Jump to content
psantos10

calcular o preço do software

Recommended Posts

psantos10

prezados..

como têm calculado o preço dos vossos softwares... que fórmulas utilizam..

e já agora... alguém poderia me passar um modelo de "Contrato" ou algo parecido para venda/manutenção de softwares?

Cumps

PS

-------Assinatura?

M6

Dependo do modelo em que o sw é desenvolvido.

1. É um projecto fechado chave-na-mão?

2. É um produto desenvolvido à medida para um cliente que requer manutenção?

3. É um produto empacotado em que fazes download e instalas?

4. É um SaaS?

Pelo que descreves fiquei na dúvida se é 1. ou 2....

Em relação ao contrato não há propriamente uma minuta, mas há alguns traços gerais que deve contemplar.

Exemplo: descrição do produto, o que o cliente está a comprar, o que está incluido, o que está coberto pelo contrato, qual o preço, quebra de contrato são tópicos "tradicionais".

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

psantos10

olá...

na verdade trata-se dos dois primeiros casos...

obrigado pela atenção

cumps

PS

-------Assinatura?

M6

Bem, posso deixar-te um artigo que escrevi há algum tempo atrás aqui no fórum e que partilhei no SerFreelancer que talvez seja útil: Orçamentos em TI.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

thoga31

De facto esta é uma questão que, por várias vezes, foi colocada aqui no fórum. A pesquisa no fórum não me foi muito produtiva quanto a respostas para estas questões: são muito diversas, e muitas incluem expressões como "acho que" ou "talvez seja", ou relacionadas. :dontgetit:

Acho que, quem conhece mesmo este assunto mais a fundo, poderia criar um tópico, que poderia ficar em sticky, numa área do fórum que só a moderação poderá decidir melhor que ninguém qual a melhor, com a resposta completa a esta questão, tentando incluir o máximo de situações previsíveis possíveis.

Cumpz.

Knowledge is free!

M6

thoga31, aqui no fórum somos poucos os que realmente "dominam" este tema. Há algum espírito empreendedor mas há poucos verdadeiros empreendedores. Além disso não há uma resposta a este tema, ou melhor, haver há é: "vender pelo preço mais alto que conseguires ao maior número de pessoas".

Mas só cada um é que sabe como pode obter esta maximização. Por exemplo, vender um SaaS é completamente diferente de vender shareware para desktop, que por sua vez é completamente diferente de efectuar um desenvolvimento à medida ao qual se vai dar suporte.

Deixo-te três boas referências para começares a compreenderes melhor toda esta temática:

- Camels and Rubber Duckies

- Price as Signal

- Don't just roll the dice

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

thoga31

Deixo-te três boas referências para começares a compreenderes melhor toda esta temática:

- Camels and Rubber Duckies

- Price as Signal

- Don't just roll the dice

Adenda: três muito boas, óptimas, excelentes referências! Muito obrigado, M6!

Coisas deste género podiam ser das coisas que podiam estar algures no fórum para qualquer um se informar! ;)(lá continua o thoga na sua, lool)

Vou ler sobre o assunto, pois estou a desenvolver uma aplicação, que já dei a conhecer aqui, mas agora com um aspecto muito melhorado, e já estou a formar uma pequena equipa, e não me importava de explorar futuramente o mercado!

Cumpz.

Knowledge is free!

M6

Isso é informação que recolhi ao longo dos anos, já bastante filtrada. Mas não faltam artigos e livros sobre o tema.

Mas para saberes definir um preço é necessário ter conhecimentos de outras áreas, em particular de marketing.

Posso também indicar-te outras referências sobre esses temas.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

É uma estratégia, e é uma das lições que já aprendi: não tenhas medo de pedir dinheiro.

No entanto há ter a consciência de que o preço tem de ser suportado por argumentos factuais que permitam ao cliente compreender o porquê do preço. Esses argumentos são tipicamente baseados nas funcionalidades, na produtividade e na em suma, na relação custo/beneficio (mas com métricas que sustentem as afirmações).

Há um erro comum (tradicionalmente de iniciado) que passa pela invocação da qualidade do produto, esse argumento hoje em dia não vale de nada, uma vez que actualmente ninguém espera comprar um produto sem qualidade, interdependente do preço.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

thoga31

É uma estratégia, e é uma das lições que já aprendi: não tenhas medo de pedir dinheiro.

No entanto há ter a consciência de que o preço tem de ser suportado por argumentos factuais que permitam ao cliente compreender o porquê do preço. Esses argumentos são tipicamente baseados nas funcionalidades, na produtividade e na em suma, na relação custo/beneficio (mas com métricas que sustentem as afirmações).

Há um erro comum (tradicionalmente de iniciado) que passa pela invocação da qualidade do produto, esse argumento hoje em dia não vale de nada, uma vez que actualmente ninguém espera comprar um produto sem qualidade, interdependente do preço.

Então, pessoal, em suma:

1) não tenhas medo de pedir dinheiro;

2) não digas "custa X porque é de qualidade!" - o cliente manda-nos ao Bilhar Grande por respeito e não quer dizer asneiras menores ;)

3) baseia-te sempre em factos, não em patetices como "oh, repare só neste ambiente visual tão bonito!" :)

4) para esclarecimento de dúvidas, contacta o M6! :)

Knowledge is free!

M6

Sim. É um bom ponto de partida. Em particular o ponto 4), onde começo a cobrar por coaching! ;)

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"