início, quando eram apenas meia dúzia de entusiastas com ideias estranhas para um SO, para o sistema de ficheiros e toda a ligação extrema entre os componentes.

Claro que é mais um SO num mercado cheio deles.

M6

@apocsantos é curioso referires o OS X, porque a grande esperança do BeOS era precisamente ser adoptado pela Apple como SO, o que não se verificou. Não é coincidência o declinio do BeOS ter coincidido com a adopção do OS X pela Apple. :D

@Kintter (antes de mais welcome back :thumbsup: ), concordo contigo. Acho que é mais um daqueles projectos tipo "Windows Clone" que quando começam a despertar algum interesse a early adopters já se encontram desactualizados em relação às necessidades dos utilizadores...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

apocsantos

Boa tarde,

Sim eu recordo-me dessa esperança do BeOS ser adoptado pela Apple. Penso que isso foi falado salvo erro em 1995/1996, estou a falar de cabeça. Mas claro que a Apple não iria estar a comprar um SO quando tinha a capacidade para desenvolver o seu próprio SO. Já na altura eu estive céptico sobre o BeOS, e pelo que vim a confirmar o meu cepticismo estava de certa maneira correcto.

Realmente parece que vai ser um daqueles projectos que vai passar a vida a "servir de brinquedo" no mundo académico. Existem "demasiados" SO's no mercado, então sistemas baseados no kernel Linux, é ao monte. Quase se atropelam uns aos outros... Pode ser que "até sobreviva" com alguns utilizadores mais entusiastas, mas não lhe antevejo grande futuro. As necessidades de mercado são praticamente satisfeitas com Windows de um lado e sistemas *NIX do outro.

Este apesar de aparentar ter uma interface gráfica engraçada, vai apenas ser um sistema operativo com uma interface gráfica engraçada, a não ser que o adoptem para alguma coisa muito especifica de contrario, não lhe antevejo grande futuro. Tal como o AmigaOS, não foi longe mas ainda parece "aguentar-se".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos