Jump to content
torradolima

Retirar informação de Ficheiros de Texto

Recommended Posts

torradolima

Olá a todos, este é o meu primeiro post aqui.

Sou totalmente novo em programação, aliás sei pouco mais que nada. Estou a tentar adquirir conhecimentos para fazer pequenas apps que me facilitem a vida no meu trabalho (sistemas de informação geográfica e cartografia).

Eis o meu problema:

Tenho centenas de  ficheiros de texto em que preciso de subtrair aos valor que lá se encontram 200000 e 300000 nas linhas 5 e 6 respectivamente.

Pensei que seria fácil usando um batch em DOS, depois procurei em VB e ao cabo de dois dias resolvi pedir alguma ajuda.

Tendo em conta que sou um total ZERO, qual será a melhor linguagem para tentar resolver isto?

scorch

Depende. Queres mesmo aprender a programar, ou apenas queres automatizar esse "processo" e depois já podes mandar a programação dar uma volta? :D

Depende, há várias soluções, mas cada uma para casos específicos. :)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

torradolima

Bom, eu gostava mesmo de aprender embora receie não ser fácil visto que estou em modo autodidata.

Comecei por me interessar por criar lisps e scripts básicos para autocad, agora estou também a tentar python que vem no arcgis,

mas queria sobretudo saber o suficiente para automatizar alguns processos que me parecem "simples" se tivesse alguns conhecimentos de programação.

Obrigado pela resposta!  :D

scorch

Eu pessoalmente, para automatizar, recomendo-te VB.NET pois é facílimo de se começar, e tens o programa pronto em relativamente pouco tempo. Já para não falar, embora isso se aplique também a outras linguagens, tens tutoriais para tudo e mais alguma coisa na Internet.

Para aprender "a sério", recomendo C, pois dá-te uma ideia mais ampla de como a máquina funciona, e prepara-te melhor para depois aprenderes outras linguagens.

Agora, já sei que isto é a minha opinião, se se calhar, os outros membros vão-te dar uma opinião diferente da minha. :D

scorch

Sim, embora te aconselhe a usares antes o Visual Basic 2010 Express Edition. É a versão mais recente, por isso não há razão para usar a versão anterior. :D