Jump to content
solidsnake

que rever de fisica do 12 para eng informática?

Recommended Posts

solidsnake

boas

eu gostaria  para aqueles que frequentam eng informática que me dessem opinião sobre a matéria de 12 de fisica que se deve ter bem preparada para enfrentar um curso de eng informática

Baderous

É quase tudo. Do que me lembro, pelo menos Electromagnetismo, lançamento de projécteis, exercícios de deslocamento de corpos (velocidade, aceleração, distância percorrida, etc), leis de Newton e exercícios delas derivados, lei da atracção gravitacional, etc. Que me lembre, acho que só não precisei da parte da mecânica de fluídos.

djthyrax

É quase tudo. Do que me lembro, pelo menos Electromagnetismo, lançamento de projécteis, exercícios de deslocamento de corpos (velocidade, aceleração, distância percorrida, etc), leis de Newton e exercícios delas derivados, lei da atracção gravitacional, etc. Que me lembre, acho que só não precisei da parte da mecânica de fluídos.

Subscrevo, apesar de estar em EEC e ter também um capítulo sobre electroestática e ter uma cadeira dedicada ao electromagnetismo.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Tsubas

Sem boas bases de matemática e física, singrar em Engenharia Informática não vai ser fácil  🤔

thoga31

E para quem nada sabe disso, pode singrar no curso?

Concordo com o que o Tsubas disse.

Há muita matemática, incluindo álgebra, física, e montes de outras coisas que metem cálculos e nós nos neurónios. :crazy: Sem boas bases, you're dead!

Knowledge is free!

bioshock

Falam por experiência própria ou por situações vividas por pessoas próximas a vocês?

Tharis

Falam por experiência própria ou por situações vividas por pessoas próximas a vocês?

Entrei este ano para a universidade e apesar de não estar em Eng. Informática, conheço quem lá esteja, já para não falar que o que se dá lá no 1o semestre é muito parecido, se não igual, em Matemática, isto é, Cálculo e Álgebra. Gente que entra com Matemática A sente dificuldades, outros com Matemática B ainda mais, por isso, se não tens "background", aconselhava-te a aprenderes.

Deus

Falo por experiencia propria, se não gostas de matematica e fisica deixa de lado qualquer engenharia pois são as bases fundamentais para qualquer desde mecanica a informatica...

Linguagens: C / Java / Prolog / Assembly / HTMLA aprender: Java

bubulindo

E para quem nada sabe disso, pode singrar no curso?

Basta veres as disciplinas específicas para entrares nesse curso que ficas logo a perceber o quão são consideradas necessárias... No entanto, dito isto, posso-te dizer que um dos meus colegas de curso, a quem reconheco imenso valor como engenheiro fez o 10, 11 e 12 em Humanidades... No entanto, no 12o ano teve de se esforcar a triplicar para conseguir compreender a física e matemática desses 3 anos e tirar nota suficiente nos exames nacionais.

Por isso, se é possível... é... mas não é a perguntares se te safas sem saber física e matemática em fóruns que lá chegas.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Duarte Godinho

Boas noites,

Num futuro quero Eng. informatica, a minha questao julgo ser simples para quem ja la passou. A fisica do secundário é aplicada em cadeiras de Fisica ou em problemas de outras cadeiras?

thoga31

Num futuro

Em qual deles? :D(na brincadeira)

A fisica do secundário é aplicada em cadeiras de Fisica ou em problemas de outras cadeiras?

Sim. Regra geral, é aplicada e muito, essencialmente no primeiro ano. Tenho o exemplo de um curso de Eng Informática que no 1º semestre do 1º ano tens Física que é basicamente o que se dá no 12º :thumbsup:

Cumpz. :D

Knowledge is free!

JD557

Em principio só tens problemas de fisica em cadeiras de fisica. De qualquer das formas é considerado que sabes o básico dos básicos, ou seja, pode-te aparecer uma equação de movimento em calculo ou um circuito em arquitectura de sistemas, mas não mais que isso.

De qualquer das formas, como disse antes, a fisica de secundário é aplicada toda menos relatividade einsteiniana e mecânica quântica.

Se quiseres ter uma ideia melhor, o meu professor disponibiliza grátis dois livros feitos por ele:

Mecânica: http://villate.org/doc/fisica1/fisica1_20100105.pdf

Electromagnetismo: http://villate.org/doc/fisica2/fisica2_20100105.pdf

A cada livro corresponde um semestre, logo já podes ver que vais dar a matéria com muito mais velocidade que no secundário.

Nota: O capitulo 11 de electromagnetismo (amplificadores e transistores) foi retirado do programa da disciplina e trocado por um que não está no livro (sinais e sistemas)

Cursos de Especialização Tecnológica.

Conheço uma pessoa que tirou um curso tecnologico de informatica na escola secundária da Maia e está-se a dar bastante bem (está no 5º ano com média de 15), no entanto terminou o curso com uma média de 18 e é bastante aplicado (passa bastante tempo nas salas de estudo da faculdade a estudar).

Resumindo, não fiques à espera de uma coisa fácil.

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu

Duarte Godinho

Sim. Regra geral, é aplicada e muito, essencialmente no primeiro ano. Tenho o exemplo de um curso de Eng Informática que no 1º semestre do 1º ano tens Física que é basicamente o que se dá no 12º ;)

Cumpz. :thumbsup:

Ok, era disso que precisava de ler :)

Obrigado.