Jump to content
Feight

Matriz simétrica

Recommended Posts

Feight

Queria fazer um programa que criasse uma matriz em que as suas linhas são iguais às colunas. Por exemplo:

0 1 0 0 0

1 0 1 1 1

0 1 0 0 1

0 1 0 0 1

0 1 1 1 0

A matriz é composta unicamente por 0 e 1.

Alguém tem alguma dica? Desde já obrigada.

Rui Carlos

Assim à primeira vista, parece-me que pretendes uma matriz simétrica.

Gera uma matriz aleatória, e coloca todos os elementos da diagonal ou abaixo a zero. Depois soma essa matriz com a sua transposta.

Feight

Como coloco todos os elementos abaixo da diagonal a zero sem predefinir o tamanho da matriz? É que eu queria que fosse o utilizador a seleccionar o tamanho que ele quer para a matriz.

filipe3632

Então vais saber sempre pela variável que usares para o utilizador introduzir o tamanho que queres...

Peace, Love & Empathy by: Kurt Cobain

Feight

Já descobri que o comando para pôr tudo a zeros abaixo da diagonal é o triu.

Experimentei a resolução proposta pelo Rui Carlos mas não funcionou.  :dontgetit:

pedrosorio

Assim à primeira vista, parece-me que pretendes uma matriz simétrica.

Gera uma matriz aleatória, e coloca todos os elementos da diagonal ou abaixo a zero. Depois soma essa matriz com a sua transposta.

Percebo a ideia de colocar os elementos da diagonal e abaixo a zero, para evitar que se somem 1's e deixes de ter uma matriz binária, mas com esse procedimento a matriz resultante tem sempre apenas zeros na diagonal...

O que eu recomendaria é que gerasses a tal matriz aleatória (A) de 0's e 1's com randint(n), e a transformasses em triangular superior (isto é mantendo a diagonal com triu(A)) e a somasses à matriz que resulta de achar a sua transposta e manter a parte triangular inferior, removendo a diagonal, com tril(A',-1).

Não respondo a dúvidas por mensagem.