Jump to content
buffo

assembly- ajuda num exercicio de multiplicaçao

Recommended Posts

buffo

Comecei a programar em assembly á pouco e ainda estou um noob nisto.

Num exercicio tenho que fazer um programa que calcule  f = 3*2

Pelo que ouvi nas aulas, nesta linguagem nao da para multiplicar, ou seja, tenho que desmontar isto.

Sera qualquer coisa deste genero: ?

main:

addi $t0, $0, 2

addi $t1, $0, 2

addi $t2, $0, 2

add $t3, $t0, $t1

add $t4, $t2, $t3

jr $ra

Obrigado pela a ajuda

buffo

Boas. Convém dizeres para que arquitectura/processador tás a desenvolver o code  :cheesygrin:

mips r2000  ;)

bubulindo

Espera até teres de fazer ciclos... LOL

Estás a programar para uma máquina de quantos bits?

Já agora, e como opinião pessoal, é este o ponto forte do Assembly. Obrigar-nos a desmontar o problema mais pequeno que podemos imaginar em problemas mais pequenos ainda... uma espécie de fusão nuclear da programacão. LOL

Qualquer um pode fazer um for(;;), ou um while() (Nem sempre, como se pode comprovar pelo fórum de C), mas fazê-lo em Assembly é muito mais complicado, ainda mais se a word da máquina for menor que o número de vezes do ciclo. :D

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

buffo

Espera até teres de fazer ciclos... LOL

Estás a programar para uma máquina de quantos bits?

Já agora, e como opinião pessoal, é este o ponto forte do Assembly. Obrigar-nos a desmontar o problema mais pequeno que podemos imaginar em problemas mais pequenos ainda... uma espécie de fusão nuclear da programacão. LOL

Qualquer um pode fazer um for(;:cheesygrin:, ou um while() (Nem sempre, como se pode comprovar pelo fórum de C), mas fazê-lo em Assembly é muito mais complicado, ainda mais se a word da máquina for menor que o número de vezes do ciclo. :D

Estou a programar para 32 bits.

E já estou a dominar isto melhor do que na altura que postei esta duvida xD

E ainda bem que falas dos ciclos, pois não estou muito bem a ver a diferença entre um ciclo while e um for.

Vou-te mostrar um exercicio:

a=0; b=0; c=5

while (a<c)

{a=a+1;

b=b+c; }

main:

addi $t0, $0, 0

addi $t1, $0, 0

addi $t2, $0, 5

WHILE: slt $t3, $t0, $t2

beq $t3, 0, END

addi $t0, $t0, 1

add $t1, $t1, $t2

j WHILE

END: jr $ra

Agora este exercicio pede-me um ciclo for

a=0; b=0;

for ( i=0; i<5; i++)

{a=a+1;

b=b+2; )

O que quer dizer i++?

Qual é a diferença do exercicio anterior (while) para este que me pede para fazer um ciclo for?

thoga31

O que quer dizer i++?

i++ significa que é somada à variável i uma unidade em cada iteração. :D

Isso, dentro do ciclo for, é como se estivesse num ciclo while o seguinte: i=i+1 :cheesygrin:

Cumpz.

Knowledge is free!

tomas.cb

Boa tarde!

Ando a tentar fazer um exercício em assembly que faz o seguinte: Multiplicação de números de 32 bits, deixando o resultado em 64 bits. Trata-se de 8085.

Para este mesmo exercício pretendo fazer fluxograma de cada rotina desenvolvida, mapa de memória e ocupação dos registos do microprocessador (indicando explicitamente onde são guardadas as variáveis usadas e listagens comentadas de todas as rotinas desenvolvidas.

Venho perguntar se alguém me pode ajudar a perceber como efectuar o código da multiplicação de dois nº's com 32 bits e apresentar o resultado em 64 bits.

Obrigado.

bubulindo

Eu sei assembly para microcontroladores de 8 bits... e já não pratico há cerca de uma década... portanto, posso com segurança dizer que não sei os comandos em assembly.

No entanto, o ciclo for é algo que corre sempre por um número de vezes determinado à partida... se correres o programa 1000 vezes, o ciclo for executará sempre 5 passos.

Um ciclo while, poderá nunca ser executado, poderá ser executado com 1 ciclo, 2, 3, 4000...

Se calhar assim é mais simples:

Isto

a=0; b=0; 
for ( i=0; i<5; i++)
      {a=a+1;
       b=b+2; )

é equivalente a isto:

a=0; b=0, i = 0; 
while(i<5)
      {a=a+1;
       b=b+2; 
       i = i+1;}

Posto isto, tens muito pouco que alterar no exemplo anterior para fazer um ciclo for. :thumbsup:

Quanto à multiplicação de 32 bits e colocar o resultado em 64... uma thread nova sobre isso era o ideal. Não vamos juntar duas threads com assuntos completamente diferentes.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}